Com os “modos de condução Pro” disponíveis como equipamento opcional de fábrica, as qualidades dinâmicas das novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS podem ser exploradas de forma ainda mais intensa graças aos modos de condução adicionais, à pré-seleção do modo de condução e ao controlo do binário de arrastamento do motor, bem como ao Controlo Dinâmico de frenagem DBC.
Redução de peso significativa

As novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS baseiam-se num quadro tipo ponte, feito de peças soldadas em chapa de aço, que integram o motor de 2 cilindros em linha como elemento de suporte. O depósito de combustível de plástico de 14,5 litros da nova F 900 GS é um desenvolvimento completamente novo que poupa 4,5 kg de peso em comparação com o depósito de aço do modelo anterior. A F 900 GS apresenta uma secção traseira completamente redesenhada que lhe confere um aspeto ainda mais dinâmico e permite poupar cerca de 2,4 kg no peso. Mais 1,7 kg são poupados graças ao silenciador traseiro da Akrapovič. A roda dianteira da F 900 GS e da F 900 GS Adventure é guiada por novas forquilhas telescópicas invertidas, totalmente ajustáveis, da Showa.
Novo pacote Enduro Pro e Dynamic ESA

A nova BMW F 900 GS conta ainda com ergonomia optimizada para utilização fora de estrada, apoios para os pés de enduro e descanso lateral em alumínio. Alavanca de velocidades ajustável optimizada e, na F 900 GS, uma nova alavanca de travão de pé. As qualidades fora de estrada da nova F 900 GS são expressas pelo triângulo ergonómico (guiador – banco – apoios para os pés) optimizado para utilização fora de estrada. Os apoios para os pés mais baixos em combinação com a posição mais elevada do guiador e o novo design do depósito de combustível proporcionam vantagens claras, especialmente quando se conduz de pé em terrenos acidentados.

Os três novos modelos já oferecem de série uma manete de velocidades ajustável. Em conjunto com um rolamento optimizado e uma nova cinemática da alavanca de velocidades, foi também possível otimizar ainda mais as mudanças da transmissão de seis velocidades. A F 900 GS também apresenta uma nova alavanca de travão de pé numa posição mais alta.
Em comparação com o modelo anterior, o farol LED da nova BMW F 900 GS oferece um maior ângulo de abertura dos médios e, portanto, uma melhor iluminação diretamente à frente da moto. A nova F 900 GS Adventure e a F 800 GS também incluem faróis LED de série, assim como nos indicadores de mudança de direção. Os novos modelos GS da série F têm um grande ecrã TFT de 6,5 polegadas de série, o que se aplica em particular à F 800 GS, que anteriormente tinha um ecrã analógico.

Novo design e menos 14 quilos

A nova BMW F 900 GS foi completamente redesenhada e beneficia de um design dinâmico que sinaliza maiores qualidades off-road e desportivas, bem como destaca visualmente os 14 kg de peso reduzido. Um dos pontos-chave do novo design é o depósito de combustível em plástico, agora com um desenho muito mais fino e ergonomicamente mais favorável, com uma capacidade de apenas menos 0,5 litros do que o modelo anterior. Os novos painéis laterais do depósito, bem ajustados, juntamente com o novo revestimento do radiador, conferem à nova F 900 GS um aspeto elegante, desportivo e orientado para o todo-o-terreno. As qualidades todo-o-terreno, a desportividade e o desempenho dinâmico também se reflectem em toda a secção traseira, que é significativamente mais estreita e mais dinâmica do que o modelo anterior. O aspeto dinâmico da nova F 900 GS é ainda melhorado pelo silenciador Akrapovič.