Os primeiros testes do V21L 2025 começarão em 11 de abril, tendo em vista o início do Campeonato Mundial no GP da França em Le Mans em 10 de maio.
Ducati V21L: A Revolução Elétrica da MotoE em 2025
Desde sua estreia em 2023, a Ducati V21L vem dominando o Campeonato Mundial de MotoE da FIM, consolidando-se como a verdadeira “MotoGP das motos elétricas”. Projetada como um laboratório sobre rodas para tecnologias alternativas à combustão interna, a V21L representa um investimento estratégico da Ducati em conhecimento técnico, preparando-se para um futuro onde as baterias permitam motos elétricas de alto desempenho alinhadas ao DNA da marca.
A Ducati não parou no desenvolvimento após entregar as 23 unidades (18 para pilotos + 5 reservas) que equipam as nove equipes da MotoE. Para a temporada 2025, a V21L recebeu melhorias em motor, eletrônica, chassis e aerodinâmica, validadas em testes pelo novo piloto de desenvolvimento, Franco Battaini, entre as principais atualizações estão as baterias que chegam com nova química das células, com maior densidade energética (5 Ah vs. 4,2 Ah) e redução de 192 células (de 1.152 para 960), mantendo potência e autonomia.
Graças à remoção estratégica de células, a V21L fica mais leve 8,2 kg, melhorando tempos em 0,3s a 0,4s por volta. O controle de tração agora é ajustável curva a curva. Os técnicos de cada equipe podem definir três mapeamentos diferentes, selecionáveis pelo piloto, com diferentes calibrações de Controle de Tração para cada trecho da pista.
O V21L também foi alongado em 4 milímetros graças a diferentes buchas de direção, deixando a inclinação e a trilha inalteradas, tornando-se mais estável na frenagem . Além disso, o pino do braço oscilante agora é ajustável em altura, para dar às equipes a possibilidade de manter o efeito de tração da corrente inalterado ao mudar a relação de marchas substituindo a coroa, ou de variá-lo para adaptá-lo às preferências do piloto ou às características do circuito.
A partir da segunda etapa do campeonato, na Holanda, as V21Ls também serão equipadas com um novo aro traseiro sem amortecedores falsos, deixando a moto mais leve em 600 g . O ganho é particularmente significativo no que se refere a massas não suspensas, com benefícios notáveis em termos de agilidade e manuseio.
Graças a esta última atualização, o peso total da versão 2025 do V21L caiu dos 225 kg anteriores para 216,2 kg.
Calendário da MotoE 2025
A temporada começa com testes em Barcelona (11-13/04) e Le Mans (08/05), seguidos por 7 etapas (14 corridas):
– França (Le Mans) – 9/10 Maio
– Holanda (TT Assen) – 27/28 Junho
– Áustria (Red Bull Ring) – 15/16 Agosto
– Hungria (Balaton Park) – 22/23 Agosto
– Catalunha (Barcelona) – 5/6 Setembro
– San Marino (Misano) – 12/13 Setembro
– Portugal (Algarve) – 7/8 Novembro
Com inovações que equilibram desempenho e eficiência, a Ducati V21L 2025 reforça seu papel como o futuro do motociclismo elétrico – mais rápida, mais leve e mais inteligente.
Fonte: Ducati