A montagem correta dos anéis do pistão está diretamente ligada ao bom funcionamento do motor de uma motocicleta. É extremamente importante que sua instalação seja realizada de forma adequada para evitar problemas que podem ser irreversíveis ao cilindro e ao próprio pistão.
A integridade e a potência do motor, assim como as emissões de gases de escapamento, são dependentes da conduta dos anéis para desempenharem suas atividades. Mais do que usar peças de qualidade, é essencial que elas sejam montadas do modo indicado.
Quer saber mais sobre a funcionalidade dos anéis do pistão de motor e os procedimentos corretos de montagem? Continue a leitura e confira!
Cuidados na montagem de anéis do pistão
Como vimos acima, os anéis de pistão são componentes essenciais para o funcionamento dos motores de combustão.
Esses anéis devem possuir precisão dimensional para que possam ser instalados perfeitamente e consigam resistir a altas pressões e temperaturas sem prejudicar o funcionamento do motor.
Cada anel possui suas devidas funcionalidades:
- Anel de compressão. Montado na canaleta da região mais quente do pistão, esse anel assegura a compressão na câmara de combustão.
- Anel raspador. Ficam instalados na parte inferior do pistão atuando no controle da compressão junto com o primeiro anel. Eles têm o objetivo de raspar o excesso de óleo da parede do cilindro, evitando vazamentos ou a queima desse material.
- Anéis de óleo. São os responsáveis por controlar a quantidade de óleo que é passada para a parede do cilindro. Eles ajudam a lubrificar as paredes, reduzindo o atrito e prolongando a vida útil do motor.
Cada um desses desempenha um papel muito importante na eficiência e na durabilidade do motor, suportando e suprindo todas as suas solicitações.
Dentre suas funções, eles realizam o controle do fluxo de óleo nas paredes do cilindro, asseguram a compressão na câmara de combustão e controlam a temperatura interna do motor.
Procedimentos de montagem de anéis do pistão
Organizamos um passo a passo para que você entenda a sequência de montagem de anéis do pistão:
- Garanta que as identificações sobre os anéis estejam voltadas para cima.
- Para a montagem de anéis, não devem ser abertos mais do que o necessário para encaixar no pistão. A abertura excessiva pode quebrar ou produzir uma deformação permanente nos anéis, que irá prejudicar o funcionamento do motor.
- Observe a posição da abertura de anéis, deixando-as sempre desencontradas e procurando não as colocar na região do pino, exceto o espaçador.
- Para um bom funcionamento do motor, é recomendado seguir a sequência de instalação abaixo:
- Inicie com o anel de óleo, colocando o espaçador no terceiro canal do pistão. As pontas não podem estar sobrepostas (sobre-montadas) e devem estar localizadas na direção do pino do pistão.
- Coloque o anel de óleo superior e em seguida o inferior.
- Monte o segundo anel e em seguida o primeiro anel, sempre observando que a gravação deve estar voltada para cima, e as extremidades devem estar a 120º entre si e o anel espaçador.
- Após a instalação dos anéis, verifique se o conjunto pode ser movido sem esforço em torno de seus canais. Seguir corretamente as instruções de montagem fornecidas pelo fabricante do motor.
De forma prática, você também pode acompanhar o passo a passo neste vídeo: como instalar os anéis do pistão | Vedamotors
Verificação pós-montagem e prevenção de danos
Agora que você já sabe o passo a passo da montagem de anéis do pistão, é necessário também uma verificação de pós-montagem. Alguns problemas podem ocorrer devido à má instalação, por isso é interessante você se atentar nos seguintes pontos:
- Confira se a montagem está alinhada. Caso os anéis não estejam alinhados nas ranhuras do pistão, seu movimento constante pode comprometer a vedação da câmara de combustão, desgastando as paredes do cilindro e, consequentemente, aumentando o consumo de óleo.
- Perceba se a folga não está excessiva ou insuficiente. Com uma folga excessiva, a vedação do anel fica danificada. Por outro lado, com uma folga insuficiente, pode ocorrer um atrito excessivo e superaquecer os componentes.
- Cuidado com os raspadores. Os anéis raspadores são extremamente sensíveis e, se foram aplicados com exagero de força, podem ter ficado danificados e causar problemas de lubrificação.
- Utilize o óleo lubrificante adequado. A mistura de lubrificantes ou a escolha inadequada de qual usar pode criar acúmulo de resíduos nas paredes do cilindro e nos anéis de pistão, comprometendo sua vedação.
- Assentamento dos anéis. É essencial permitir que os anéis se adaptem adequadamente às paredes do cilindro durante as rotações do motor para que eles promovam uma vedação eficaz e duradoura.
Fica evidente a importância desses dispositivos na atuação dentro do motor da moto. Para preservar suas condições de funcionamento, você pode fazer trocas de óleo periodicamente, realizar manutenções preventivas e fazer a troca do filtro de ar.
Outra dica super relevante é: quando for necessário substituir peças, faça a escolha baseada em produtos de qualidade que irão proporcionar uma vida útil melhor para sua moto.
Na VEDA você encontra o melhor para você!
Gostou de saber como ocorre a montagem de anéis do pistão e sobre a importância de seu funcionamento?
Aqui você encontra produtos fabricados em alto padrão de qualidade – incluindo os jogos de anéis de pistão presentes no kit pistão Vedamotors.
Produtos testados e qualificados que irão aumentar a potência e desempenho do seu motor, evitando danos e necessidade precoce de troca dele.
Quer saber mais? Acesse o site da VEDA e conheça nosso catálogo!