Josep Garcia dominou os resultados na primeira rodada do Campeonato Espanhol de Enduro de 2022, liderando um elenco internacional com Hamish Macdonald e Zach Pichon também subindo ao pódio em Puerto Lumbreras, perto de Múrcia.
Josep García dominou desde o Supertest de abertura na sexta-feira até dois dias inteiros durante o fim de semana, apesar de ter passado apenas três semanas desde a cirurgia por quebrar o pulso enquanto corria com o GNCC.
Além de um primeiro Teste Extremo, Garcia estabeleceu o tempo mais rápido no resto dos especiais para tirar o arranhão e a vitória da E2 no primeiro dia por 15 segundos sobre Hamish Macdonald – no segundo dia, essa margem de vitória dobrou para 30 segundos.
O neozelandês correu as duas primeiras rodadas do Campeonato Italiano de Enduro e trouxe uma forma forte para desafiar Garcia neste fim de semana na Espanha.
Jaume Betriu, por outro lado, admitiu no ritmo por não ter competido até agora nesta temporada. Apesar de empurrar Garcia no Supertest de sexta-feira, o piloto do WP Eric Auge teve que lutar pelos resultados do scratch, embora a vitória na E3 tenha sido mais fácil.
“Há um mês, eu nem sabia se estaria aqui ou não,” disse García. “O objetivo era vir aqui e marcar pontos, mas quando vou às corridas, gosto de dar tudo de mim. Eu me senti fisicamente bem desde o Supertest e tive um sentimento muito bom com a bicicleta o fim de semana todo. Ontem saí atacando, abri uma lacuna na primeira volta e, apesar de cair três vezes no final, ganhei. Hoje começamos com o mesmo objetivo e, apesar de alguma fadiga, consegui vencer novamente no zero e na E2.”
Confira os melhores pilotos sobre as ferramentas em serviço após o primeiro dia…
Pilotos sherco enxameiam o pódio
A segunda posição em ambos os dias foi para Hamish Macdonald, da Sherco Factory Racing, que também foi o único piloto a definir tempos de teste mais rápidos do que García. Um mês antes do início do Campeonato Mundial de Enduro, Macdonald está deixando claro que quer estar no pódio de EnduroGP
“Ontem foi um dia difícil para todos, eu acho”, disse Hamish. “Normalmente, eu me adapto muito bem à bicicleta e a faço ir para onde eu quero que ela vá, mas ontem eu não consegui fazer isso e também não consegui escolher boas linhas. No final, obtive um bom resultado, embora eu nem saiba como. Hoje eu estava mais focado e as coisas ficaram melhores. Estou feliz com a forma como foi a corrida e vencer Josep em alguns especiais é sempre bom.”
Outro dos convidados pisando na série espanhola nesta rodada foi o novato do Sherco Zachary Pichon, filho do ex-piloto de motocross francês Michael. Quarto arranhão e melhor Junior no primeiro dia, Zach subiu ao pódio geral no segundo dia, apenas quatro segundos atrás de seu companheiro de equipe Macdonald. O francês fez a classe Junior Open confortavelmente à frente do piloto sueco Lucas Vagberg.
“Tem sido um bom fim de semana para mim.” Disse Pichon. “É a primeira vez que eu corro no campeonato espanhol e eu realmente gostei dos especiais, havia um pouco de tudo. Ontem eu consegui ser o quarto arranhão e o primeiro Junior e hoje conseguimos repetir a vitória da categoria e subir ao pódio, é ótimo!”
Jaume Betriu não conseguiu parar o exército de Sherco no segundo dia e teve que se contentar com o quarto arranhão e uma vitória dupla na E3 à frente de Marc Sans (quinto arranhão) e seu companheiro de equipe, Enric Francisco, em sexto lugar.
“Teria sido bom fazer corridas de pré-temporada”, admitiu Betriu. “Ontem foi difícil para mim ter ritmo de corrida e hoje foi um dia um pouco mais longo, mas foi praticamente um enduro de sprint. Eu tive um pequeno acidente na segunda volta, mas me senti bem. Agora tudo o que resta é acelerar o ritmo para poder ter um bom campeonato mundial e lutar com García no campeonato nacional pelo arranhão.”
Os irmãos Sergio e Alejandro Navarro lutaram durante todo o fim de semana na categoria E1 para terminar em primeiro e segundo lugar, respectivamente. O terceiro lugar foi para outro piloto ensacando algum treinamento da temporada de EnduroGP, Antoine Magain.
Na classe Junior 125, a equipe WP Eric Augé ocupou as duas primeiras posições com Àlex Puey e Lluís Gonfaus à frente de Alfredo Pellicer.
Mireia Badia se despediu da primeira rodada da temporada nacional de 2022 e seu primeiro passeio com a equipe Rieju Racing com uma confortável vitória dupla na categoria feminina à frente de Júlia Calvo e Nora Esteba.
Enduro Espanhol Rnd1, dia 1 scratch results:
Enduro Espanhol Rnd1, dia 2 scratch resultados: