Nesta sexta-feira (18/8), a sétima etapado Sertões 2023 foi realizada entre Sobral e Cruz, no Ceará, com 336 km de roteiro – 188 deles de especiais. A etapa começou morro acima e apresentou terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região apresenta paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já quea prova está a caminho do litoral pernambucano.
A vitória ficou com o argentino da Honda, Martin Duplessis, com Gabriel Bruning da Yamaha IMS Rally em segundo, o líder da principal categoria, o norte americano Mason Klein da DM Workshp KTM em terceiro, Bissinho Zavatti da Honda em quarto e fechando os cinco primeiro Bissotto (Yamaha). Mason está muito próximo do título do Sertões, com uma vantagem de mais de 15 minutos sobre o segundo colocado.
“Foi uma especial de muita navegação, me concentrei na planilha e consegui ser rápido, estou muito feliz por vencer a etapa. Temos um dia a mais e agora é dar tudo para ter mais um bom resultado. Teremos areia pela frente e é um tipo de piso que me agrada”. declarou Duplessis.
Esta sétima etapa, que ligou Sobral a Cruz, na teoria parecia tranquila, mas trouxe bastante dor de cabeça aos competidores das três modalidades. A navegação, com referências próximas e parecidas na planilha, provocou erros, inclusive dos ponteiros. Nem mesmo o líder nas motos Mason escapou. O norte-americano estima ter perdido de três a quatro minutos para retomar o rumo correto.