Honda anuncia o final de linha para a Rainha das Trilhas e abre caminho para seu modelo 250.
O ano era 2007, e num dia de sol em Indaiatuba/SP, a Honda nos convidou, junto a outros jornalistas especializados, para conhecermos a CRF 230F.
A grande maioria dos que foram convidados, a primeiro momento, considerou a moto pequena para o padrão do brasileiro. Pairava uma suspeição sobre o seu sucesso junto aos praticantes do motociclismo off-road.
Para mim foi direrente. Meus olhos brilharam. Só não brilharam mais do que os da minha esposa, que estava prestes a iniciar nas trilhas de moto. Havíamos pesquisado, na semana anterior, uma DT 180 para comprar, já que era uma moto bem adequada para que ela começasse no esporte.
E de surpresa apareceu a CRF 230F, moto perfeita para minha “dona patroa” entrar para a trilha. Moto perfeita para ela e para milhares de brasileiros, que ao longo dos 14 anos seguintes a tornaram campeã de vendas em todos os estados do Brasil.
Mas esta história chegou ao fim, no dia 1 de fevereiro de 2021. A Honda descontinuou, oficialmente, a fabricação deste modelo. É fácil perceber os motivos. Não tenho dúvida que os modelos carburados, inclusive no off-road, possuem dias contados. Isto porque ao mesmo tempo que as normas de emissão de poluentes ficam mais rigorosas, os sistemas de injeção eletrônica ficam mais confiáveis.
Felizmente a CRF 230F é uma moto resistente, legítimo “Fusca” em termos de facilidade de manutenção, o que fará dela,presença constante nas trilhas do Brasil, por muitos anos à frente.
Por hora, fica nosso agradecimento à Honda e à CRF 230F. Primeiro por ter sido a moto perfeita de entrada no esporte, para tantas pessoas, inclusive a minha esposa, é claro. E em segundo lugar, por ter mostrado a milhares de pessoas que o motociclismo off-road é um esporte seguro e familiar.
E que a CRF 250F tenha o mesmo sucesso de sua irmã !