HomeVedamotorsComo escolher a melhor guarnição para sua motocicleta! – Vedamotors

Como escolher a melhor guarnição para sua motocicleta! – Vedamotors

COMO ESCOLHER A MELHOR GUARNIÇÃO PARA SUA MOTOCICLETA!

Você está procurando uma GUARNIÇÃO para a sua moto? Nesse conteúdo vamos te ajudar a identificar uma Guarnição de Tampa de Válvula de qualidade. Vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para não hesitar na hora de fazer a melhor compra!

 

  1. Qual a FUNÇÃO das Guarnições Tampa de Válvula?

Você sabe qual a real função das guarnições da tampa de válvula? Muitos acreditam saber, porém são poucos os que sabem a real função e a importância dessas guarnições. Mas, fica tranquilo, porque agora vamos explicar tudo o que você precisa saber.

A guarnição da tampa de válvula tem como função proporcionar a vedação para a tampa de válvula, conforme seu nome já diz. Ela impede a passagem de fluídos, como o óleo, para o meio externo, além disso. Ela é responsável por distribuir uniformemente a temperatura dentro do motor evitando o superaquecimento.

Usa-se a guarnição ao invés da junta, pois existe a necessidade de compensar diferenças de planicidade e acabamento superficial.

 

  1. Qual matéria prima deve ser utilizada nas guarnições?

É muito importante você saber qual a matéria-prima que está sendo utilizada na guarnição antes mesmo de você comprá-la. Pois isso é um dos fatores decisivos para você ter um produto de alta duração e de qualidade na sua motocicleta.

A matéria-prima deve ser borracha de excelente qualidade, pois somente assim, conseguirá suportar o contato com o óleo lubrificante. Com a pressão e com o aquecimento gerado pelo funcionamento do motor, sem sofrer deformações.

Através da propriedade de resiliência (retorno elástico) dos Elastômeros Vedamotors, a guarnição suporta as constantes pressões da tampa de válvulas e não deforma. Fazendo a correta vedação durante toda a vida útil.

As guarnições da Vedamotors são 100% fabricadas com uma excelente borracha! E como já mencionamos. É importantíssimo que você verifique a qualidade do material das guarnições que está comprando, ter esses cuidados evita os vazamentos e outros possíveis problemas, inclusive a dor de cabeça.

  1. Quando substituir a Guarnição Tampa de Válvula?

Assim como qualquer peça que constitui o sistema mecânico de uma moto, a guarnição da tampa de válvula também está sujeita ao desgaste devido ao uso contínuo. Por isso é importante saber quando fazer essa substituição e a importância de realizar a manutenção preventiva periodicamente se faz presente.

Uma vez desgastada, a mesma não oferecerá a segurança necessária para o pleno funcionamento da moto.

Quando forem realizadas as revisões periódicas, não deve reutilizar as guarnições de tampa de válvula. É muito importante saber que sempre que a motocicleta for desmontada deve-se fazer a substituição da guarnição por uma nova.

Os principais fabricantes de motocicleta costumam recomendar a conferência e regulagem das válvulas a cada 4.000 km e para isso é desmontado o motor da motocicleta, onde já é feito a substituição da guarnição de tampa de válvula. Para que as guarnições não apresentem vazamentos prematuros recomenda-se a substituição dos coxins juntamente com a guarnição.

A Vedamotors fornece o kit completo com guarnição e coxins.

 

  1. Como garantir um bom funcionamento da guarnição?

Para garantir o melhor funcionamento das guarnições da tampa de válvula você deve seguir alguns passos no momento da instalação, e é claro, com muito cuidado.
A partir disso, observe os cuidados que devem de ser tomados:

  • Primeiramente deve-se sempre verificar a tampa de válvula para que não haja nenhum empenamento ou algum dano no perfil de instalação da guarnição. Também verificar se não há nenhum dano nas faces do cabeçote.  Isso é muito importante e este passo da instalação não deve ser negligenciado.

