Acontece neste sabado 17 de julho a terceira etapa do campeonato estuadual de Motovelocidade do Rio de Janeiro
A cidade de Lima Duarte, Minas Gerais, sede da temporada 2021 do Campeonato Estadual de Motovelocidade do Rio de Janeiro, receberá a terceira etapa no próximo sábado (17). Além das corridas de cada categoria, o Autódromo de Potenza também irá disponibilizar o chamado “Track Day”, evento para pilotos não competidores que têm interesse em acelerar nas pistas de um autódromo, de maneira segura e com orientação profissional.
Para Vinicius Talma, que disputa a competição pela categoria 600cc, o autódromo escolhido é o melhor para o esporte. “Dos autódromos que já fui pelo país, é o mais seguro para moto e um dos mais desafiadores para os pilotos. O campeonato vem crescendo a cada etapa e tem tudo para ser o melhor estadual do país, até pelo que eu já disse, que é o melhor autódromo para moto do país”, afirma Vinícius.
Inclusive, o piloto de Ubá, cidade mineira localizada a uma hora de distância do autódromo, falou sobre a oportunidade de competir perto de casa. “É bom porque é uma coisa que não tem muito por aqui. Assim, a gente que ama moto, pode correr com segurança. Tenho muitos amigos que virão para o Track Day e que, provavelmente, vão entrar no campeonato depois. Tem muita gente que conheço que vai se animar, porque não tem isso sempre perto”, explicou.
O Track Day mencionado por Vinicius terá um horário reservado no mesmo dia em que acontecem as corridas. Dessa forma, os pilotos que ainda não competem podem viver o clima e a experiência de toda uma etapa. Segundo Marcelo Rodrigues, organizador do campeonato, essa modalidade traz maior segurança, com a estrutura ideal.
“Track Day é um formato onde pilotos amadores e profissionais podem usar a moto em performance, dentro de um ambiente controlado e seguro. Normalmente acontece em autódromos que tenham infraestrutura de sinalização, com constantes briefings de segurança e monitorado por instrutores (pilotos profissionais). O intuito do Track Day é tirar os pilotos da rua e proporcionar um ambiente adequado e controlado para o uso das motos”.
SuperBike Brasil:
O SuperBike Brasil é o maior campeonato de motovelocidade das Américas, figurando entre os cinco maiores do mundo. Referência no cenário nacional, ele projeta os campeões nacionais de diversas categorias.
Fãs e público:
O SuperBike Brasil se tornou o evento a motor líder de público no país. Arrastando multidões para os circuitos, antes da pandemia, o evento vinha registrado recorde atrás de recorde.
SuperBike Rio:
A competição foi idealizada pela união entre a Federação de Motociclismo do Rio de Janeiro (FEMERJ) e SuperBike Brasil, e contará com sete etapas, todas no Autódromo de Potenza.
Assessoria de imprensa SuperBike Brasil
Fotos: Angelo Savastano – Savastano Photo Sport