HomeRevista PróBILLY BOLT É COROADO CAMPEÃO MUNDIAL 2021 NO FIM HARD ENDURO

BILLY BOLT É COROADO CAMPEÃO MUNDIAL 2021 NO FIM HARD ENDURO

ROCKSTAR ENERGY HUSQVARNA FACTORY RACING RIDER GANHA O PRIMEIRO TÍTULO DE FIM HARD ENDURO COM RESULTADO DE RUNNER-UP EM GETZENRODEO PARA O TOPO DA TEMPORADA DE VENCEDOR DO CAMPEONATO

Alcançando o segundo lugar em GetzenRodeo, a oitava e última rodada do Campeonato Mundial FIM Hard Enduro inaugural, Billy Bolt da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing ganhou o título da série. Após uma batalha de um ano com seu rival mais próximo, Manuel Lettenbichler, Bolt fez exatamente o que era necessário na corrida extrema alemã para empatar em pontos na classificação final da série, conquistando o campeonato por ter um número maior de segundos lugares ganhos ao longo do ano.

A ação na GetzenRodeo foi intensa. Uma corrida de qualificação matinal viu Bolt e Lettenbichler trocarem de posições na frente por duas horas inteiras, com Lettenbichler conquistando a vitória por apenas três décimos de segundo. Indo para a final da tarde, Bolt sabia que um resultado em segundo lugar lhe garantiria a vitória na série e garantiria que seu nome entraria nos livros de história como o primeiro Campeão Mundial de Enduro Hard Enduro da FIM.

Com os dois jovens pilotos trocando a liderança nas primeiras voltas, Bolt cometeu um erro incomum, perdendo tempo com seu rival e caindo nas garras do pelotão perseguidor. Lutando para recuperar o ritmo, o piloto britânico caiu para apenas sexto – uma posição que o teria tirado da disputa pelo campeonato. No entanto, reorientado e confiante de que tinha velocidade para voltar para a frente, Bolt começou a abrir caminho por entre os oponentes e logo estava em segundo lugar, perseguindo Lettenbichler.

Apesar de reduzir a diferença para o líder para menos de um minuto, Billy acabou cruzando a linha em segundo lugar – o suficiente para liderar a classificação da série e se tornar o 2021 FIM Hard Enduro World Champion.

Embora o desempenho de Bolt sob pressão em GetzenRodeo tenha sido incrível, seu título mundial é o resultado de uma temporada extremamente bem-sucedida e consistente, que viu o jogador de 24 anos reclamar três vitórias e terminar no pódio em apenas uma rodada de o Campeonato.

Causando uma grande impressão no Extreme XL Lagares, a rodada de abertura da série, e apesar da corrida encurtada não dar pontos para o campeonato, Bolt jogou o desafio para seus rivais e mostrou que falava sério em 2021. No Abestone Hard Enduro, ele levou sua TE 300i ao topo da planilha de tempos em cada um dos três dias de corrida, cimentando sua posição como um dos principais candidatos ao campeonato.

Quase perdendo o pódio em Romaniacs com um quarto lugar, Billy se recuperou em grande estilo, obtendo uma grande vitória no Tennessee Knock Out, apesar do desafio adicional dos pilotos americanos sedentos por sucesso em seu próprio território. Dois outros segundos lugares, conquistados no HERO Challenge e no Hixpania Hard Enduro, deram a Bolt uma vantagem de três pontos na corrida em casa do rival Lettenbichler, na Alemanha, e o resto é história!

Agora, com o Hard Enduro Championship concluído em 2021, Billy imediatamente olha para a rodada de abertura do 2022 FIM SuperEnduro World Championship, onde ele terá como objetivo defender seu título de 2020 nas cinco rodadas da série indoor.

Billy Bolt – 2021 FIM Hard Enduro World Champion: “Campeões Mundiais! Que sensação incrível. Vai demorar um pouco para processar este. Eu não posso acreditar que sou o FIM Hard Enduro World Champion. Foi um uma corrida infernal hoje. Todos nós sabíamos o que tínhamos que fazer e fizemos acontecer. Eu rodei muito bem esta manhã na qualificação, mas machuquei meu dedo. Eu estava lutando um pouco com isso no início da corrida da tarde e cometi muitos erros no início. Mas me acomodei, me reagrupei e me recuperei. Quando voltei para o segundo lugar, diminuí a diferença para Mani para um minuto, mas não queria arriscar nada. Chegando à linha de chegada como o campeão mundial foi um momento incrível. Foi um ótimo ano e não posso agradecer a todos da equipe pelo apoio. Conseguimos! “

Andi Hölzl – Gerente da Equipe Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing: “Estamos muito felizes e orgulhosos de Billy por ele ter se administrado tão bem para conseguir o título este ano – o primeiro FIM Hard Enduro World Champion nos livros. Ele mostrou habilidades incríveis ao longo do a temporada e um nível de maturidade digno de um campeão. A luta pelo título este ano tem sido tão intensa, e tanto Billy quanto Mani definitivamente elevaram a disciplina a um novo nível. É emocionante para a equipe, eles trabalharam tanto durante toda a temporada, mas também para o esporte em geral – realmente colocou o enduro duro no mapa global. Esperançosamente, podemos continuar assim no próximo ano! “

2021 FIM Hard Enduro World Championship (classificação final)

1. Billy Bolt (Husqvarna) 104pts
2. Manuel Lettenbichler (KTM) 104pts
3. Wade Young (Sherco) 83pts
4. Mario Roman (Sherco) 76pts
5. Jonny Walker (Beta) 66pts
6. Alfredo Gomez (Husqvarna) 63pts
7. Michael Walkner (GASGAS) 46pts
8. Teodor Kabakchiev (Husqvarna) 36pts
9. Taddy Blazusiak (GASGAS) 29pts
10. Dominik Olszowy (KTM) 24pts



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close