 

  • Como sempre falamos em nossos conteúdos, não existe a necessidade da aplicação de cola na montagem da guarnição. A Vedamotors produz produtos de excelente qualidade que fazem seu papel perfeitamente no momento da aplicação do produto. Possuindo em sua composição elementos que garantem uma perfeita vedação e dispensam o uso da cola ou de qualquer componente químico. Muito pelo contrário, a cola pode agredir os componentes do produto. Provocando a perda das propriedades originais do composto, podendo ocasionar ressecamento e possíveis vazamentos no motor.

 

  • No momento da troca da guarnição é sempre muito importante substituir os coxins. Muitos podem até não saber, mas este detalhe é essencial. Mas para isso, tenha muita atenção! Jamais utilize calços, arruelas ou qualquer outra coisa sobre os coxins. Isso vai gerar um aperto excessivo e desnecessário que vai gerar problemas, ocasionando dano à guarnição ou até mesmo empenamento da tampa. Tome muito cuidado na manutenção da sua moto e não cometa esse erro!

 

  • Queremos chamar a atenção para esse tópico muito importante, pois essa informação é indispensável para o correto funcionamento do produto na moto. É fundamental que na manutenção, no momento em que for feito o aperto dos parafusos da tampa de válvula, seja utilizado um torquímetro. Essa necessidade se dá, porque o aperto deve de ser realizado conforme os valores que são especificados no manual de serviços da motocicleta.
    Apertar o máximo possível os parafusos deixando eles apertados mais que o necessário. Não garante vedação, pelo contrário, aperto excessivo pode ocasionar danos na peça! Lembre-se sempre disso, é uma informação indispensável!

 

  1. Comparativo de Guarnição Vedamotors X Concorrente

Testamos a guarnição Vedamotors e a guarnição do concorrente por 1000 km na motocicleta HONDA FAN ESDI ANO 2015.

Após a desmontagem é possível observar que a guarnição Vedamotors não sofreu alterações no seu perfil e manteve suas características originais. Já a guarnição do concorrente sofreu deformações permanentes (amassamentos) ocasionando vazamentos prematuros.

Neste simples teste é possível demonstrar que a Vedamotors utiliza uma matéria prima de excelente qualidade em suas guarnições. Alguns fabricantes no mercado de reposição utilizam matéria prima alternativa, como NYLON, PU, PVC etc. Mas você sabia que material alternativo pode causar danos na sua motocicleta? Por isso é indispensável conhecer a marca e os procedimentos do produto que você está adquirindo.

 

TESTES COM GUARNIÇÕES TAMPA DE VÁLVULAS HDA CG 150

 

Este relatório tem como objetivo avaliar o funcionamento em campo das guarnições Vedamotors x Concorrentes. A guarnição testada é o código VE99016010009, que é vendida avulsa e também nos seguintes códigos:

 

CÓDIGO DESCRIÇÃO
VE05084000001 KIT VEDACAO TPA VALVULA HDA CG 150/CRF 150F (12-  ) (GUARNICAO + COXIM TPA VALVULA)
VE056000001KB KIT SUPERIOR HDA CG 150 TITAN/FAN (04-  )/NXR 150 BROS (06-  ) FLEX C/BORRACHA
VE99016010009 GUARNICAO TPA VALVULA HDA CG 150 (04-  ) CG 125 FAN (09-  ) CRF 150F (07-14)
VS05850010001 JG JUNTA HDA CG 150 TITAN/FAN (04-  )/CRF 150F (12-  )/NXR 150 BROS (06-  ) FLEX C/BORRACHA

 

  1. TESTE DE APERTO

 

Foram realizados testes montando as guarnições com o torque nos parafusos de acordo com o recomendado pelo fabricante e outro teste com torque excessivo. Os resultados se encontram na tabela abaixo:

 

