As motos no estilo trail, que possuem maior capacidade de enfrentar caminhos ruins, têm sido um grande sucesso no mercado. Por isso, sempre há novidades sendo lançadas com pneus, suspensões e guidões diferenciados. Das pequenas para os jovens até as maiores para as competições de off-road, opções não faltam para quem curte velocidade e aventura. Se você está curioso para saber mais sobre elas, conheça quais são melhores motos:
Muitos campeões do off-road começaram pilotando pequenas máquinas no quintal de casa, com a ajuda dos pais e dos equipamentos de segurança. As motos podem ter rodas menores, altura mais baixa e uma capacidade razoável para andar na terra. Alguns exemplos de motos são a Honda CRF 110F (para crianças de 8 a 11 anos), a KAWASAKI KLX 110 e a KX 65, da Kawasaki.
Quem está a fim de passar por trilhas e estradas de terra pode começar com modelos do tipo CRF 150F e CRF 230F, que são potentes e são fáceis de conduzir. Outros modelos são a TT-R 125 e a TT-R 230 da Yamaha. Elas são boas sugestões e atendem às pessoas que antes compravam uma moto trail e precisavam tirar farol, bagageiro e outros itens para ter um bom rendimento. Além das trilhas, dá para apostar em disputas para iniciantes.
Os motores, os freios e as suspensões são especiais nos casos das máquinas voltadas para competições sérias. Ao mesmo tempo, elas também custam mais caro e precisam que o piloto tenha um manejo especial com as mesmas nas competições em terra. A Yamaha YZ 250 e a YZ 450 tem um maior porte e boa performance para competições. Para Enduro ou Rali, são indicadas as Yamaha WR 250 e WR 450, que oferecem um tanque maior e muito mais autonomia. Só fique atento se você tem a experiência necessária para uma máquina dessas. Muita potência pode acabar sendo uma “furada” para quem não entende como manejá-la. Assim, é melhor escolher um modelo mais “tranquilo”, barato e que também oferecem muita diversão para você.
Recentemente, a Receita Federal de Piracicaba e a Polícia Rodoviária Federal apreenderam 34 motos que estavam em revendedoras de Sumaré (SP) e Nova Odessa (SP). A operação já tinha passado por Atibaia, apreendendo outras 44 motos. O total apreendido foi de 78 veículos. A investigação está sendo feita para verificar se as motos foram contrabandeadas ou houve descaminho, quando o produto é importado sem pagar todos os devidos impostos.
>Ainda tem dúvidas sobre as motos off-road? Então, confira a matéria abaixo!
Com informações do G1 e do Auto Esporte.
MXAction.com.br