Após um obrigatório interregno em 2020 a Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal regresso no passado Sábado ao fantástico Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.
Juntando os campeões de 2020 e 2021 a cerimónia que marcou o encerramento oficial da temporada desportiva viu igualmente no palco da sala as selecções nacionais presentes nas diversas competições por equipas realizadas em 2021 – em 2020 não se realizaram provas por selecções a nível mundial – tais como os ISDE, MX das Nações, Supermoto das Nações e Trial das Nações, sem esquecer os pilotos que venceram campeonatos a nível internacional e os que participaram em campeonatos do mundo.
Mesmo em situação de pandemia a Federação de Motociclismo de Portugal, os clubes organizadores, pilotos, marcas e equipas realizaram em 2020 um total de 7 campeonatos nacionais e 12 provas internacionais, e em 2021 foram 18 campeonatos nacionais e 13 provas internacionais (13 campeonatos do mundo, 2 taças do mundo e 3 campeonatos europeus).
Após dois anos complicados mas ultrapassados de forma exemplar por toda a comunidade das ‘corridas’ em Portugal, a cerimónia celebrou de forma especial igualmente os novos valores do motociclismo de Portugal, distinguindo de forma independente os pilotos mais jovens – das classes iniciação – que conquistaram títulos nacionais nestes dois últimos anos, num total de 18 pilotos que são também o ‘estmulo’ e a confiança para o futuro.
A estes juntaram-se ainda os três pilotos que levaram as cores de Portugal ao quarto lugar na final do FIM MiniGP World Series, Martim Marco, Pedro Matos e Lourenço Vicente.
Como é hábito a FMP homenageou igualmente aqueles que têm dedicado as suas vidas ao motociclismo e nesta Gala dos Campeões foram distinguidos Jorge Ró e Paulo Vicente com os Diplomas de Mérito, recebendo Medalhas de Mérito Pedro Ribeiro, Rui Gonçalves e Ivo Lopes, qualquer um deles com uma vida dedicada ao motociclismo.
Presente na cerimónia a conhecida Rita Guerra – que no passado mês de Novembro ‘levantou’ o público nas bancadas do Autódromo Internacional do Algarve quando de forma soberba interpretou o hino de Portugal antes do arranque da prova do Mundial MotoGP aí realizada – transmitiu aos presentes palavras de confiança para o futuro, ela uma reconhecida apaixonada pelas motos e pelo motociclismo.
A noite foi igualmente escolhida por Manuel Marinheiro, o Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, para entregar ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, a Medalha de Mérito Motociclista, sendo também o pequeno discurso do homenageado um dos momentos da noite pela sua simplicidade e boa disposição.
A noite fechou com a habitual foto de família de todos os campeões nacionais, mais de meia centena juntando ambas as temporadas, todos eles desejosos de voltar ao mesmo local dentro de um ano
:.
(Texto e Foto: FMP)