No último domingo, Limeira foi palco de uma das mais emocionantes etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross do ano 2023, um verdadeiro espetáculo com duelos emocionantes entre pilotos e equipes, o que deixou o dia ainda mais divertido para o público e telespectadores.
O calor já era extremo logo no início da manhã, e com o passar das horas foi se intensificando ainda mais, o que acabou se tornando uma prova de “resistência” para os pilotos que precisaram intensificar seu preparo físico e fazer alta ingestão de água para garantir hidratação necessária para conseguirem concluir as provas.
As atividades começaram cedo, por volta das 8h com os warm-ups, momentos em que os pilotos puderam avaliar a pista e aquecer para as provas oficiais. Em seguida, foram realizadas provas classificatórias para as categorias 65cc e MXJR.
Por volta das 10 horas da manhã, a ansiedade e adrenalina tomou conta dos pilotos e do grande público que se fazia presente, pois era chegado o momento mais esperado, o início das provas oficiais.
A primeira categoria a entrar na pista foi a 65cc que contou com emoção logo no início, quando a moto de Heitor Matos apagou na hora da bandeira verde de ligar motores. O desespero tomou conta do menino, mas com a ajuda de seu mecânico e faltando menos de 5s para largar, Heitor conseguiu resolver o problema e fez uma excelente largada, assumindo a segunda posição e se mantendo até o final.
Zion Berchtold mostrou grande preparo e constância em sua pilotagem, fez uma incrível largada despontando em primeiro e se manteve assim até o final, levando mais uma vez a equipe KTM Pro Tork para o lugar mais alto do pódio.
RESULTADO:
1º – Zion Berchtold
2º – Heitor Matos
3º – Vicente Nunes
4º – Vitinho Rocha
5º – Miguel Boer
Na categoria MXF, a experiente piloto Maiara Basso da equipe Honda Racing consagrou-se, por antecipação, Campeã Brasileira de Motocross, em uma prova linda, onde dominou de ponta a ponta. Com mais esta conquista, Maiara coleciona 8 títulos de Campeã Brasileira de Motocross, além de vários outros em demais modalidades e campeonatos.
Tata Castro também fez uma bela prova e finalizou o campeonato vice-campeã.
RESULTADO:
Campeã – Maiara Basso
Vice Campeã – Tata Castro
3º – Luaninha Neves
4º – Brunna Avila
5º – Bia Gomes
A categoria MX2 foi mais uma prova mais emocionantes e disputadas do final de final de semana e que garantiu o show foram os pilotos Bernardo Tibúrcio e Henrique Henicka que cravaram uma disputa incrível pela primeira posição.
Be largou muito bem e por determinado tempo comandou o pelotão de frente, enquanto Henicka largou pela segunda posição. Após a largada Henicka começou a atacar Tibúrcio e fez uma belíssima ultrapassagem mantendo-se em primeiro, mas Tibúrcio não deu sossego para seu adversário e continuou pressionando-o para ultrapassar.
Outro destaque desta prova, foi o piloto Guilherme Bresolin, que ficou para trás na largada e precisou fazer prova de recuperação. Bresolin escalou posição por posição, mantendo a técnica, inteligência e segurança para que nenhuma queda comprometesse seu resultado final no campeonato e finalizou com P3.
RESULTADO:
1º – Bernardo Tibúrcio
2º – Marcelo Ratinho
3º – Guilherme Bresolin
4º – Vitor Borba
5º – Gabriel Mielke
Na sequência foi a vez da categoria MX1 abrilhantar o domingo ensolarado com muitas disputas e novidades.
A equipe Honda Racing apresentou o piloto francês Stephen Rubini, que veio como convidado participar das últimas duas etapas do campeonato. Rubini se adaptou muito bem ao solo, ao calor e a pista de Limeira dando um show de pilotagem e garantindo o lugar mais alto do pódio, logo em sua estreia.
Jetro Salazar segue impressionando com sua garra e dedicação, mesmo ainda se recuperando da última cirurgia, o piloto disputava no pelotão de frente e vinha para ficar com o segundo lugar, quando voltou a sentir dor, foi perdendo posições e acabou abandonando a prova.
