O Campeão Mundial de E2 Wil Ruprecht mudou para a Sherco Racing na entressafra do EnduroGP – uma grande mudança para uma nova equipe e uma nova moto. O Motoraid alcança o australiano no GP de abertura de 2023 para descobrir por que ele tem estado tão quieto, como está o novo 300 de quatro tempos e o que é isso sobre um novo motor Sherco?
Oi Wil, como estão as coisas? Não o vimos em corridas de pré-temporada como a maioria dos outros caras (Campeonatos Italianos ou Espanhóis), o que está acontecendo?
Wil Ruprecht: “Eu estava realmente montando uma boa pré-temporada, havia muito com o que lidar com o Sherco, mas senti que estava realmente encontrando meu passo quando ultrapassei a marca no treinamento e quebrei minha clavícula.
“Então, basicamente, eu tenho me concentrado em ficar em forma para esta primeira rodada e eu deveria fazer o Campeonato Italiano, mas perdi duas rodadas agora. Mas o osso se recuperou, só me falta tempo para andar de bicicleta.”
Você mudou equipes de fábrica e bicicletas para esta temporada da TM para a Sherco. Conte-nos um pouco sobre a diferença de pular no Sherco, é uma grande diferença?
“Foi uma transição fácil realmente porque a Sherco é conhecida por ser uma das bicicletas mais fáceis e ágeis de andar. Então esse passo inicial não foi nada difícil.
“Mas, obviamente, quanto mais rápido você se aproxima do limite que obtém e começa a encontrar as diferenças. Coisas como a maneira como a bicicleta é basicamente montada, estruturada e onde a massa de peso é comparada à TM.
“Quando você encontra o limite em uma bicicleta, você entende que a bicicleta precisa ser andada de uma maneira diferente e olhando para trás no meu acidente, sabendo o que eu sei agora, provavelmente foi porque eu não estava compensando o suficiente pela mudança de bicicleta.
“Não é que haja algo de errado com a moto, apenas você tem que construir uma nova base de dados para levar a bicicleta ao seu potencial máximo.”
O que há de diferente (sentidoso do chassi, pneus, caráter poderoso)?
“Sim, no ano passado eu estava montando pneus Maxxis e este ano estamos na Michelin e eu dei as boas-vindas a isso de braços abertos!
“Obviamente, a grande diferença é a mudança de alumínio para chassi de aço e, embora a TM seja uma bicicleta de enduro, eu diria que é muito mais tendenciosa em relação a uma bicicleta de motocross porque gira muito bem, mas é bastante rígida, a suspensão não funciona tão bem. Enquanto o Sherco é mais indulgente, tem mais flexibilidade no quadro e é uma bicicleta bem pequena para que você possa subir mais sobre ela e manipulá-la mais.”
E quanto ao motor, você está no mesmo deslocamento, então 300 quatro tempos na classe E2?
“Sim, é tudo a mesma coisa, mas não é a mesma coisa. Não posso falar muito sobre isso agora.” É um motor novo da Sherco? “Eu não disse isso! [risos] Mas sim, isso também se adapta mais ao meu estilo de pilotagem do que o anterior e é um passo muito bom na direção certa para mim. Acho que estamos vendo um nível acima da Sherco a esse respeito em seu desenvolvimento.
“No geral, o motor Sherco é mais indulgente do que o TM, então, se você estiver em uma situação difícil, ele não pega a rpm tão rápido, então você tem mais sensação do acelerador.”
Você já teve que mudar o estilo de pilotagem ou adaptar um pouco a bicicleta para se adequar a você?
“Acho que quando você me observa de fora, não será como se eu fosse um novo piloto, você sabe, mas há tantas pequenas coisas aqui e ali que estamos fazendo para manipular uma bicicleta para tirar o melhor dela e ter a melhor tração o tempo todo.
“Se você tiver um bom olho, pode me ver fazendo isso, mas não será óbvio. 90% da minha linguagem corporal será a mesma. São apenas as pequenas coisas que você faz que são diferentes, coisas para tentar ficar um passo à frente da bicicleta.”
Como está a atmosfera na nova equipe CH Racing Sherco?
