HomeRevista PróDicas Magneti Marelli para prolongar a vida útil das baterias automotivas

Dicas Magneti Marelli para prolongar a vida útil das baterias automotivas

Componente vital para o funcionamento do veículo, a bateria tem como função principal fornecer energia para o motor de partida, sendo responsável também pela alimentação do sistema de ignição e injeção. O sistema de iluminação e demais equipamentos acionados enquanto o motor não está operando também dependem da bateria e com veículos cada vez mais tecnológicos, com um volume de eletrônica embarcada cada vez maior, a importância do item está ainda mais relevante para garantir o equilíbrio elétrico e a estabilidade de funcionamento dos sistemas eletricamente assistidos.

Referência global em baterias automotivas, a Marelli Cofap Aftermarket, que comercializa as baterias Magneti Marelli, esclarece que o componente pode durar anos, mas, dependendo do modo de uso, sua vida útil pode ser reduzida drasticamente. Para que a bateria tenha uma durabilidade maior, é importante adotar alguns cuidados, além da utilização de um produto de qualidade. Assim, a empresa orienta:

  • Evite deixar o carro desligado por muito tempo para que a bateria não descarregue. Se não houver alternativa, a bateria deve ser desconectada eletricamente;
  • Ao sair do veículo, confirme se o rádio e lanternas estão desligados;
  • Evite manter luzes e equipamentos elétricos acionados por muito tempo enquanto o carro estiver desligado;
  • Procure desligar os equipamentos antes de desligar o veículo. Não é recomendável dar partida no motor com equipamentos ligados;
  • Atenção redobrada no inverno. Por diversos motivos técnicos, as baterias são mais vulneráveis nos dias frios;
  • Mantenha as revisões em dia. Lembre-se especialmente do alternador, já que ele é o responsável pela alimentação da bateria e pelo fornecimento de energia elétrica ao veículo enquanto o motor está em funcionamento. O alternador com avaria perderá eficiência e deixará de carregar a bateria adequadamente, o que reduzirá sua vida útil;
  • Utilizar sempre a bateria especificada para o veículo.

Na hora de verificar problemas na bateria, é importante observar:

  • Se os valores de tensão estiverem fora do padrão, o sistema de carga do veículo deve ser testado ou reparado. As ligações elétricas também devem ser verificadas – fixação e polaridade.
  • Com o motor a cerca de 3000 RPM, a tensão medida nos bornes da bateria deve estar entre 13,7 V a 14,7 V. O valor mínimo de 13,7 V deve ser obtido com os faróis ligados e o valor máximo de 14,7 V, com todos os consumidores elétricos desligados.
  • Se a bateria estiver perdendo carga, verifique o consumo de corrente com o veículo desligado que deve ser, no máximo, de 800 mA.

Apesar de todas essas medidas, é inevitável a necessidade de substituição da bateria quando sua vida útil termina. Dificuldade ao dar a partida no motor, oxidação nos terminais e acendimento da luz de alerta no painel de instrumentos do veículo são sinais de que a bateria deve ser verificada imediatamente. Eventualmente, a bateria aceita recarga, mas essa possibilidade deve ser avaliada por especialistas.

Baterias Magneti Marelli

As baterias Magneti Marelli são reconhecidas mundialmente pelo desempenho e confiabilidade, com forte reputação em todos os mercados onde está presente. Elas são fabricadas com tecnologia de grades estampadas, que garante alto desempenho nas partidas,  maior resistência mecânica, resistência superior à corrosão e, como consequência, maior durabilidade, quando comparada a grades convencionais. A qualidade da grade de uma bateria automotiva é um dos fatores que mais influenciam na durabilidade do produto. Por isso, a evolução tecnológica das baterias ao longo do tempo aconteceu principalmente em função de novas formas de fabricação e ligas que compõem as grades.

O portfólio da marca Magneti Marelli possui cinco tipos de baterias automotivas, além das baterias para motos e baterias estacionárias:

Automotiva:

  • Premium: Indicadas para utilização em veículos equipados com sistemas eletrônicos que necessitam de maior estabilidade elétrica. Possuem a caixa em polipropileno translúcido na cor branca, tampa sem acesso ao eletrólito com galerias de retenção e condensação de gases, pastilhas antichama e charge-eye, ou seja, são “Livres de Manutenção”. Constituem-se, desta forma, em produtos de qualidade superior e grande capacidade de partida. A família Premium conta com 18 meses de garantia.
  • Top: Desenvolvidas para veículos com solicitações elétricas menos severas, possuem a caixa em polipropileno na cor preta e tampa sem acesso ao eletrólito, mantendo o conceito “Livre de Manutenção”. Garantia de 12 meses.
  • Estrada: Possuem capacidade nominal superior à 95 Ah, sendo indicadas para aplicações em caminhões e máquinas agrícolas. Também são mais resistentes devido ao seu sistema de alta absorção de impacto, suportando, assim, aplicações mais severas. As baterias Estrada possuem também o conceito “Livre de Manutenção”. Todas as baterias da linha Estrada possuem 12 meses de garantia.
  • Standard: Solução perfeita para quem busca um produto econômico, porém sem abrir mão da qualidade. Em caixa de polipropileno na cor preta, têm o conceito “Livre de Manutenção” por não possuírem acesso ao eletrólito. Produzida com separadores tipo envelope de polietileno de alto desempenho, que garantem maior proteção contra curtos-circuitos internos e maior resistência mecânica. As baterias da linha Standard possuem 12 meses de garantia.
  • EFB: Indicadas para veículos com start stop, produto oferece 24 meses de garantia.

Toda a gama de baterias Magneti Marelli é certificada pelo Inmetro e comercializada na modalidade com Eco, com retorno de carcaça.

Estacionária:

  • Possui componentes internos dimensionados para superar as mais severas condições de uso, garantindo alto desempenho elétrico, resistência, segurança e baixo consumo de água em aplicações como centrais telefônicas, estações de rádio base, gabinete outdoor, gabinetes de rua, hospitais, no-breaks/UPS, alarmes e vigilância eletrônica, iluminação de emergência, subestações de energia e telecomunicações. Contam com 18 meses de garantia para uso estacionário.

Produto certificado pela Anatel e comercializada na modalidade sem eco, sem retorno de carcaça.

Motocicletas:

  • Portfólio completo, com 18 códigos e dois tipos de tecnologia: a selada, que é livre de manutenção e utiliza a tecnologia AGM, e as convencionais, que são baterias abertas-ventiladas. Produto certificado pelo Inmetro com 6 meses de garantia, comercializada na modalidade sem eco, sem retorno de carcaça.

Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas no site www.mmcofap.com.br ou pelo Atendimento ao consumidor 0800-0194054.



Veja mais em Revista Pró

Leia Também

close