Ao apagar da luzes no ano de 2022, a marca indiana chegou com objetivo de conquistar o mercado nacional…
Com mais de 18 milhões de motos vendidas em mais de 70 países, a marca Bajaj é verdadeiramente “a indiana favorita do mundo”. O maior exportador de motocicletas da Índia, com duas em cada três motos vendidas internacionalmente.
Embora o nome Bajaj tenha se tornado conhecido ápos sua chegada em terras brasileiras, a marca tem uma histótia de peso. Em 2021 a Bajaj Auto Internacional Holding BV ampliou sua participação de 14,5% adquiridas em 2007 para 48% das ações da uma marca austríaca, a Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, mais conhecida por aqui como KTM. Atualmente a marca indiana produz em sua fábrica na Índia motocicletas KTM e Husqvarna de pequena cilindrada, exportando para todo o mundo.
Em resumo, a indiana Bajaj possui “know-hall” de sobra quando se trata de entregar qualidade e desempenho. O levantamento feito pela Fenabrave aponta que a empresa alcançou a marca de 3.761 motocicletas emplacadas no período de 15/12/2022 a 14/12/2023, segundo a fabricante esse numero deve crescer até o final do período, já que foram comercializadas pouco mais de 3,8 mil unidades até a data dessa matéria.
Com 9 concessionárias distribuidas em 5 estados, sendo 5 delas só na capital paulista, a Bajaj se prepara para abrir sua 10 unidade na capital mineira, As demais unidades estão em Santo André, Campinas e Jundiaí, ambas no interior do estado de São Paulo com 1 unidade cada, 1 unidade em Florianópolis/SC, 1 no Distrito Federal/Brasilia, 1 em Salvador/BA e 1 na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Com a rede de concessionárias ainda em expansão, a Bajaj continua firma com sua estratégia de negócios para o crescimento no Brasil. Com a abertura da fabrica própria no PIM – Polo Industrial de Manaus/AM, a marca indiana promete produzir 20 mil unidades por ano no regime CKD (Complete Knock-Down), importando componetes da Índia, uma meta nada humilde, levando em conta que em seu primeiro ano por aqui não conseguiu alcançar 5 mil unidades vendidas, atualmente os três modelos comercializados no país são montados nas instalações da Dafra em manaus, certamente há limitações o que contribuiu para os números atuais.
Agora é aguardar e torcer para que a gigante indiana conquiste o mercado brasileiro.
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