Se você é apaixonado por motos e já se aventurou um pouco na manutenção delas — ou se costuma trocar ideias sobre essas questões mais técnicas com o seu mecânico —, talvez já tenha ouvido falar nos termos CDI e IDI. Essas siglas referem-se a dois pequenos — porém importantíssimos — módulos eletrônicos do sistema de ignição das motocicletas.
Presentes nos motores à combustão, esses componentes servem para comandar a explosão da mistura de ar e combustível, empurrando os pistões e dando movimento para o eixo principal do motor. Na verdade, tanto o CDI quanto o IDI estão presentes bem no começo desse processo, atuando como o módulo eletrônico responsável por controlar as outras partes do sistema de ignição, permitindo que a moto funcione. E é sobre eles que falaremos neste artigo. Vem com a gente! ⚡
Entendendo as funções do CDI e do IDI no sistema de ignição da moto
Quem não domina muito essa parte de manutenção pode até deixar que alguns itens muito específicos do sistema de ignição, como o CDI e o IDI, passem despercebidos quando há algum problema na parte elétrica da moto. Só que, para os aplicadores, é fundamental conhecer o papel desses componentes, bem como os sinais que indicam defeitos na sua operação.
Somente assim é que esses profissionais podem abordar, com propriedade, os cuidados e as boas práticas na instalação e manutenção desses componentes, garantindo um serviço de qualidade e mais segurança para os proprietários. Por isso, vale um resgate mais detalhado de suas funcionalidades.
- CDI: Ignição por Descarga Capacitiva
Vamos começar com o CDI, sigla para Ignição por Descarga Capacitiva. Na prática, é um sistema de ignição que usa um capacitor para armazenar energia elétrica. O CDI mantém o capacitor carregado com alta tensão e calcula o momento exato da ignição, para então descarregar completamente a energia elétrica armazenada diretamente sobre a bobina de ignição, causando a centelha na vela que queima o combustível na câmara de combustão.
- IDI: Ignição por Descarga Indutiva
Já o IDI, abreviação de Ignição por Descarga Indutiva, é um sistema um pouquinho diferente. Nesse caso, o IDI calcula o momento exato da ignição e ativa a bobina de ignição que está alimentada pela bateria da moto. Quando a bobina é desativada, ocorre um pulso de alta tensão na parte interna da bobina e é gerada a centelha na vela de ignição.
Ah, e vale lembrar que, ainda que sua função pareça simples, ignorar os cuidados com a programação e a instalação do CDI ou do IDI programáveis pode resultar em efeitos bastante problemáticos para a moto do seu cliente. Inclusive, a Daniele Reis, Engenheira de Produto aqui na VEDA, explica algumas dessas consequências em um vídeo exclusivo. Confira:
E como saber quando algo está errado com o CDI ou o IDI?
De cara, o aplicador precisa saber que problemas nesses sistemas podem causar falhas na partida, perda de potência e até mesmo superaquecimento do motor — além da famosa “batida de pino” ou danos mais severos ao motor, como a Daniele explicou no vídeo.
Para evitar que situações assim aconteçam, é importante garantir que a moto esteja sempre com o sistema elétrico em perfeitas condições de uso.Isso inclui a verificação da tensão da bateria e do regulador retificador, a limpeza e substituição da vela de ignição, cachimbo de vela e cabo de vela,, além da inspeção na fiação principal, conectores, limpeza dos polos da bateria e motor de partida
Ou seja: nem pensar em abrir mão da garantia de procedência!
Já deu para perceber que o bom funcionamento do CDI e do IDI, bem como de todo o sistema de ignição relacionado a esses componentes, é crucial para a segurança e o desempenho da moto, certo? E para os mecânicos e profissionais aplicadores que trabalham com motocicletas, estarem atentos à qualidade dos componentes utilizados na manutenção e instalação dos sistemas de ignição é especialmente importante!
Por isso, não abra mão de buscar componentes de qualidade, com garantia de procedência e vindos de um fornecedor confiável e com tradição no desenvolvimento de soluções para sistemas elétricos e eletrônicos. Isso garante que a moto esteja sempre equipada com componentes confiáveis, duráveis e eficientes, proporcionando uma pilotagem segura e prazerosa para os seus clientes.
E de componentes eletroeletrônicos a Vedamotors entende!
A gente fala com conhecimento de causa, já que os CDIs e IDIs da Servitec são inteiramente projetados e fabricados aqui dentro da VEDA — desde o esquema eletrônico e layout da placa até a montagem final do produto encapsulado. Aqui, utilizamos microcontroladores para ajustar automaticamente o comportamento do motor.
É por isso que nossos CDIs e IDIs também contribuem para facilitar a partida do motor, já que atrasam o ponto de ignição na hora de ligar a moto, preservando o motor de partida, a bateria e a embreagem de partida. Sem contar, é claro, que essa tecnologia também ajuda a evitar o golpe contrário do pedal em motos sem partida elétrica!
Lembrando que, além de um portfólio completo para a linha standard, a VEDA também oferece uma linha de CDIs e IDIs de alta performance, que permitem que o aplicador faça diversos ajustes de avanço da ignição e do limite de corte de forma personalizada. Tem vídeo lá no nosso canal do YouTube explicando as diferenças entre eles, olha só:
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco melhor o funcionamento desses itens tão importantes para o bom desempenho da motocicleta e, se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário que nossa equipe vai te ajudar! Quer saber mais? Fale com nossos especialistas, consulte nosso catálogo e conte com a VEDA para garantir uma clientela cada vez mais fidelizada e satisfeita!