A FIM e os organizadores na Argentina confirmaram que o FIM International Six Days of Enduro (ISDE) 2023 acontecerá de segunda-feira, 6 de novembro, até sábado, 11 de novembro, em San Juan, Argentina.
A 97a edição das Olimpíadas de enduro será baseada no novíssimo Circuito San Juan Villicum, mais conhecido pelos fãs do Campeonato Mundial de Superbike, na região oeste de Cuyo, na Argentina.
A área montanhosa com vales verdes e muito sol é aclamada internacionalmente pela produção de vinhos e será familiar a quaisquer pilotos e equipes que participaram da última vez que o ISDE esteve na Argentina em 2014.
O comitê organizador também não mudou nesse período, mas eles prometem que um layout de curso totalmente novo está sendo elaborado para 2023, o que significa que aqueles que correram aqui da última vez podem esperar novos testes e trilhas.
Em 2014, a França foi a vencedora na categoria Troféu Mundial, os EUA garantiram a vitória no Troféu Mundial Júnior e a Austrália levou para casa o Troféu Mundial Feminino.
Pilotos argentinos, estamos entre os pilotos que representaram oficialmente o país anfitrião naquela época, incluindo o vencedor do Rali Dakar de 2021, Kevin Benavides, seu irmão Luciano, além de Franco e Stefano Caimi. A Argentina estava bem representada em 2014, pois ficou em quinto lugar tanto no Troféu Mundial quanto no Troféu Mundial Júnior.
A contagem regressiva para o FIM ISDE de 2023 é oficial, embora o paddock deve abrir na terça-feira, 31 de outubro, antes do desfile de abertura das nações no sábado, 4 de novembro, em San Juan.
David Eli, diretor da +Eventos e organizador local do FIM ISDE 2023, disse: “Estamos muito animados para sediar a competição de enduro mais importante do mundo mais uma vez em nosso país.
San Juan é um local excelente para celebrar os Seis Dias, graças à magnífica variedade de cenários que a província oferece. Esta nova edição será extremamente desafiadora e exigirá habilidades físicas e técnicas dos pilotos. Estamos ansiosos para receber todas as equipes.
Gostaria particularmente de agradecer às autoridades da província de San Juan por seu envolvimento proativo neste evento esportivo histórico, que certamente será inesquecível.”
John Collins, Diretor da Comissão de Enduro da FIM, acrescentou: “A FIM ISDE continua sendo uma competição muito próxima de nossos corações e continua sendo um dos eventos mais importantes a cada ano no calendário da FIM.
“A história deste evento captura perfeitamente o que o motociclismo significa para muitos de nós e é sempre uma grande ocasião com tantas de nossas federações nacionais presentes com suas equipes oficiais.
“É bom ter o ISDE de volta à América do Sul depois de cinco anos, e tenho toda a confiança de que será outra edição memorável que será bem organizada e apreciada por todos os pilotos que participarem.”