HomeRevista PróBILLY BOLT GANHA CAMPEONATO MUNDIAL DE 2021 FIM HARD ENDURO

BILLY BOLT GANHA CAMPEONATO MUNDIAL DE 2021 FIM HARD ENDURO

ROCKSTAR ENERGY HUSQVARNA FACTORY RACING STAR SE TORNA O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DA FIM DE ENDURO COM PASSEIO INCRÍVEL NO FINAL DE GETZENRODEO NA ALEMANHA

Billy Bolt da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing fez história ao se tornar o primeiro Campeão Mundial de Enduro Hard da FIM. Atacando por todo o caminho durante a rodada final da temporada no GetzenRodeo da Alemanha, Bolt ficou em segundo para dar os toques finais no que foi um ano incrível de enduro duro para o britânico. Competindo ao lado de Billy, o vencedor do Hixpania Alfredo Gomez terminou sua temporada em um sexto lugar na série após um resultado em sexto lugar.

Com o resultado do Campeonato Mundial FIM Hard Enduro deste ano se resumindo à última corrida da temporada entre Bolt e seu rival mais próximo, Manuel Lettenbichler, o TE 300i montado Bolt sabia o que tinha que fazer. Com uma vantagem de três pontos na classificação do campeonato, ele precisava vencer ou terminar em segundo ou melhor para garantir o título se Lettenbichler vencesse.

Um ritmo acelerado na manhã qualificatória da GetzenRace viu Billy liderar a maior parte da corrida de duas horas, apenas para cair para o segundo lugar à vista da linha de chegada. Com o foco na importante corrida de GetzenChamp, 80 minutos mais uma volta de corrida ficaram entre Bolt e o título. Largando em segundo, o britânico rapidamente pegou Lettenbichler na primeira volta. Ultrapassando-o, ele abriu uma vantagem de 10 segundos. Mas com as pedras escorregadias o pegando, uma série de erros o derrubou para o sexto lugar.

Sabendo que o título havia balançado a favor de Lettenbichler, Bolt se reagrupou e abaixou a cabeça para fazer uma investida de volta ao campo. Escolhendo pilotos, ele trabalhou seu caminho até a segunda posição no meio da corrida. Agora claramente aproveitando o percurso, Bolt começou a diminuir a liderança da corrida, reduzindo a diferença para menos de um minuto. Mas com o tempo se esgotando, ele sabia que se contentar com o segundo lugar era exatamente o suficiente para se tornar o Campeão Mundial de Enduro Hard da FIM.

Para o companheiro de equipe Gomez, o foco estava na vitória da corrida após sua vitória na última vez em Hixpania. Uma corrida constante na qualificação matinal o viu largar em quinto lugar na corrida de GetzenChamp. Andando forte nas primeiras voltas, Gomez alcançou a segunda posição logo no início. Mas com a bomba de braço atrapalhando o espanhol, ele não conseguiu manter seu ritmo rápido, caindo de volta para o sexto lugar.

Com o 2021 FIM Hard Enduro World Championship concluído, a Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing agora volta sua atenção para a rodada de abertura do FIM SuperEnduro World Championship, que acontece na Polônia em 4 de dezembro.

Billy Bolt:CAMPEÕES MUNDIAIS! Que sensação incrível. Vai demorar um pouco para processar este. Não acredito que sou o Campeão Mundial de Enduro Hard da FIM. Foi uma corrida horrível hoje. Nós todos sabiam o que tínhamos que fazer e fizemos acontecer. Corri muito bem esta manhã na qualificação, mas machuquei o dedo. Lutei um pouco com isso no início da corrida e cometi muitos erros no início . Mas me acomodei, me reagrupei e me recuperei. Quando voltei para o segundo, diminuí a diferença para Mani para um minuto, mas não queria arriscar nada. Chegar à linha de chegada como campeão mundial foi incrível momento. Tem sido um ótimo ano e não posso agradecer o suficiente de toda a equipe pelo apoio. Conseguimos!

Alfredo Gomez:Hoje não correu bem como planeado. Estava a rodar bem, mas desde o início tinha o braço bombeado e não conseguia empurrar como queria. Lutei para encontrar um bom ritmo e estava a fazer também muitos erros por toda parte. O ano todo tem sido difícil para mim, não consegui treinar bem no início porque tive uma infecção no joelho e fiquei fora da moto por cerca de quatro meses. Lentamente, com o decorrer da temporada, eu consegui encontrar a minha velocidade e obviamente o destaque foi a minha vitória em casa no Hixpania Hard Enduro. Estou feliz pelo Billy e pela equipe por terem vencido o campeonato e vamos olhar para o próximo ano agora, fazer um bom treinamento o inverno e continue lutando.

Resultados: GetzenRodeo

1. Manuel Lettenbichler (KTM) 11 voltas, 1: 29: 20,433
2. Billy Bolt (Husqvarna) 11 voltas, 1: 30: 16.852
3. Mario Roman (Sherco) 11 voltas, 1: 32: 05.524
4. Wade Young (Sherco) 10 voltas, 1: 31: 29,066
5. Jonny Walker (Beta) 10 voltas, 1: 31: 52.822
6. Alfredo Gomez (Husqvarna) 10 voltas, 1: 32: 37,808

2021 FIM Hard Enduro World Championship (classificação final)

1. Billy Bolt (Husqvarna) 104pts
2. Manuel Lettenbichler 104pts
3. Wade Young (Sherco) 83pts
4. Mario Roman (Sherco) 76pts
5. Jonny Walker (Beta) 66pts
6. Alfredo Gomez (Husqvarna) 63pts
7. Michael Walkner (GASGAS) 46pts
8. Teodor Kabakchiev (Husqvarna) 36pts
9. Taddy Blazusiak (GASGAS) 29pts
10. Dominik Olszowy (KTM) 24pts



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close