O inverno começa a dar as caras para nos avisar que ele está se aproximando, e se você é um motociclista entusiasmado, já deve ter pensado em fazer uma viagem de moto para conhecer novos lugares na estação mais fria do ano, certo?
A maioria das pessoas que procuram viagens invernais, optam por locais da Europa. Entretanto, a América do Sul possui uma imensa variedade de destinos incríveis, e ainda melhor, especialmente pra quem busca fazer toda a sua jornada de moto.
Para isso, separamos para vocês 3 destinos de viagem na América do Sul para o inverno. Quer saber mais? Pegue papel e caneta e se prepare para anotar nossas dicas, boa leitura!
Destinos de viagem para o inverno na América do Sul
Como já foi dito, a América do Sul está recheada de lugares especiais, com cenários apaixonantes e de tirar o fôlego para você apreciar, ainda mais com o frio do inverno.
Se você se considera um motociclista aventureiro, apaixonado por viagens de moto, amante da natureza e um viajante em busca de novas experiências, esse artigo é para você! Confira 3 destinos de viagem para inverno na América do Sul:
- Patagônia
A Patagônia fica localizada entre os países Chile e Argentina, e você pode ter certeza que o que te espera são as paisagens mais incríveis que você já viu na vida, além de muita aventura e diversão.
Montanhas majestosas cobertas de neve, lagos cristalinos e geleiras impressionantes fazem parte de seu cenário, sem falar da natureza selvagem e dos animais raros que vivem por lá.
Um dos seus principais atrativos da época é o trekking. Trata-se de um percurso terrestre, comumente conhecido como trilha.
Você pode fazer trekking até a Laguna Esmeralda, uma lagoa congelada aos pés de lindas montanhas nevadas, ou para quem gosta de aventuras mais radicais, no Monte Fitz Roy e também no Cerro Chaltén.
Existem outras diversas opções de atividades ao ar livre por lá, como camping, praticar snowboard e ski. A região é repleta de estações para esquiar, como a Cerro Castor, uma das mais conhecidas e famosas pelos turistas.
Você pode fazer uma caminhada até o Parque Nacional “Los Glaciares” para conhecer a Geleira Perito Moreno, ou conhecer alguns lagos como o Nahuel Huapi, onde você pode andar de caiaque e até pescar, ou no lago General Carrera, onde você encontrará cavernas incríveis.
Um dos lugares que não podem ficar fora do seu roteiro da Patagônia, é conhecer a Pinguinera Terrestre em Ushuaia para fazer um passeio com pinguins e observar a vida selvagem.
Sugerimos para você, motociclista, que não deixe de conhecer rotas icônicas, como a Ruta 40 na Argentina e a Carretera Austral no Chile, conhecidas por suas vistas espetaculares e desafios emocionantes.
- Cordilheira dos Andes
Você sabia que a Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas que existe no mundo? Ela compreende o território de 7 países, se estendendo do sul da Venezuela até a patagônia.
Entretanto, hoje iremos destacar a majestosa Cordilheira dos Andes, lar de algumas das estradas mais emocionantes e panorâmicas da América do Sul, pelo Peru.
A rota de Cusco a Machu Picchu é ideal para se fazer de moto, passando por vilarejos pitorescos, sítios arqueológicos e paisagens de tirar o fôlego.
A montanha Machu Picchu é a mais famosa de toda Cordilheira dos Andes, e faz parte do Batólito de Vilcabamba juntamente com Huayna Picchu, no centro da cordilheira peruana.
Você não pode deixar de conhecer a cidade perdida dos Incas, uma das Sete Maravilhas do Mundo, e um dos destinos mais deslumbrantes que você irá ver.
Ao longo da rota você encontrará estalagens lindas e aconchegantes para descansar e repousar, ou se preferir, pode optar por camping com vistas das incríveis montanhas peruanas.
- Atacama
Viajar de moto pela América do Sul e não colocar o Deserto do Atacama em seu roteiro é impossível. Estamos falando dos principais pontos de encontro de motociclistas aventureiros do mundo.
Considerado o mais alto e seco do mundo, o deserto do Atacama tem cerca de 105.000 km, e está localizado predominantemente no Chile.
Você pode até pensar que o deserto se resume em uma imensidão de areia, mas muito mais que isso, você irá se surpreender com lagoas doces e salgadas enormes, vida selvagem, vulcões, formações rochosas deslumbrantes, salares, picos nevados, sítios arqueológicos e muito mais.
Viajar de moto pelo deserto é uma experiência única, e você pode planejar sua rota de acordo com os pontos turísticos mais famosos. Como é o caso de:
- Vale da Lua. Um dos principais pontos do deserto do Atacama, o Vale da Lua é formado por grandes rochas esculpidas pela ação do vento, assim como pelas mudanças bruscas de temperatura. Esses atos da natureza foram capazes de moldar as rochas, e hoje o local se chama Vale da Lua por se assemelhar à superfície da lua, formando assim, uma das maiores belezas desse mundo.
- Lagunas Altiplânicas. É nas Lagunas que você provavelmente irá se deparar com toda a beleza do Atacama. Região de flamingos e outras aves, a Laguna Miscanti e Miñiques formam um dos cartões postais mais lindos que você pode conhecer.
- Geisers del Tatio. Este é o tipo de passeio que é sugerido fazer por último no Atacama. Acordar muito cedo e subir vários níveis de altitude para se deparar com a beleza dos Geisers del Tatio. Uma aventura que vale cada minuto!
O melhor lugar para se hospedar e poder conhecer as maravilhas do Atacama é na região de San Pedro, e se planeje com segurança e logística para viagens pelo deserto, como abastecimento de combustível, proteção contra o sol e preparação para mudanças climáticas repentinas.
Também é crucial saber se preparar para viagens longas de moto. Você pode encontrar dicas importantes aqui neste link -> 6 dicas para se preparar para uma viagem longa de moto
Como podemos ver, existe uma variedade de destinos emocionantes e paisagens deslumbrantes pela América do Sul.
Ela oferece inúmeras oportunidades para viagens de moto inesquecíveis durante o inverno. Desde as montanhas geladas da Patagônia até o deserto surreal do Atacama, onde os motociclistas podem explorar novos horizontes e criar memórias duradouras em suas aventuras pelo continente.
A VEDA é sua parceira em todas as viagens, garantindo segurança e qualidade para onde você for. Gostou do conteúdo? Comente aqui quais outros países da América do Sul você gostaria de conhecer.