Mason Klein é provavelmente a grande surpresa do Dakar até ao momento, ocupando o quinto lugar após os dois primeiros dias, na sua primeira participação.
O norte-americano de Agua Dulce, Califórnia, tem vindo a dar boa conta de si nos últimos meses, mas qual é a história deste piloto?
Mason pode ser jovem, mas tem estado a conduzir fora de estrada durante uma década (e até foi receber o seu diploma da escola secundária de moto).
Mason e o seu irmão de 17 anos Carter desenvolveram desde cedo uma paixão por corridas fora de estrada, tendo sucesso em eventos como o Best In The Desert e o AMA NationalHare and Hound Series. Em 2021, Klein foi quinto no Rali Sonora, atrás de pilotos como Ricky Brabec, Skyler Howes e Nacho Cornejo, e depois venceu na classe Rali 2 em Marrocos.
Skyler Howes, também da Califórnia, tem dado conselhos a Mason, tendo em conta que também vem de um “background privado” e foi quinto no Dakar de 2021 com a BAS Dakar KTM Racing, que apoia Mason em 2022. Apesar de tudo, o principal objetivo é terminar a prova.
“O primeiro e maior objetivo no Dakar 2022 é terminar. Não podes ganhar se não terminares. Imagino que seja preciso aprender a gerir-me. O meu segundo objetivo é evitar erros de navegação, não quero penalizações. Não consegues ir rápido se estiveres aos círculos. Sinto que não fico nervoso, apenas sei que quero lá estar. Vai ser provavelmente a corrida mais louca da minha vida. E eu sei isso, mas, ao mesmo tempo, estou entusiasmado para começar”, dizia Klein, antes do início da prova.
:.
(Foto: FB Bas KTM Dakar Racing Team)