Piloto brasileiro foi tão rápido que terminaria à frente de 14 pilotos da categoria Enduro GP.
O Borilli World Enduro Championship chega neste final de semana à sua segunda corrida.
Após a fantástica etapa de abertura, realizada em Riquésta, na França, os melhores pilotos do mundo não tiveram muito descanso, e já no final de semana seguinte rumaram para a cidade de Spoletto, na Itália. Mais dois dias de prova pela frente.
Tal como ateonceu na França, o terreno está úmido, já que a Europa entra em clima de outono, sempre marcado pelo início das chuvas e também do frio.
O Campeonato este ano tem um sabor especial para nós, brasileiros, pois além de ser patrocinado pela Borilli Racing, fabricante gaúcha de pneus, tem a participação de um piloto brasileiro, Bruno Crivilin, que conta com o indispensável suporte da Honda Racing.
Tive a oportunidade de acompanhar a primeira etapa presencialmente, na França e pude perceber o quanto o ambiente está favorável para o sucesso de Bruno e da Borilli. Na França, por não ter sido rankeado em 2019, Bruno se viu obrigado a largar em todas as especiais, atrás de pilotos mais lentos, o que o prejudicou, principalmente nas especiais de Enduro.
Já neste final de semana na Itália, Bruno largou entre os mais rápidos da categoria junior e mostrou que é um nome a ser observado atentamente. Vale lembrar que o Enduro é um esporte de velocidade, e em termos de competição, isso significa referência. É preciso saber quais são os seus adversários e tentar andar mais rápido do que eles para vencer a prova.
Crivilin chegou ao Campeonato, vindo de seis títulos brasileiros. Sua referência era o Brasil, que conta com pilotos mais lentos que os do Campeonato Mundial. Rapidamente o capixaba assimilou que seria necessário trocar de referências. E para sua sorte, ele conta com o competente Alex Salvini, chefe de equipe que é experiente e ainda acelera forte. É algo semelhante ao que Tunico Maciel tem no Rally Brasileiro, ao contat com a tutela de Dário Julio como chefe de equipe e Jean Azevedo, como colega de time.
E no adversário Theo Spinassi, que é uma jovem fera do esporte, Crivilin tem o referencial ideal para conquistar seu espaço no Enduro Mundial. Theo anda muito e ainda está na categoria Júnior, fazendo tempos melhores que a maioria dos pilotos da Categoria Enduro GP. Por ter 23 anos, Crivilin tem apenas a temporada de 2020 na Categoria Júnior, pois a partir de 2021 fará parte da Elite. 2020 é o ano para Crivilin conseguir a referência que precisa, e terá, para a partir de 2021 tentar, por 5 ou 6 anos, colocar a bandeira do Brasil entre os melhores do Planeta, na categoria mãe.
A etapa da Itália começou na sexta-feira, com um superteste, bem no meio da cidade de Spoletto, com grande público presente, sempre guardando as distâncias sociais necessárias em tempos de Corona Virus. Crivilin – que usa pneus Borilli em sua Honda – mandou muito bem, terminando em TERCEIRO LUGAR na sua categoria, a J1.
No sábado aconteceram as 3 voltas no circuito, com cada volta tendo 3 especiais, sendo uma de Enduro, outra de Motocross e outra de Extreme enduro. Crivilin manteve-se firme ao longo do dia, sempre entre os TOP 10. Finalizou em quarto lugar na categoria J1, somando preciosos pontos para o Campeonato. Vale lembrar que no segundo dia da etapa francesa o piloto conquistou o terceiro lugar, isto é, ele certamente estará entre os 5 primeiros do ranking global da J1. Aliás, na etapa de sábado, na Itália, o piloto brasileiro foi tão rápido que terminaria à frente de 14 pilotos da categoria Enduro GP.
No domingo acontecerá a segunda etapa do final de semana. Cada dia conta como uma etapa para o campeonato, isto é, em termos de ranking geral, neste sábado foi disputada a terceira etapa. Confira a seguir como foram as classificações de Bruno durante as etapas de sábado, na prova italiana.
Borilli World Enduro Championship 2020 – Etapa 2 – Spoleto, Itália
Bruno Crivilin / Brasil
SEXTA-FEIRA
Supertest
P3 na J1
P9 na Junior
SÁBADO – ESPECIAIS
Especial 1 – Enduro
P2 na J1
P6 na Junior
Especial 2 – Extreme
P5 na J1
P14 na Junior
Especial 3 – Motocross
P5 na J1
P10 na Junior
Especial 4 – Enduro
P6 na J1
P12 na Junior
Especial 5 – Extreme
P6 na J1
P17 na Junior
Especial 6 – Motocross
P4 na J1
P10 na Junior
Especial 7 – Enduro
P4 na J1
P8 na Junior
Especial 8 – Extreme
P4 na J1
P10 na Junior
Especial 9 – Motocross
P5 na J1
P11 na Junior
Resultado final do sábado + supertest de sexta
P4 na J1
P8 na Júnior
Acompanhe em nosso Instagram, mais atualizações da Participação do piloto Brasileiro. Clique aqui.