A premiação MXGP Awards celebrou mais uma temporada bem sucedida do Campeonato Mundial de Motocross na última etapa no MXGP da Turquia. Assim que a bandeira quadriculada balançou pela última vez nesta temporada e os campeões mundiais 2022 foram oficialmente confirmados com as medalhas de ouro, era hora de começar as festividades com a cerimonia anual.
A premiação aconteceu na área de Moto Festival dentro do circuito de Afyon, diante de um imenso público de fãs e equipe do paddock que se reuniram para as celebrações que foram o final perfeito para uma temporada emocionante de corrida.
O MXGP Awards foi apresentado pelo comentarista da MXGP-TV, Paul Malin, e pela apresentadora da MXGP-TV, Lusa Leyland, e o evento foi inteiramente transmitido por live stream para o mundo todo pelo site oficial www.MXGP-TV.com, e também pelo canal oficial do Youtube do MXGP.
A tarde começou com uma mensagem especial de David Luongo, CEO da Infront Moto Racing, e Jorge Viegas, presidente da FIM, que compartilharam algumas palavras sobre a temporada 2022 e aproveitaram para dar os parabéns a todos por seus trabalhos.
“Primeiramente, obrigado a todos por comparecerem a esse Grand Prix fantástico aqui na Turquia. Um grande agradecimento ao Governador, ao Prefeito, a Federação Turca de Motociclismo, ao Organizados e a todos que tornaram esse evento possível. Essa temporada tem sido desafiadora, sendo a primeira pós covid. Foi incrível ter as etapas internacionais de volta, com a Argentina sendo a primeira, que foi um grande símbolo e depois a Indonésia e outros eventos que fizeram falta durante os dois anos anteriores, como a Suécia e Finlândia. E também ter o público de volta as corridas foi um momento muito importante. Na MXGP, nós temos um grande campeão em Tim Gajser, que não teve uma jornada fácil, com vários rapazes velozes atrás dele o pressionando a vencer. E na MX2… O que posso dizer? Foi incrível. Parabéns a Tom, mas também a Jago que se esforçou bastante e deu o seu melhor. Foi ótimo ter todos os campeões aqui com a gente nesta tarde, incluindo os campeões Junior e Europeu, realmente temos um elenco completo para a comemoração. Obrigado a todas as equipes e pilotos pelo apoio, o motocross é uma grande família e todos os envolvidos trabalham muito para entregar um grande campeonato como o que vimos novamente este ano. Obrigado a todos e divirtam-se hoje.” – David Luongo
“Obrigado a todos na Turquia, meus amigos, os pilotos, as equipes e especialmente ao público. Qual cenário melhor do que o daqui, pessoas e um lugar lindos. Nós tivemos um campeonato maravilhoso que foi decidido hoje. Estamos ansiosos para voltar ainda melhor no ano que vem. Aproveitem sua tarde com os melhores pilotos do mundo.” – Jorge Viegas
A cerimônia de premiação começou oficialmente com a apresentação e entrega dos prêmios as equipes e fabricantes vencedores do ano.
Veja a lista completa dos vencedores 2022:
MXGP Manufacturer World Champion: Yamaha
MXGP Winning Team: Team HRC
MX2 Manufacturer World Champion: Yamaha
MX2 Winning Team: Red Bull KTM Factory Racing
WMX Manufacturer World Champion: Yamaha
WMX Winning Team: Ceres 71 Racing
“Jan De Groot” Award (cheque €5.000): Simon Längenfelder
Junior e-Motocross Series: Timoteï Cez
EMX65 European Champion: Ricardo Bauer
EMX85 European Champion: Vitezslav Marek
EMX125 Presented by FMF Racing European Champion: Cas Valk
EMX250 European Champion: Rick Elzinga
EMX2T European Champion: Toms Macuks
EMX Open European Champion: Jose Butron
65cc Junior World Cup Winner (campeão mundial 65cc): Lucas Leok
85cc Junior World Champion (campeão mundial 85cc): Gyan Doensen
125cc Junior World Champion (campeão mundial 125cc): Ivano Van Erp
Women’s Champion (campeã WMX): Nancy Van de Ven
MXGP Best Media Opportunity (melhor imprensa): Indonesia
MXGP Best Promotion (melhor divulgação de GP): Turkiye
Best Rider of the Year, Sponsored by Athena (piloto do ano): Tim Gajser
Fox Holeshot Award MXGP and MX2: Jorge Prado & Tom Vialle
MXGP Best Organizer (melhor organizador de GP): France, Ernée
MX2 World Champion (campeão MX2): Tom Vialle
MXGP World Champion (campeão MXGP): Tim Gajser
ASSISTA A CERIMÔNIA COMPLETA: