Todos os detalhes e especificações técnicas do novo KTM 1290 Super Adventure R devem chegar em março de 2021 com uma extensa lista de atualizações após uma reformulação completa.
É o que se esconde por baixo de toda aquela carroceria onde a KTM concentrou as mudanças significativas com o objetivo de tornar o novo 1290 R mais prático de usar e melhor dirigir, principalmente off-road. Coisas como um pacote eletrônico melhorado, acesso mais fácil ao filtro de ar, melhor dissipação de calor do motor monstro e um novo tanque de combustível de 23 litros (6 US Gal) posicionado mais abaixo para melhor equilíbrio da bicicleta.
2021 KTM 1290 Super Adventure R em poucas palavras:
Ergonomia totalmente nova que oferece agilidade extra
Nova altura do assento de 880 mm
Viagem de 220 mm retrabalhada, suspensão WP XPLOR ajustável
Novo ângulo da cabeça de direção
Distribuição de peso “otimizada” [suspiro] com tanques de combustível posicionados mais abaixo
Novo pacote eletrônico da Bosch
Novo visor TFT intuitivo de 7 ” com interruptores de guidão redesenhados
Novo farol LED com luz diurna LED
Motor V-Twin LC8 revisado e mais leve [compatível com EURO 5]
Melhor dissipação de calor
Radiadores de duas partes
É sobre a sensação do piloto …
O chassi tem uma cabeça de direção reposicionada – para trás em 15 mm – que permite uma seção dianteira “realocada” do motor e um novo braço oscilante de treliça aberta fundida ligeiramente mais longa que, segundo a KTM, proporciona “uma maior profundidade de sensação sob aceleração”. Honestamente, não é como se o 1290 nunca tivesse se esquecido de qualquer ‘sensação de profundidade em sua aceleração’ para começar!
Um novo chassi auxiliar é coberto com um assento escalonado mais esportivo com uma nova altura de 880 mm ou 34,6 polegadas com dimensões estreitas e armazenamento prático embaixo, eles dizem.
A suspensão WP de última geração é retrabalhada para o modelo 2021. Os garfos dianteiros de 48 mm totalmente ajustáveis e o amortecedor traseiro PDS têm 220 mm de curso com os garfos com funções de amortecimento dividido e que permitem ajustar as configurações rapidamente girando os respectivos botões.
Eletronica
A KTM continua a fazer parceria com a Bosch com o pacote eletrônico dentro desta besta que hospeda eletrickery como um novo sensor de ângulo de inclinação de seis eixos que filtra informações sobre a inclinação exata e a posição da bicicleta e seu comportamento.
Por sua vez, isso afeta o grau de controle de tração da motocicleta, regulação de deslizamento do motor, controle de estabilidade da motocicleta e as forças do ABS offroad aplicadas. A parte elétrica do último modelo pareceu meio irreal quando Enduro21 fez um teste com a moto, então esperamos muito desta versão de nova geração. Como sempre com a moto KTM Adv de alta especificação, todas as assistências do piloto podem ser ajustadas ou desativadas dependendo das suas necessidades ou do terreno.
Juntamente com os modos de condução Rain, Street, Sport e Offroad padrão, o modo Rally opcional permite que os pilotos ajustem a resposta do acelerador para uma configuração mais agressiva e selecionem um dos nove níveis diferentes de giro da roda.
Um painel TFT de 7 ” totalmente novo e mais amigável – que se assenta como um tablet na frente do seu rosto – exibindo quais configurações você está usando e muito mais. Emparelhe-o com a nova Unidade de Conectividade e você terá uma visão ampliada com menus mais rápidos e práticos que exibem instruções passo a passo indicadas através do aplicativo KTM MY RIDE.
Você também pode optar pelo “Pacote de Rally” atualizado de sua concessionária KTM, o que significa que o modo de pilotagem Rally foi adicionado e mais ajustes para o piloto, incluindo o regulador de deslizamento MTC e a resposta do acelerador ajustável. O Tech Pack tudo-em-um inclui um Quickshifter, Motor Slip Regulagem, Hill Hold Control e uma luz de freio adaptável.
A usina LC8
A KTM 1290 SUPER ADVENTURE R aloja um novo motor LC8 Euro 5 que é 1.6kg mais leve que o modelo anterior e produz 160cv a 9.000 rpm e uns saudáveis 138Nm de torque a 6.500rpm. A KTM afirma que isso significa que tem a melhor oferta de potência-peso do segmento.
A KTM também “vasculhou” o motor V-Twin para melhorar a dissipação de calor e reduzir gramas com muito esforço para melhorar o fluxo de ar na moto. Principalmente isso se manifesta no modelo 2021 com dois radiadores separados em vez da unidade de uma peça de seu antecessor.
Muitos testes das grandes bicicletas KTM acontecem na América hoje em dia, sob as botas atentas de Quinn Cody. Não pode haver muitos aspectos da nova 1290 Super Adventure R que mostrem os resultados de seus testes no deserto mais do que uma visão detalhada de como o ar quente sai da moto em torno das pernas do piloto. A KTM afirma que a quantidade de fluxo de ar quente em direção às pernas do piloto foi significativamente reduzida e é facilmente perceptível em pilotagem mais lenta. Os fãs de bicicletas maiores saberão que as coisas podem ficar muito quentes lá.