MARCA VEDAMOTORS CONCORRENTE 1 CONCORRENTE 2
MONTAGEM COM TORQUE CONFORME O ESPECIFICADO E SUBMETIDO A TESTES DE TEMPERATURA A 200°C DURANTE 1 HORA Guarnição manteve  com perfil
e espessura conformes, os parafusos de fixação  se  mantiveram no  torque especificado
Guarnição manteve seu perfil conforme, porém a espessura
sofreu deformações permanentes, e os parafusos de fixação perderam torque devido ao amassamento da guarnição
Guarnição com deformação nos “ribs” de vedação; espessura
sofreu deformações permanentes, os parafusos de fixação perderam torque devido ao amassamento da guarnição
MONTAGEM COM TORQUE EXCESSIVO COM CALÇO SOB OS COXINS E SUBMETIDO A TESTES DE TEMPERATURA A 200°C DURANTE 1 HORA Espessura inicial:5,60mm
Espessura final teste:5,45mm
Deformação permanente:0,15mm
Na desmontagem os parafusos de fixação apresentaram baixa perda de torque
Espessura inicial:5,95mm
Espessura final teste: 4,07mm
Deformação permanente:1,88mm
Na desmontagem os parafusos de fixação apresentaram baixa perda de torque
Espessura inicial:6,61mm
Espessura final teste:5,60mm
Deformação permanente:1,01mm
Na desmontagem os parafusos de fixação apresentaram grande perda de torque.

A guarnição Vedamotors mantém suas propriedades quando submetida à montagem correta. Devido às propriedades do material, não é recomendável a utilização de torque excessivo. As guarnições dos concorrentes até suportam excesso de torque, mas se deformam permanentemente, o que ocasiona perda na capacidade de vedação.

 

  1. TESTE DE CAMPO
  • Aplicação da guarnição VEDAMOTORS:

 

 

  • Guarnição VEDAMOTORS ajusta-se perfeitamente no perfil da tampa e permanece fixa na tampa facilitando a montagem.

 

 

 

  • Aplicação da guarnição CONCORRENTE 1:

 

 

  • Guarnição CONCORRENTE 1 com divergência de perfil, menor que a tampa apresentando muita dificuldade na montagem.

 

 

  • Aplicação da guarnição CONCORRENTE 2:

 

  • Guarnição CONCORRENTE 2 com divergência de perfil, menor que a tampa apresentando muita dificuldade na montagem.

 

 

  • Desmontagem guarnição VEDAMOTORS (motocicleta utilizada em entrega de autopeças):

 

  • Guarnição Vedamotors percorreu 5.815 km, não apresentando sinais de vazamentos.

 

 

 

  • Desmontagem da guarnição CONCORRENTE 1 (teste em banco de provas dinamômetro)

 

  • Guarnição CONCORRENTE 1 vazou com 510 km.

 

 

  • Desmontagem da guarnição CONCORRENTE 2 (motocicleta utilizada em entrega de autopeças):

 

  • Guarnição CONCORRENTE 2 apresentou vazamentos com 2.480 km percorridos.

 

 

 

 

  1. CONCLUSÕES

 

Os testes comprovam que a guarnição Vedamotors possui propriedades adequadas à aplicação, por ser fabricada com matéria-prima de alta qualidade.

 

A resistência ao torque excessivo não deve ser considerada como parâmetro para determinação da qualidade da guarnição. Pelo contrário, quanto mais a guarnição suporta torque acima do especificado, maior a chance de ocorrer vazamentos prematuros, devido às propriedades da borracha.

 

Reforçamos que a aplicação deve ser realizada por profissionais habilitados, sempre seguindo as recomendações do fabricante, principalmente:

  • Aperto dos parafusos no torque recomendado pelo fabricante;
  • Substituição dos coxins juntamente com as guarnições;
  • Não utilização de nenhum tipo de calço durante a montagem.

 

Ao proceder desta forma, a guarnição Vedamotors terá a durabilidade para a qual foi projetada.

 

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado para não cometer erros na hora de comprar uma guarnição da tampa de válvula de qualidade para a sua motocicleta.
Lembre-se sempre dessas dicas para evitar quaisquer dores de cabeça. Este conteúdo foi desenvolvido pensando em você, para que possa compreender o que é importante em uma guarnição. Até mesmo a maneira correta de aplicá-la no momento da manutenção!

Ficou alguma dúvida ainda? Manda pra gente!

Guia do mecânico
Guia do mecânico

Veja mais em Vedamotors

Leia Também