Apesar do atraso, a corrida de abertura do Campeonato do Mundo EnduroGP 2021 da FIM, nos mostra como esta temporada será competitiva, a começar por este fim de semana em Marco de Canaveses, Portugal, o diretor da prova promete “O enduro tem de ser duro”.
O EnduroGP esta de volta para a arrancada de 2021 onde tudo terminou em 2020, Marco de Canaveses em Portugal. Esse clímax dramático para a temporada de 2020 define o novo campeonato perfeitamente, e alguns com contas a acertar, pilotos de alto perfil retornando nas classes.
A corrida de abertura do ano também promete um conjunto de testes bem apimentados em Marco de Canaveses com 80% de novidade para quem já correu aqui e sabe o quanto é exigente a pilotagem, pois o tempo pode influenciar e como todos sabem, Portugal nunca foi fácil para os pilotos!
Abertura da temporada de 2021 – o que esperar:
- Concurso aberto para o título mundial EnduroGP com meia dúzia (pelo menos) de possíveis candidatos.
- O Superteste de sexta à noite está de volta.
- A pista rápida e totalmente natural “será difícil”, diz o diretor da corrida.
- Classes sênior super competitivas com uma profundidade de campo incrível na E2.
- O Campeonato Mundial Feminino apimentado com o retorno de Laia Sanz.
- Tempo misto esperado no fim de semana.
“Vai ser difícil, nossa corrida será dura. Sentimos que o enduro tem que ser duro e não impossível, mas duro. Os pilotos podem esperar um enduro à moda antiga que exige tanto fisicamente quanto tecnicamente”. Admite o diretor da prova Bianchi Prata, cuja equipe de definição do percurso garantiu que os percursos fossem diferentes daqueles disputados anteriormente.
Os pilotos de EnduroGP terão de enfrentar uma corrida de três voltas com quatro testes especiais em ambos os dias e uma ligação exigente que passará por algumas estradas romanas antigas. A volta começa a partir do paddock na cidade de Marco de Canaveses e segue para um longo teste de Cross que deverá demorar sete minutos para ser concluído pelos pilotos mais rápidos de acordo com a organização.
De lá, eles seguirão para o teste de Enduro, que é completamente diferente daquele do ano passado e, “é rápido, mas totalmente natural. Nós apenas abrimos a trilha e deixamos o solo como o encontramos”. Diz Prata. O Extreme test será no mesmo local do ano passado, mas terá um layout diferente através das dramáticas lajes e pedregulhos portugueses que se mostraram complicados na chuva no final da temporada passada. No total, a volta terá 52 quilômetros de extensão.
Supertest está de volta
A outra novidade sobre a corrida é que antes da pandemia, estávamos acostumados com um Super Teste na noite de sexta-feira no centro da cidade. Era o início intenso de fim de semana, que muitas vezes nos mostrava quem eram os pilotos que estavam animados para a ação do teste principal.
Este mesmo teste também será realizado durante o sábado e domingo, quando os pilotos terão que enfrentá-lo no final de cada volta, tornando-se 12 testes especiais por dia a serem realizados.
Competição brilhante em perspectiva
O título mundial EnduroGP do ano passado foi decidido no teste final entre Steve Holcombe e Brad Freeman. Ambos também garantiram suas respectivas coroas mundiais da E3 e E2, mas aquela foi uma tarde repleta de drama em que Freeman teve problemas de combustível e Holcombe teve que controlar os nervos, foi um clássico.
Isso significa que ambos os pilotos são favoritos no início de 2021. Não há dúvida de que os dois pilotos estabelecerão a referência novamente nesta temporada.
Josep Garcia, que retorna ao Campeonato Mundial de Enduro nesta temporada, com certeza vai abalar o domínio da dupla Beta, assim como fez nas duas rodadas finais de 2020.
Josep voltou imediatamente ao topo da tabela de tempos junto com Holcombe e Freeman e venceu o último GP do ano. O espanhol passou alguns anos competindo no campeonato WESS pela KTM e diz que a experiência o tornou um piloto melhor.
No entanto, esta não é uma corrida fácil como as corridas da pré-temporada do Campeonato Italiano de Enduro, onde correm maioria dos melhores pilotos e equipes, é algo a se considerar, devemos também contar com Wil Ruprecht, Andrea Verona, Matteo Cavallo e Thomas Oldrati no contexto.
Um piloto que estaria no confronto é o piloto da RedMoto Honda Theo Espinasse. Infelizmente, o francês quebrou a clavícula na semana passada durante o treinamento e vai perder as primeiras rodadas.
Ele também conta com um casal de Manxmen chamados McCanney. Danny voltou a 300 2 tempos com Sherco nesta temporada e foi uma combinação fantástica. Também damos as boas-vindas a Jamie McCanney no JET Zanardo Husqvarna 300 2 tempos de volta ao mundo do rali.
Os dois extremos do espectro de idade em Alex Salvini e Hamish Macdonald (campeão Júnior nas classes sênior) são apenas dois dos muitos pilotos que disputam pelo menos o pódio.
Portugal é o primeiro de três grupos femininos – Sanz está de volta
Jane Daniels dominou o Campeonato Mundial Feminino no ano passado, mas, ao seguir para o Fantic em 2021, ela está lidando com a pentacampeã Laia Sanz enquanto a espanhola retorna à série.
Daniels se distanciou dos anos dominantes de Laia antes de passar para o rally, mas a lenda espanhola, mostrada acima com seu novo chefe de equipe Eric Auge, fez um retorno semelhante ao TrialGP no fim de semana passado e ganhou seu primeiro dia de volta …
Crédito: Enduro21