“Há muitas coisas que entram em andar para uma nova equipe e eu vi à distância como eles estão dispostos a recebê-lo de braços abertos.
“No final do dia, tudo se resume ao quanto eles querem levá-lo ao topo do campeonato mundial com o melhor equipamento e isso foi um grande fator na minha jogada.
“Estou com a equipe há alguns meses, treinando com eles e fizemos um bom progresso. E nós dois estamos aprendendo um com o outro. Nenhum de nós sabe tudo e não temos muitas teorias preconcebidas sobre o que funciona e o que não funciona.
“Então, nos testes, continuamos até que seja comprovado e, em seguida, verificamos novamente se estamos no caminho certo. Esse é um caminho muito saudável a seguir e acho que é um bom ambiente para crescer.”
Como tem funcionado com a Sherco como fabricante, você está desenvolvendo as bicicletas ou apenas pulando nela e se dando bem com ela?
“Minhas lesões reduziram isso um pouco até agora, tem sido sobre chegar à linha de partida aqui e trabalhar nessas pequenas melhorias percentuais com a bicicleta de corrida. Mas nos próximos meses, quando tivermos uma pausa nas corridas, estou ansioso para chegar à fábrica e apresentar minhas ideias. Obviamente, é um grande investimento da Sherco, por isso é importante colocar algo de volta para fazer as coisas avançarem para eles, bem como para mim.
“O que corremos em filtros até o produto de consumo e acho que há algumas coisas interessantes por vir nos próximos anos para a Sherco. E, [outro sorriso irário aqui] o consumidor verá os resultados do que é bastante emocionante.”
Você está confiante para a próxima temporada? O objetivo deve ser o maior prêmio de todos, certo?
“Estou categorizando as coisas este ano porque estou um pouco no pé de trás. Ao dizer isso, vimos o que aconteceu no ano passado, onde a maioria dos seis primeiros dos oito caiu em algum momento.
“Mas acho que os caras no topo serão sábios e acho que todos aprenderemos com os erros que cometemos no ano passado. Inevitavelmente será um começo lento para o campeonato para mim, então este fim de semana é um pouco de controle de danos e então temos um mês de folga antes de irmos para a Espanha. Então, espero construir para a Espanha e depois encontrar minha forma no meio da temporada e terminar forte.
“Acho que se eu viesse aqui com a mentalidade de vencer, poderia me forçar a outra lesão, que é o pior cenário, isso seria um mau julgamento da parte do piloto. O esporte está em um nível em que você tem que estar tão perto de 100% para vencer e eu percebo que estou operando a 85 ou 90%, então estou tentando jogar mais inteligente do que isso.”
O 27o arranhão e o nono na E2 em ambos os dias não foi o começo que um campeão reinante estava querendo, mas mostrou a realidade de tudo o que ele nos disse acima na sexta-feira. Aqui está o que Will tinha a dizer depois do GP no domingo à noite…
“Honestamente, esse foi um dos GPs mais difíceis que eu já corri. A transferência não foi tão difícil, mas a fadiga mental de estar na bicicleta na estrada tanto com carros e bicicletas e coisas indo para todos os lugares. Isso foi mentalmente cansante e depois fazer quatro voltas por dia com a pista piorando durante todo o fim de semana e não havia tempo para desligar, havia pedras em todos os lugares.
“Então, saindo da parte de trás de uma lesão, foi um fim de semana muito difícil. Quatro semanas de folga na bicicleta não ajudam no condicionamento físico e, não sei mais o que dizer, exceto que foi um dos meus piores fins de semana de todos os tempos!
“Acho que vou me afogar em minhas tristezas hoje à noite, mas temos um mês para a próxima rodada, então espero voltar balançando lá e estar em um lugar diferente. Temos sorte de não ser um fim de semana de GP consecutivos, então basicamente vamos embora e voltamos aos negócios.
“Tudo o resto foi ótimo, realmente, a bicicleta, a equipe, tudo, eu só preciso ser melhor do meu lado. Espero estar correndo no campeonato francês no próximo fim de semana e isso será bom. Obviamente, há alguns pilotos franceses rápidos agora e isso me ajudará a ficar de olho depois de tanto tempo fora das corridas.”