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Como identificar falhas em bobinas e estator da moto

As bobinas e os estatores aparecem entre os principais componentes do sistema elétrico de uma motocicleta, atuando diretamente no funcionamento adequado do motor. São itens que estão sujeitos ao desgaste natural com o tempo de uso devido a fatores como temperatura, umidade e vibração.

O desempenho da moto é afetado se algum problema relacionado a eles surgir, e nestes casos é indispensável buscar qual produto é o responsável. Para te ajudar com isso, preparamos este conteúdo sobre como identificar falhas em bobinas e estator da moto!

Se você quer evitar a troca desnecessária de peças, é de extrema importância realizar um diagnóstico preciso. Assim você consegue saber a real causa das falhas, evitando custos adicionais e retrabalho. 

Quer saber mais sobre as funções desses componentes, aprender a identificar esses sintomas de falhas e ver o passo a passo para realizar os testes? Você está no lugar certo, continue a leitura deste artigo e confira!

Função das bobinas no sistema elétrico da moto

As bobinas trabalham para gerar ou receber campos eletromagnéticos e transformar eles em energia para diversas funções essenciais. Existem diferentes tipos de bobinas, cada uma com suas funções específicas para contribuir com o funcionamento da moto. Veja a seguir:

  • Bobina de ignição. A bobina de ignição é responsável por gerar a alta voltagem que acende a mistura ar-combustível na câmara de combustão. Sem ela, o motor não conseguiria dar a partida;
  • Bobina de pulso. A bobina de pulso é utilizada tanto em motos carburadas quanto injetadas, enviando sinais ao módulo de controle para sincronizar a ignição com a posição do motor, garantindo um funcionamento preciso;
  • Bobina de carga. A bobina de carga gera a eletricidade para recarregar a bateria enquanto o motor está em funcionamento. Dessa forma, a bateria continua com a carga necessária para alimentar os outros componentes elétricos da moto;
  • Bobina de força. A bobina de força gera diretamente a alta tensão necessária para carregar o capacitor do CDI. Nesse caso, o CDI não utiliza um transformador (trafo) para aumentar a tensão, pois a própria bobina de força já gera a energia suficiente para carregar o capacitor. A bobina de força é fundamental para esse tipo de sistema de CDI, fornecendo a energia diretamente ao capacitor, que, por sua vez, libera essa carga para a bobina de ignição, gerando a centelha;
  • Bobina de luz. A bobina de luz é responsável por gerar eletricidade para alimentar o farol, um sistema mais encontrado geralmente em motocicletas mais antigas.

Cada um desses tipos de bobinas é essencial para a operação integrada do sistema elétrico da motocicleta, garantindo que todas as funções elétricas trabalhem em harmonia e contribuam para a segurança e eficiência do veículo.

Qual a função do estator no sistema elétrico da moto?

O estator é um mecanismo composto por várias bobinas que funcionam em conjunto para gerar energia elétrica. As motos mais recentes utilizam somente as bobinas de carga e de pulso, e em em motos mais antigas é comum encontrar estatores que utilizam bobinas de carga, de luz, de força e de pulso.

Quando o motor da motocicleta está em funcionamento, o volante magnético que fica conectado ao motor gira rapidamente ao redor do estator. Essa rotação cria um campo magnético que passa através das bobinas do estator, permitindo não apenas a partida do motor, mas também o funcionamento contínuo de luzes e outros componentes essenciais.                                                                                              

Sintomas de falhas nas bobinas e estator

Os problemas nas bobinas e estatores da moto podem se manifestar de diversas formas. Confira a seguir alguns dos sinais de alerta:

  • Dificuldade para dar partida no motor. Quando o motor apresenta dificuldades de ligar ou até mesmo não consegue dar a partida, isso pode indicar problemas nas bobinas ou no estator. No caso da bobina de pulso, se a resistência estiver fora do regime de trabalho, pode não estar enviando o sinal para o CDI, consequentemente não dando a partida;
  • Falhas na ignição. Centelha fraca ou inexistente no sistema de ignição é um sinal claro de que as bobinas podem estar comprometidas, afetando o funcionamento do motor. Isto também pode indicar problemas relacionados ao CDI ou, em motos injetadas, nos sensores;
  • Luzes piscando ou apagando. Quando as luzes e os faróis da moto piscam ou apagam repentinamente, pode significar uma falha na bobina de luz ou problemas no estator, que não está fornecendo energia estável. Além disso, podem estar ocorrendo problemas com a bateria ou o regulador retificador;
  • Bateria descarregando rapidamente. Uma bateria que se descarrega com facilidade pode ser representar que uma bobina de carga está com defeito ou que um estator não está gerando energia adequadamente. Esse problema também pode estar relacionado ao estator, ao regulador retificador, à bateria com defeito, ou algum outro componente roubando carga da moto;

Esses sintomas devem ser avaliados rapidamente para evitar danos maiores e garantir a segurança durante a condução.

Passo a passo para diagnóstico usando o multímetro 

Para poder diagnosticar falhas nas bobinas e estatores da moto, é utilizado o multímetro, uma ferramenta capaz de medir a resistência elétrica das bobinas, permitindo identificar problemas como curtos-circuitos ou desconexões.

Esse procedimento envolve:

  1. Preparação. Desconexão da bateria para evitar curto-circuitos e garantir a segurança durante a medição;
  2. Configuração do multímetro. Ajuste do multímetro para a função de medir resistência (Ω); 
  3. Medição da resistência das bobinas. Conexão das pontas de prova do multímetro aos terminais das bobinas, verificando se a resistência está dentro dos limites normais;
  4. Verificação do estator. Análise da resistência entre as bobinas e a terra. Um valor baixo pode indicar um curto-circuito;
  5. Análise dos resultados: Compare as medições obtidas com os valores de referência. Valores muito altos ou baixos podem indicar falhas nas bobinas ou no estator;

Esses procedimentos são uma alternativa para identificar rapidamente componentes defeituosos, evitando assim, trocas desnecessárias. A Vedamotors também disponibiliza um manual de teste de estatores e bobinas, com todas as explicações e medidas de resistência das principais motos do mercado. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Além de ser uma prática econômica, o uso do multímetro também ajuda a garantir a segurança da motocicleta, afinal, as medições precisas mostram se o sistema elétrico está operando de maneira eficiente. 

E em caso negativo, é possível fazer as intervenções necessárias para prevenir falhas que podem comprometer o desempenho do motor e a segurança do piloto.

Realizar a manutenção preventiva contribuiu para a longevidade e a segurança do sistema elétrico da motocicleta. E a Vedamotors oferece uma linha completa de componentes eletrônicos para reposição, sendo uma referência em soluções para motocicletas no mercado.

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