HomeTestes e Reviews de Motos5 campeonatos de motos mais famosos do mundo

5 campeonatos de motos mais famosos do mundo

O esporte a motor guarda as mais velozes, mais perigosas e também as mais pitorescas provas. Sobre duas rodas existem campeonatos de motos famosos. Tem para todos os gostos. Então confira uma lista com o top5 para não perder nenhum quando começar a temporada.

1 – MotoGP

O Campeonato Mundial de Motovelocidade é a categoria máxima do motociclismo. A competição nasceu em 1949, sendo regida pela Federação Internacional de Motociclismo, a FIM. Essa disputa tem como destaque as motos construídas exclusivamente para a série. Ou seja, não se destinam ou derivam de modelos de comercialização.

MotoGP, um dos campeonatos de motos mais famosos do mundo

A categoria teve diversas fases. No entanto, a mais recente e radical mudança ocorreu em 2002, quando as 500 cc passou a se chamar MotoGP. Mais do que isso, ocorreu a troca das motos de motores de dois para quatro tempos. Hoje a série é dividida junto com as competições de base da Moto2 e Moto3. Além da classe de motos elétricas MotoE.

Atualmente a MotoGP figura como o ponto máximo do esporte, no mundo das motos equivalente à Fórmula 1. A categoria já rendeu a passagem de lendas, como Giacomo Agostini, 15 vezes campeão e recordista da classe. Junto a ele está o italiano Valentino Rossi e o maior ícone em atividade Marc Márquez. O Brasil já teve pilotos competindo e vencendo provas, a lenda nacional Alexandre Barros.

Valentino Rossi se despediu da MotoGP recentemente

2 – Isle of Man TT

A Tourist Trophy (TT) da Ilha de Man é um dos campeonatos de motos mais famosos do mundo. Não por acaso está na lista. O evento de motocicleta acontece anualmente nas ruas de uma pequena cidade, uma comunidade autônoma situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha.

A corrida surgiu em 1907 e por mais de uma século tem atraído pilotos como o canto de uma sereia para a pequena e traiçoeira Ilha. A TT é nada menos que uma provas mais perigosas do mundo. Tem uma lista longa de vidas perdidas em desafios no asfalto. Não à toa, a corrida deixou de ser uma das etapas da MotoGP (500cc) ainda em 1976.

Isle of Man TT

Isle of Man TT atrai pela velocidade e desafio aos pilotos

Nos dias de hoje, a preocupação com segurança aumentou. Nem por isso, deixou de ser um desafio mortal passar pela Ilha de Man. No entanto, é o que faz a prova ser imperdível para fãs e pilotos de todo o mundo. Entre os maiores vencedores estão Joey Dunlop, com 26 vitórias em 78 participações. Entre as marcas, os desafiantes motorizados pela Honda levaram a fabricante à 111 vitórias, seguida da Yamaha com 105 vitórias.

3 – SuperBike – WSBK

Se a MotoGP é considerada a Fórmula 1 do motociclismo, o Superbike (WSBK) pode ser elencado como o campeonato mundial de turismo sobre duas rodas. A série conta atualmente com modelos de fábrica preparados para a competição. Estão presentes ZX-10RR, Panigale V4 R, CBR 1000 RR-R, e a atual vencedora YZF-R1.

Yamaha é a atual campeã da competição

Essa categoria mundial existe desde 1988. As disputas têm como características se dividirem em duas etapas, cada uma com duas provas. O resultado de cada uma delas é combinado, para então determinar os campeões de temporada.

O piloto britânico Carl Fogarty é elencado como um dos maiores sucessos da história dos campeonatos de motos. Ele venceu na década de 90 nada menos que quatro mundiais e acumulou um total de 59 vitórias. No entanto, o conterrâneo Jonathan Rea já passou a lenda com seus 6 títulos consecutivos com a Kawasaki. Enfim, o domínio da fabricante japonesa só foi parado em 2021 com a Yamaha do indiano Toprak Razgatlioglu.

Jonathan Rea levou Kawasaki aos recordes

Veja também:

4 – AMA MX – Motocross 

O AMA Motocross é um campeonato de motos fora de estrada. Trata-se de uma série de corridas americana, focada no cross. Todo o evento é sancionado pela American Motorcyclist Association, ocorrendo desde 1972. Logo em 1974 uma classe de 125 cc foi adicionada. Somente em 1996 uma série feminina foi introduzida.

Conforme a tecnologia do motocross foi evoluindo, as motos de dois tempos de 500 cc tornaram-se potentes demais. Um desafio e tanto para um piloto médio. Diante disso, motos de quatro tempos tomaram o espaço em 1994. Desde então, o limite de deslocamento dos novos motores aumentaram novamente para 550 cc.

Um dos maiores eventos do motocross mundial!

Entre as lendas da competição está o showman Travis Pastrana. Um piloto norte americano de cross que competiu em várias modalidades, como Supercross, Motocross, Freestyle. Ele ainda correu em provas de rali e de carros como a Nascar. Mas foi quebrando recordes e criando novas manobras que ele fez história.

5 – Rally Dakar

O Dakar agrega multi campeonatos entre diferentes veículos, como carros, caminhões, quadriciclos e UTVs. Mas é nos campeonatos de motos que está o ouro que queremos mostrar aqui. O evento como um todo nasceu como Rali Paris-Dakar em 1978. Era uma travessia desafiadora realizada entre Paris, na França, seguindo até Dakar, no Senegal.

Dakar fascina colocando as motos e pilotos em condições extremas

Devido a questões de segurança, os organizadores mudaram o evento para a América do Sul de 2009 a 2019. No entanto, atualmente a casa do rali fica na Arábia Saudita. A competição conta com profissionais do mundo da terra e poeira. Mas é aberta a amadores, que representam parte considerável dos participantes.

Atualmente as provas são sediadas no Oriente Médio

O rali em si é um evento de resistência off-road e mesmo um teste de sobrevivência. Entre as maiores lendas está o francês Stéphane Peterhansel. Ele venceu a competição de motos nos anos de 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, com a Yamaha. De carro ele voltou para ganhar mais 7 vitórias na categoria. Em resumo, uma unanimidade com 13 títulos no total!

Bônus campeonatos de motos: King of Baggers 

O King of the Baggers, ou melhor – o rei das Tourings – é um inusitado campeonato de corridas de motos custom que acontece nos Estados Unidos. Na pista, os pesos pesados das marcas Harley-Davidson e Indian se enfrentam em uma competição pitoresca, até mesmo para a terra natal das fabricantes.

Só vendo para acreditar no King of Baggers!

Tudo começou em outubro de 2020, durante uma etapa principal de outro importante campeonato de motovelocidade, o MotoAmerica. No circuito sinuoso de Laguna Seca uma prova especial foi realizada com as tourings. Uma vez que a disputa fez sucesso entre o público na arquibancada, estava nascida mais uma classe. Enfim claro, para a alegria dos fãs do esporte a motor.

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também