De acordo com a Young Machine, a Honda estará disposta a ampliar a gama da Africa Twin com modelos de menor cilindrada, supostamente dando prioridade a uma moto de 250cc, e deixando para ‘segundas núpcias’ – por questão de custos – uma 850 para concorrer diretamente com a Ténéré 700 da Yamaha.
Obviamente, isto seria uma boa notícia para os amantes das
motos de aventura, mas carece de confirmação. A publicação japonesa tem sido ao
longo dos últimos anos fonte de muitos rumores sobre as novidades da Honda, sendo
um dos últimos relacionado com a atualização para 2021 da Honda África Twin, acabou
sendo realidade, como podem confirmar nas mais recentes novidades do fabricante.
Um outro rumor que colocaram a circular é o de uma África
Twin de nível básico, enquanto em 2019 e no início de 2020 havia indicações de
uma África Twin Rally de médio alcance para concorrer diretamente com a Yamaha
Ténéré 700 .
CRF 250L África Twin
De acordo com a publicação japonesa, a Honda está planear atualizar
a Rally CRF250L e potencialmente transformá-la numa moto de aventura em formato
reduzido em linha com o padrão da CRF 1000L Africa Twin. Afinal, a 250L já tem
a nomeação certa (CRF250L, CF1100L) e um
perfil aventureiro, não precisando a Honda de fazer mudanças drásticas no
modelo para renomeá-la como um Adventure. Dito isto, por que a Honda sentiria a
necessidade de renomear o modelo considerando que o nome CRF já tem um legado
próprio? O nosso palpite é que tudo se resume ao posicionamento e percepção do
mercado.
Com a designação CRF250L Rally, o modelo compete no segmento
de motos de terra, mas caso a Honda adicione “África Twin” seria um
modelo muito mais atraente para passeios offroad, competindo no segmento das
pequenas motos de aventura ao lado da KTM 390 Adventure e da Suzuki V-Strom
250. O nome “Africa Twin” lembra mais a aventura, o rali Dakar, etc.
CRF850L Africa Twin
Já quanto à ADV de tamanho médio, personificada numa Africa
Twin 850 e que concorreria diretamente com Yamaha Ténéré 700 esse é um rumor
mais antigo. Foi posto a circular em junho de 2021 pela mesma Young Machine,
sendo recentemente reforçado pelo site japonês DriveMag Riders que alega que a
nova CRF1100L Africa Twin pode ser seguida por uma irmã de 850cc.
Obviamente, o ponto aqui é pisar nos calcanhares da KTM, BMW e Yamaha, introduzindo também um ADV menor. Com a F 850 GS e a Ténéré, isto permitiria mais variedade de escolha no segmento das motos Adventure médias… mas sinceramente, custa-nos a acreditar que de uma assentada a Honda apresentasse duas novas motos de aventura, uma pequena e uma média, acarretando elevados custos de produção.