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6 tópicos que você precisa saber sobre sistema de embreagem – Vedamotors

SISTEMA DE EMBREAGEM DA MOTOCICLETA

Bem conhecida dos mecânicos, a embreagem é o dispositivo que faz a conexão do motor com a caixa de marchas da motocicleta. Está instalada no eixo primário do câmbio, embora haja motocicletas com a embreagem montada na ponta do virabrequim.

Na maioria das motocicletas a embreagem é robusta (normalmente com vida longa), mas os mecânicos constantemente se deparam com casos de embreagens problemáticas. Algumas patinam mesmo com baixa quilometragem ou apresentam dificuldades no engate das marchas. 

COMPONENTES SISTEMA DE EMBREAGEM MOTOCICLETA – Modelo HDA CG 150


O modelo de embreagem desta motocicleta é composto de: discos revestidos de cortiça (mais escuros), campana de embreagem, cubo, platô, separadores e molas.

FUNCIONAMENTO

A embreagem é um conjunto multidisco em banho de óleo que combina discos revestidos de cortiça (mais escuros) e também discos de papel (mais claros). O funcionamento básico é: durante a aceleração a potência do motor é transmitida ao câmbio através da embreagem e em seguida a força é transmitida ao pinhão do virabrequim, carcaça externa da embreagem, discos, separadores, cubo da embreagem e eixo primário do câmbio. Assim a potência do motor é transmitida ao câmbio e na sequência chega à roda traseira. A embreagem funciona por meio da fricção (atrito) do conjunto: discos, separadores, cubo e platô de pressão. A unidade do conjunto é assegurada pela pressão das molas. A quantidade de discos varia conforme o modelo e a cilindrada da motocicleta.

Para o bom funcionamento, a embreagem é banhada em óleo de motor (que é o mesmo lubrificante que circula pelo cilindro, pistão, anéis, comando de válvulas, biela e câmbio). Isto significa que o lubrificante utilizado tem que ser o recomendado pelo fabricante da motocicleta, específico para proteger sem reduzir o atrito na embreagem. Os manuais de serviço não recomendam aditivos complementares ao lubrificante.

ACIONAMENTO EMBREAGEM

Nas motocicletas comuns o acionamento da embreagem pode ser mecânico, por meio de um cabo de aço com um ou dois dispositivos de regulagem de folga da alavanca (manete). Existem sistemas nos quais o acionamento é hidráulico. O desacoplamento do conjunto é dado quando o manete é totalmente acionado. Nesta condição o motor funciona, mas a potência não é transmitida ao câmbio.

Nas motocicletas comuns, a separação dos discos é dada por uma haste (came) localizada no lado esquerdo do motor. Esta promove um impulso de uma vareta que desliza dentro do eixo primário do câmbio e faz o desacoplamento do conjunto da embreagem de dentro para fora. Também há um segundo caso no qual a alavanca impulsora da embreagem fica instalada na parte interna da tampa direita do motor. Nesse caso, a separação dos discos é feita de fora para dentro do motor.

FOLGA NA ALAVANCA

A manutenção é básica e simples, na maioria das vezes fica por conta do usuário da moto. O ajuste deve ser o padrão do fabricante, necessariamente não é proporcional ao tamanho da mão do condutor. O excesso de folga dificulta os engates e provoca trancos e danos no conjunto. Já a folga abaixo do padrão provoca desgaste das peças. Os dois extremos são prejudiciais.

SEM FOLGA LIVRE ALAVANCA  
FOLGA LIVRE ALAVANCA CONFORME ESPECIFICADO PELO FABRICANTE  

DIAGNÓSTICOS E DEFEITOS DO SISTEMA DE EMBREAGEM:


Existem inúmeros sintomas que o condutor pode perceber durante a utilização da motocicleta. Em alguns casos a substituição de peças é necessária, e em outros casos apenas de algum ajuste é requerido. Abaixo seguem alguns procedimentos para identificar as possíveis causas de defeitos no sistema de embreagem. É altamente recomendável que o mecânico siga as instruções do fabricante da motocicleta constantes no manual de serviço.

  1. Alavanca da embreagem muito dura: dificuldade de acionamento da alavanca da embreagem pesada.

CAUSAS PROVÁVEIS:

  • Cabo da embreagem danificado, dobrado ou sujo (figura 1);
  • Passagem incorreta do cabo da embreagem;
  • Mecanismo de acionamento da embreagem danificado;
  • Rolamento da placa de acionamento da embreagem defeituoso (figura 2);
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  • Embreagem patina: o sintoma é detectado quando o condutor percebe que ao acelerar a motocicleta o motor sobe de giro, mas a potência não é transmitida à roda traseira.

CAUSAS PROVÁVEIS:

  • Alavanca da embreagem sem folga;
  • Mecanismo de acionamento da embreagem engripado;
  • Discos da embreagem desgastados (figura 3). Verificar a espessura dos discos;
  • Molas da embreagem fracas (figura 4). Verificar o comprimento livre das molas;
  • Desgastes excessivos no cubo e platô (figura 5);
  • Ausência de folga na alavanca da embreagem;
  • Uso de aditivo no óleo do motor.
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  • A embreagem não desacopla ou a motocicleta trepida com a embreagem desacoplada: geralmente ocorre somente no primeiro engate do dia, após ligar a moto. Ao engatar a marcha o câmbio dá um tranco.

CAUSAS PROVÁVEIS:

  • Folga excessiva da alavanca da embreagem;
  • Separador empenado (figura 6). Verificar o empenamento dos separadores;
  • Nível muito alto de óleo, viscosidade incorreta ou uso de aditivo no óleo do motor.
Caixa de Texto: Mesa de desempeno
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  • Dificuldade na mudança de marchas: ocorre nas trocas de marchas ou ponto morto (neutro) com a motocicleta parada com o motor ligado.  

CAUSAS PROVÁVEIS:

  • Cabo da embreagem desajustado;
  • Desgaste excessivo em alguns pontos da campana e cubo da embreagem (figura 7-8);
  • Viscosidade incorreta do óleo do motor;
  • Placa da embreagem empenada (figura 9).
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ATENÇÃO

Campana da embreagem: Inspecione, analise e decida se é viável remover as ranhuras (dentes) das laterais da campana ou substituir a peça.

  • Ruídos: é comum ouvir algum barulho proveniente da embreagem, porém a somatória das folgas excessivas do conjunto irá ampliar a emissão de ruídos, os mesmos se alternam com a embreagem acionada.

CAUSAS PROVÁVEIS:

  • Defeitos na campana da embreagem;
  • Molas do amortizador da campana da embreagem com folga excessiva (figura 10);
  • Defeitos de engates nos dentes e alinhamento da engrenagem da campana da embreagem e engrenagem do eixo primário (figura 11).
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CUIDADOS NO MOMENTO DA MONTAGEM

Falhas de montagem podem ser o grande problema de desgaste acelerado da embreagem. O conjunto requer ajustes, sincronismos, balanceamentos, sequência de montagem e aperto específico nos parafusos. Falhas no processo podem causar vibração, ruídos e acelerar o desgaste

Cada motocicleta apresenta um detalhe de montagem e sincronismo do conjunto. Por isso recomendamos seguir as especificações do manual de serviços de cada fabricante. Outro ponto bem importante na montagem é a lubrificação dos discos e separadores com lubrificante recomendado pelo fabricante.

Informe ao seu cliente quanto aos cuidados com a embreagem da motocicleta. Sabemos que o conjunto é sensível, porém sua vida pode ser longa dependendo das manutenções recebidas.

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