O piloto Gustavo Pessoa estava solto e se sentindo muito bem com a pista, Pessoa fez uma prova incrível, fazendo P2 e compondo o pelotão de frente.
Os colegas de equipe Fabio Santos e Paulo Alberto passaram logo em seguida para ficar com a 3ª e 4ª posição respectivamente.
RESULTADO:
1º – Stephen Rubini
2º – Gustavo Pessoa
3º – Fabio Santo
4º – Paulo Alberto
5º – Leo Souza
Após, foi a vez da categoria MX3 em mais uma prova com gates cheios.
Rodrigo Lama andou incrivelmente bem, liderando de ponta a ponta a prova da categoria, e ao cruzar a bandeira quadriculada e se encontrar com a sua equipe a moção tomou conta. Com essa vitória, Rodrigo volta a subir no lugar mais alto do pódio.
Para passar na segunda posição, o piloto e líder do campeonato Roosvelt Assunção que segue na disputa pelo título de campeão 2023.
RESULTADO:
1º – Rodrigo Lama
2º – Roosevelt Assunção
3º – Cassio Anacleto
4º – Leonardo Dambrós
5º – Ismael Rojas
Mais uma prova linda foi a da categoria MXJR, com o jovem piloto Pietro Piroli que despontou em primeiro logo na largada e se manteve assim até o final. Ao abrir vantagem sob o segundo colocado e se sentir confortável na pista, Piroli começou a efetuar saltos que levaram a torcida à loucura, animando quem estava assistindo.
Com seu adversário Zion terminando a prova em 7º, Piroli consagrou-se Campeão Brasileiro de Motocross 2023, por antecipação.
Para passar pela segunda posição, o piloto Gui Ferreira e pela terceira posição Caio Grosbelli.
RESULTADO:
1º – Pietro Piroli
2º – Gui Ferreira
3º – Caio Grosbelli
4º – Pabol Galdino
5º – Hevertin Silveira
Para finalizar o dia e o final de semana, foi a vez da prova mais esperada do dia, a categoria Elite MX, que junta os pilotos da MX1 e MX2. Essa categoria garantiu muita emoção e disputas eletrizantes.
Stephen Rubini veio para ganhar a segunda bateria do dia, seguido novamente de Gustavo Pessoa que não deu sossego para Rubini.
Fábio Santos passou pela 3ª posição somando pontos importantes para o campeonato.
Guilherme Bresolin ficou pela sexta posição na elite, mas P1 pela MX2 seguido de seu adversário Be Tirbucio que ambos cravaram uma disputa incrível pela primeira posição e pelos importantes pontos no campeonato.
Com esses resultados, a Yamaha Monter Energy Geração é campeã antecipada na categoria MX1, basta definir qual piloto levará o título, estando na disputa Fabio Santos e Paulo Alberto.
Pela MX2 nada está definido e os pilotos seguem para a decisão em Canelinha – SC.
RESULTADO ELITE MX:
1º – Stephen Rubini
2º – Gustavo Pessoa
3º – Fabio Santos
4º – Dudu Lima
5º – Paulo Alberto
Soma MX1:
1º – Stephen Rubini
2º – Gustavo Pessa
3º – Fabio Santos
4º – Paulo Alberto
5º – Fredyn
Soma MX2:
1º – Be Tiburcio
2º – Guilherme Bresolin
3º – Eric Tomas
4º – Gabriel Mielke
5º – Vitor Borba
O nível de competitividade e desafios das corridas juntamente com o ronco dos motores criaram uma atmosfera de pura adrenalina e emoção proporcionando um espetáculo emocionante do início ao fim. Os pilotos demonstraram todo o seu talento e técnica, cativando o público presente.
O domingo em Limeira foi marcado não apenas pelas competições acirradas, mas também pela confraternização entre os pilotos, equipes e fãs do motocross. A energia positiva e a paixão pelo esporte estiveram presentes durante todo o evento.
Após um final de semana cheio de disputas intensas, o campeonato segue para a última etapa, levando consigo a expectativa de mais momentos emocionantes e desafiadores. A grande final do Campeonato Brasileiro de Motocross acontecerá nos dias 30/09 e 01/10 na cidade de Canelinha – SC.