As corridas de Hard Enduro são únicas entre os eventos off-road. Estávamos curiosos sobre como os melhores profissionais se preparam para um evento como Erzberg ou Romaniacs, então durante o recente enduro duro Tennessee Knockout (TKO), colocamos a pergunta para os melhores do ramo.
“Como a maioria desses [enduros hard] são como corridas de quatro horas ou mais, para treinar para isso, acho que é importante passar muitas horas na bicicleta”, disse Trystan Hart. “Muitos desses não são super intensos, este [o TKO] à parte, mas você tem que ser capaz de ir por longos períodos de tempo. Apenas um pouco de andar de bicicleta, eu diria. A técnica é definitivamente muito importante. Nesses longos passeios, você está apenas trabalhando na técnica ou o que quer que seja naquele dia.”
“Para ser honesto, eu com a moto”, disse Taddy Blazusiak. “Eu tenho uma pista com alguns obstaculos, mas nada impossivel. Ja no lado técnico, uso e treino no TRIAL, essa é a minha origem de pilotagem. As vezes pego uns obstáculos mais pesados para os meus treinos, mas é raro. Não é como se você tivesse que fazer como são as corridas. É sobre fazer a coisa certa na hora certa.”
“É diferente para mim agora”, disse Manni Lettenbichler. “Eu piloto em muitas modalidades diferentes. Eu gosto de andar no motocross para a velocidade, mas também um pouco de TRIAL, e com certeza algumas coisas de enduro. Cada corrida é diferente, então também nos preparamos de forma um pouco diferente para as corridas. Por exemplo, na Romaniacs, apenas tentamos andar o máximo possível. Encontre algumas subidas muito difíceis onde você sobe por 30 minutos ou algo assim. Se você está treinando para Erzberg, você está literalmente apenas tentando entrar em rochas e ficar nelas o maior tempo possível. Eu acho que é uma coisa muito legal porque todo mundo é diferente e você nem sempre faz as mesmas coisas.”
“Eu praticamente piloto em alguns dos terrenos mais difíceis que posso encontrar para praticar a técnica, e depois também trabalho no lado da resistência das coisas”, disse Cody Webb.
“Você tem que trabalhar nas coisas técnicas e depois nas coisas mais rápidas também”, disse Graham Jarvis. “Você meio que precisa completar suas habilidades. Alguns eventos também têm as seções mais rápidas. Dependendo um pouco da corrida, você muda a forma como se prepara. Principalmente passeios técnicos e depois fitness na bicicleta. Treinar fora da moto também é muito importante.”
“Eu treino muito diferente para cada corrida porque cada corrida tem um formato diferente”, disse Mario Roman. “Não é o mesmo para Romaniacs e Erzberg. No geral, vou dizer que você tem que estar super apto para estar pronto para fazer o hard enduro. Então eu faço muitas horas de ginástica, ciclismo, natação, corrida, trekking nas montanhas, corridas, motocross… Você tem que fazer todos os tipos de disciplinas para estar pronto para isso, porque em uma corrida de hard enduro, você tem um pouco de todos os esportes juntos.”
“Eu ando muito na areia”, disse David Knight. “Se você pode andar na areia em um ritmo rápido por um longo tempo, você pode andar em qualquer coisa. Então você fica entediado de andar de areia, então antes que o hard enduro fosse realmente uma modalidade, estávamos nas colinas e rios fazendo o que você normalmente faria em uma moto de TRIAL eu ja fazia em uma moto de ENDURO. As pessoas dizem que as corridas são muito mais difíceis agora do que costumavam ser. Eu discordo porque estávamos andando com pneus duros naquela época. Agora, basicamente você tem pneus mais macios, mousses mais macias, isso tudo ajuda de mais, na epoca tínhamos pneus duros, e fazíamos praticamente as mesmas coisas que eles estão fazendo agora. Você provavelmente tem algumas seções mais difíceis, mas o esporte evoluiu muito. Eu só tento pilotar o máximo que posso. Não tanto quanto eu quero, mas tanto quanto eu posso e aproveitar.”
“Alguns dias é: ‘Encontro uma colina que não consigo subir e fico ali treinando ater conseguir”, disse David Garza. “Tenho um pequeno circuito e treino nele baterias de 30 minutos cada, treino muito de moto e faço academia. Sábados são dias longos, então vamos sair nas montanhas por quatro ou cinco horas e tentar aumentar a resistência.”
SE CURTIU ESSA MATERIA, COPIE ESSE LINK E MANDE PARA O SEU AMIGO https://motoraid.com.br/como-os-melhores…ra-o-hard-enduro/