Barreda estava em quarto da classificação geral mas uma penalização de 5 minutos fê-lo descer uma posição, ao quinto lugar na etapa de hoje, estando agora 10m47s do líder Adrien Van Beveren. Apesar disso, o espanhol não atira a toalha ao chão e continua focado no objetivo de conseguir, ou pelo menos contribuir como puder para o terceiro sucesso consecutivo da Honda no Dakar.
“Comecei em quinto lugar e deparei-me com alguns problemas de navegação. Foi duro e perdi-me duas vezes, mas tentei rodar o mais forte possível. Os da frente estão realmente muito rápidos, vai ser difícil continuar a subir na classificação, mas espero ganhar algum tempo amanhã”, disse Barreda no final da décima etapa.
“Lamento muito ter perdido 40 minutos no primeiro dia. Apesar disso ainda continuamos focados no nosso objetivo. Temos duas etapas a percorrer, e temos de evitar perder tempo. O Pablo (Quintanilla) também está bem posicionado. Claro que queremos ganhar este rali para a Honda, continuamos na luta”.
O companheiro de equipa de Barreda, Pablo Quintanilla, também recebeu 2 minutos de penalização, sendo neste momento o piloto da Honda melhor posicionado para a etapa de amanhã. O chileno ocupa o terceiro lugar da geral, a cerca de 6 minutos do líder.