A Ducati DesertX foi a única bicilíndrica a qualificar-se para a Superfinal da Mitas Rocket Ride, apresentando uma pintura especial projetada pelo Centro Stile Ducati, o DesertX correu e venceu com apenas algumas modificações em comparação com o modelo de produção
A Ducati DesertX conquistou uma vitória espetacular na categoria de dois cilindros de um dos eventos de enduro de motocicleta mais famosos do mundo: o Erzbergrodeo. Enquanto Desmosedici GP e Pecco Bagnaia dominavam o Grande Prêmio da Itália de MotoGP em Mugello, outra Ducati enfrentava o árduo percurso da pedreira austríaca de minério de ferro. A DesertX pilotado por Antoine Meo (multi-campeão mundial de Enduro e campeão europeu de Supercross) de fato venceu o Erzberg Iron Road Prolog. O Meo, que abraçou o projeto DesertX desde o início, também participou na corrida paralela Mitas Rocket Ride, terminando em quarto lugar da geral e primeiro na categoria de bicilíndricos.
O Iron Road Prolog é a corrida usada pelos mais de 1200 pilotos inscritos no “Rodeo” para se qualificar para o evento final. Dividida em duas sessões, é realizada em uma subida ultrarrápida (mais de 600 metros de desnível por 13,5 km) para motos monocilíndricas e bicilíndricas e, graças à sua natureza espetacular, ao longo dos anos tornou-se uma das mais difíceis corridas disputadas e ansiosamente esperadas de todo o evento. No Iron Road Prolog, o domínio do Meo e do DesertX foi avassalador, com uma dupla vitória na categoria reservada aos bicilíndricos. Na corrida de sexta-feira, a vantagem para o rival mais próximo não foi inferior a 12 segundos enquanto na segunda corrida, no sábado, com uma pista ainda mais difícil, a margem subiu para 20 segundos. A DesertX demonstrou assim as suas características desportivas em um dos percursos mais exigentes do mundo que exaltava as pretenções do motor Ducati ao mesmo tempo que destacava a qualidade do chassi.
O Mitas Rocket Ride, uma corrida aberta a motos monocilíndricas e bicilíndricas, contou com 277 pilotos desafiando-se em uma subida íngreme e acidentada. O formato da corrida incluiu duas sessões de treinos cronometrados, nas quais os 48 pilotos mais rápidos passaram a se desafiar em baterias de 6 partindo do portão no estilo motocross e em nocaute para os últimos 3. Nesta corrida Antoine Meo rodou com determinação desde a fase de qualificação para terminar em décimo sexto entre os 277 participantes. Ele então terminou em segundo lugar nas oitavas de final, terceiro nas quartas de final e segundo nas semifinais. Estes resultados permitiram-lhe qualificar-se para a Superfinal, o único piloto a fazê-lo com um bicilíndrico, e aí o ás francês e a Ducati DesertX conquistaram um surpreendente quarto lugar da geral.
A DesertX é a primeira Ducati da história equipada com uma roda dianteira de 21 polegadas e uma roda traseira de 18 polegadas e é uma moto projetada para enfrentar os terrenos off-road mais desafiadores. Um desenvolvimento off-road dedicado combinado com a experiência em estrada da Ducati resultou em uma moto responsiva e ágil, à vontade em qualquer tipo de rota e superfície de estrada. Estudos de ergonomia e aerodinâmica produziram uma motocicleta que tem o off-road como território natural e que ao mesmo tempo é confortável, fácil e segura para viagens e deslocamentos urbanos.
Para enfrentar o Erzbergrodeo, o DesertX pilotado por Antoine Meo foi modificado para melhorar sua aptidão off-road. O garfo e o monoshock foram revisados para oferecer mais curso de suspensão. Quanto aos pneus, a escolha recaiu sobre o Metzeler Six Days Extreme, projetado especificamente para corridas de enduro extremo. A preparação da DesertX foi concluída com a montagem de um escapamento de corrida Termignoni e uma placa antiderrapante oferecida como acessórios originais do catálogo Ducati Performance. Para participar do Erzberg, o Centro Stile Ducati desenhou uma pintura especial para a DesertX que combina o branco, o preto e os três vermelhos típicos do MotoGP e Superbikes.
A polivalência da DesertX está patente no chassis, baseado num quadro de treliça de aço com longos cursos de suspensão adequados para qualquer percurso, mas também na tripla homologação dos pneus, que permite escolher entre diferentes possibilidades: desde mais off-road opções orientadas para outras que favorecem a condução na estrada.
O coração do novo DesertX é, em vez disso, o adorado motor desmodrômico Testastretta 11° de 937 cc com refrigeração líquida com 110 cv a 9.250 rpm e um valor de torque máximo de 92 Nm a 6.500 rpm, otimizado para uso específico do câmbio de marchas e no sistema eletrônico equipamento, que vê a introdução de dois modos de pilotagem projetados especificamente para a condução off-road.
A autonomia adequada para viagens mais longas é garantida por um tanque de combustível com capacidade superior a 21 litros e pela possibilidade de montar um segundo tanque na parte traseira da moto como acessório, adicionando mais 8 litros de combustível.
A Ducati DesertX está disponível em duas cores, Matt Star White Silk e “RR22”, e também em uma versão de 35 kW sem potência para os titulares de licença A2. Em Itália, para incentivar a entrada dos jovens entusiastas no mundo das duas rodas, a Ducati oferece uma redução de 1.000 euros no preço de tabela de todas as motos de 35 kW disponíveis na gama. O fabricante de motos de Bolonha oferece ainda a garantia “4Ever Ducati“, válida por 4 anos com quilometragem ilimitada, garantida por toda a rede de concessionários.
Fonte: Ducati