HomeTestes e Reviews de MotosBig trail Harley-Davidson inspira chinesa menor e mais barata

Big trail Harley-Davidson inspira chinesa menor e mais barata

A Pan America 1250 já deu muito o que falar. Aliás, logo que surgiu a primeira big trail da Harley-Davidson chamou a atenção do mundo pelo seu design pouco convencional, volumoso e com linhas retas.

Era questão de tempo até que surgissem as primeiras motos inspiradas na aventureira americana. Entre elas está a Lifan KPT 400, trail média apresentada em setembro e produto de uma das maiores fabricantes de veículos da China.

cópia chinesa da harley-davidson

Lifan PKT 400 não faz questão de esconder sua inspiração na grande big trail da Harley Davidson

 

Uma Harley-Davidson Pan America mais baratinha

A primeira semelhança entre esta moto chinesa e a Harley-Davidson Pan America está na cara. O modelo da Lifan não fez qualquer questão de esconder que a H-D lhe serviu de referência de design

harley-davidson pan america

A Pan America ganhou o mundo em 2021, mas ainda não chegou ao Brasil. Além de muita tecnologia, tem motor de dois cilindros em V e 150 cv

O conjunto óptico de LEDs horizontais é bastante semelhante. O pára-brisa alto e largo, a posição das setas e a presença do protetor de motor sob o farol também. A Lifan tem até uma volumosa carenagem de linhas retas junto ao tanque, remetendo ao grande resvatório de 21 litros da americana.

Porém, a lista de itens similares para por aí. Enquanto a Harley tem um grande motor de dois cilindros em V, de 1.252 cm³ e 150 cv, a chinesa é movida por um propulsor compacto, de 2 cilindros em linha e 400 cm³. Com arrefecimento a líquido, entrega 43 cv a 9.000 rpm e 3,7 kgf.m de torque a 7.500 rpm.

A ‘Pan America chinesa’ até que é interessante. Tem alguns recursos eletrônicos e motor de 43 cv, que roda cerca de 27 km com um litro de gasolina

O motor recebeu o nome de ‘DRF400’ e é próprio, desenvolvido pela Lifan. Já a injeção eletrônica foi criada em parceria com a alemã Bosch. O sistema trabalha junto de um câmbio manual de seis velocidades.

 

Trail com tecnologia

Comprometida com o desempenho em viagens, a KPT 400 tem um pacote eletrônico interessante. O painel é TFT e tem compatibilidade com smartphone. Também há sistema smart key, para funcionamento sem chave, e freios ABS nas duas rodas.

Painel TFT lembra um smarphone e é compatível com celulares

Para mais conforto, a suspensão dianteira invertida tem ajustes de compressão e retorno. Atrás, de pré-carga da mola. O pára-brisa também possui regulagem de altura, feita de forma manual.

Por sua vez, o assento garante que o modelo seja guiado por tranquilidade mesmo por motociclistas de menor estatura. O banco está a 800 mm de solo, 3 cm a menos que na Honda Bros, por exemplo.

O sistema de iluminação é full LED e os freios, ABS

Por fim, a autonomia, outro fator importante para motos que pretendem pegar a estrada. Segundo a fabricante, o tanque de 18,5 litros garante que o modelo rode 500 km sem precisar reabastecer, apontando a um consumo acima dos 27 km/litro.

 

Quanto custa a Pan America chinesa

O lançamento da Lifan já está disponível em diferentes mercados asiáticos e o principal deles, claro, é a própria China. Por lá, a motocicleta custa o equivalente a pouco mais de R$ 25 mil.

cópia chinesa Harley-davidson Pan America

Lifan KPT 400 custa o equivalente a R$ 25 mil, mas não deve ir muito além das fronteiras de China devido às legislações de emissões

Entretanto, seu motor ainda não possui homologação para Euro 5 e legislações equivalentes, o que deve prejudicar sua entrada em outros países onde a marca já está presente. Como consequência, dificilmente a trail deve ser vista rodando pela Europa.

Veja também:

 

E a Harley-Davidson Pan America no Brasil?

Como a versão chinesa em escala reduzida da Pan America não deve vir ao Brasil, podemos nos contentar ‘apenas’ com a musa inspiradora original? Esta pergunta ainda não foi respondida.

pan america harley-davidson

Pan America ainda não veio ao Brasil, mas está à algum tempo disponível nos Estados Unidos. Por lá, tem preço sensato, próximo ao da Low Rider S

Como um de seus principais lançamentos globais, a big trail da Harley-Davidson foi disponibilizada ao longo de 2021 em diversos mercados. Entretanto, a marca ainda não forneceu qualquer detalhe sobre sua vinda ao país – como preço ou data de chegada.

Nos Estados Unidos, por exemplo, ela parte dos 17.319 dólares em sua versão básica, algo perto dos R$ 94 mil em conversão direta. É um valor bem próximo aos 17.999 da Low Rider S, que tem preço sugerido partindo de R$ 90.500.

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também

close