António Maio venceu tudo o que havia para vencer na 29.ª edição do Raide “Paraíso do Todo-o-Terreno” de Góis.
Com uma vantagem de 1m58s amealhada no primeiro dia de competição, António Maio não precisava de vencer a PEC3 para triunfar. No entanto, o alentejano não quis “deixar os seus créditos por mãos alheias” e foi o mais rápido na etapa de domingo por uma margem de 57 segundos sobre Gustavo Gaudêncio.
O piloto da Honda voltou a ser o principal opositor a Maio mas, na classificação final, 2m55s separaram-no do vencedor. Ainda assim, foi um ótimo resultado para Gaudêncio, ele que foi apenas 28.º na Baja TT Montes Alentejanos, e chegou a Góis com uma enorme necessidade de recuperar pontos no campeonato.
Mário Patrão voltou a mostrar por que motivo é o piloto com mais títulos de campeão nacional na história da Federação de Motociclismo de Portugal. Na sua primeira participação no CNTT em 2022, o piloto da KTM tirou partido da sua vasta experiência para subir ao degrau mais baixo do pódio na tabela final a 1m36 de Gustavo Gaudêncio.
Nos 146 km da PEC3, Micael Simão entrou ao ataque e ganhou duas posições face ao dia anterior. O piloto da GasGas tinha como principal objetivo a vitória na classe TT3 – meta que atingiu – e esse foco levou-o a terminar a prova beirã na 4.ª posição da classificação geral.
Daniel Jordão teve uma prestação consistente que o levou ao 5.º lugar final, terminando o campeão nacional absoluto de 2019 na frente de Fábio Magalhães, o vencedor da categoria TT1.
Vítima de três quedas no sábado, o piloto da Honda geriu a sua corrida no domingo para sair de Góis com o seu principal objetivo cumprido, ou seja, o triunfo na sua classe.
O Top 10 final ficou completo com Fernando Ferreira (melhor 2T), Miguel Castro, Paulo Santos e David Megre.
O campeonato nacional de Todo-o-Terreno prossegue nos dias 22, 23 e 24 de Abril com a realização do Raid da Ferraria.
Classificação final do Raide TT Góis
- António Maio, YAMAHA, 4h46m58s
- Gustavo Gaudêncio, HONDA, 4h49m53s
- Mário Patrão, KTM, 4h51m29s
- Micael Simão, GASGAS, 4h55m43s
- Daniel Jordão, HUSQVARNA, 4h58m01s
- Fábio Magalhães, HONDA, 4h58m13s
- Fernando Ferreira, FANTIC, 5h02m32s
- Miguel Castro, KTM, 5h03m45s
- Paulo Santos, HONDA, 5h06m49s
- David Megre, KTM, 5h09m30s
:.
(Foto: João da Franca)