Se você é motociclista ou entusiasta das duas rodas, sabe que, por baixo de toda aquela carenagem e do design arrojado, há um intrincado sistema elétrico responsável por garantir o funcionamento adequado do motor e dos componentes da sua motoca. Dentro desse sistema, as bobinas de ignição e de pulso operam incansavelmente para garantir eficiência e consistência na hora de dar a partida e manter o motor da sua moto rodando com suavidade.
E uma coisa é certa: todo mecânico ou profissional aplicador de confiança precisa saber tudo e mais um pouco sobre a importância, os cuidados na instalação e as demandas de manutenção das bobinas de ignição e de pulso, já que a qualidade desses componentes e a assertividade na hora da aplicação podem afetar diretamente o desempenho e a durabilidade do motor.
É por isso que, no artigo de hoje, veremos como essas peças funcionam e qual sua utilidade no conjunto da moto. Vem com a gente!
Afinal, como funcionam e qual é a função dessas bobinas?
Quando falamos das bobinas de ignição e de pulso, é preciso entender que cada uma dessas peças desempenha uma função específica no sistema eletroeletrônico. Aqui, destacamos as principais diferenças entre elas, olha só:
Sabe aquela faísca que dá vida à sua moto? É a bobina de ignição que faz isso acontecer. Ela transforma a energia com baixa tensão fornecida pela bateria em uma poderosa carga elétrica, que é capaz de gerar a faísca que inicia a queima da mistura de ar e combustível no cilindro do motor. Inclusive, a Daniele Reis, da engenharia de produtos da Vedamotors, explica esse processo em detalhes no vídeo a seguir:
Tudo isso, claro, acontece em várias etapas. Primeiro, a energia elétrica fornecida pela bateria é direcionada para a bobina de ignição através da fiação principal. Em seguida, a bobina de ignição armazena essa energia em um campo magnético, que é interrompido de forma forçada e, assim, transforma em um pulso de alta tensão que é enviado para a vela de ignição, gerando a faísca. Já em motos com CDI, a bobina de ignição recebe a energia elétrica armazenada em um capacitor dentro do CDI e transforma em um pulso de alta tensão, que por sua vez é enviado para a vela de ignição.
A bobina de pulso, por outro lado, é uma peça importante que trabalha em conjunto com o sistema de injeção eletrônica ou com o CDI. Ela é composta por um ímã permanente e uma bobina de fio de cobre. Esse ímã gera um campo magnético constante e, quando o motor gira, os ressaltos metálicos do volante do motor passam por essa bobina de fio de cobre, gerando uma corrente elétrica na bobina. Parece difícil, mas não se preocupe: a Dani está de volta para explicar o funcionamento delas! Confira:
Como você viu, a corrente é enviada para o sistema de injeção eletrônica ou CDI da moto, que a utiliza para calcular a posição exata e velocidade de rotação do motor. Com essa informação, o sistema eletrônico envia a quantidade correta de combustível na hora certa e dispara a faísca na vela para dentro do cilindro, garantindo o funcionamento e a melhor performance possível da moto. Assim, tudo fica sincronizado e funcionando perfeitamente.
Identificando problemas nas bobinas de ignição e de pulso
E já que explicamos como as bobinas de ignição e de pulso ajudam a garantir o funcionamento perfeito dos conjuntos da motocicleta, nada mais justo do que chamar atenção também para os problemas que podem se manifestar quando há algo de errado com esses componentes. Pensando nisso, reunimos alguns sinais de que a bobina pode estar com defeito. Anote aí:
- Dificuldade para dar a partida: se o piloto estiver enfrentando dificuldades para ligar a moto ou ela demorar mais tempo do que o normal para pegar, pode ser um sinal de que a bobina de ignição ou de pulso não estão funcionando corretamente.
- Falhas no funcionamento do motor: se o motor estiver falhando, dando trancos ou apresentando dificuldades para manter a marcha lenta, por exemplo, vale checar a bobina de pulso.
- Consumo excessivo de combustível: se a moto estiver bebendo mais do que o normal, pode ser um sinal de que a bobina de ignição está com o “tempo” do pulso incorreto, o que pode levar a uma queima incompleta da mistura de ar e combustível na câmara e aumentar o consumo.
- Falta de potência: se a moto estiver com pouca potência, demorando para acelerar ou sem força suficiente para subir ladeiras, pode ser um sinal de que as bobinas de ignição e de pulso estão com problemas ou que foram aplicadas incorretamente pelo seu mecânico.
O diferencial que só a VEDA oferece!
Já deu para perceber que, apesar de serem itens pequenos e de engenharia aparentemente simples, as bobinas de ignição e de pulso desempenham um papel muito importante para o sistema elétrico da moto, certo? É justamente por isso que, aqui na VEDA, levamos tão a sério o cuidado com as características técnicas e de produção desses componentes.
Nossas bobinas de ignição, por exemplo, são produzidas com fios de cobre puro e revestimento duplo em verniz, o que garante imunidade à variação de temperatura, vibração e alta tensão. Além disso, elas possuem conectores com o mesmo padrão do original, o que facilita a instalação.
Nossas bobinas de pulso, por sua vez, têm um ímã reforçado, o que aumenta a precisão do sinal emitido. Sem contar que, assim como no caso das bobinas de ignição, os fios de cobre de alta pureza e o isolamento duplo das bobinas de pulso também ajudam a dar mais resistência às variações de temperatura e vibração — tudo com um suporte metálico ainda mais resistente, que as mantêm bem presas ao motor!
O nosso compromisso é garantir que a sua moto possa entregar o melhor desempenho com as melhores soluções e peças de reposição. E isso não vale só para as bobinas, não! No nosso portfólio, clientes e parceiros contam com um catálogo completo de reposição para motocicletas de todos os tipos, modelos e tamanhos.
Quem busca qualidade e confiabilidade exige Vedamotors. Por isso, entre em contato com a gente para saber onde encontrar nossos produtos pelo Brasil e siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e lançamentos da casa!