Foi carregada de alegria, entusiasmo e emoção a abertura, na noite desta segunda-feira, dia 5, na bela Estância de Socorro (SP), da histórica 40ª edição do Enduro da Independência. A prova tem cinco dias de duração e reúne cerca de 300 pilotos em diversas categorias, de todos os cantos do Brasil e do Paraguai.
Antes da solenidade, que ocorreu no início da noite, a concentração de pilotos, amigos, familiares e público foi marcada por reencontros entre amigos. E desta vez a coordenação da prova preparou atrações especiais como um local de encontro entre os amantes da modalidade e da prova, espaços produzidos pelos patrocinadores especialmente para o EI, uma loja com produtos exclusivos da competição (jaquetas, camisas, chinelos, bonés e copos alusivos aos 40 anos) e uma praça de alimentação com muitas opções.
E no início da noite, no palco, com transmissão ao vivo pelo canal do EI no YouTube, após o atual campeão da categoria elite, Gabriel Martins, de Itajubá, deixar o troféu de campeão em exposição, do coordenador do evento, Lúcio Pinto Ribeiro, orientar os participantes sobre o primeiro dia da prova e de o prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, anunciar oficialmente a abertura da Edição Imperdível, os competidores saíram em caravana pelas ruas da cidade até o Centro Cultural Movimento em largada promocional. No CCM está em cartaz a exposição “40 x Independência”, com peças históricas – roupas, vídeos, fotos e homenagens- da trajetória da prova lançada em 1983.
O Enduro da Independência conta com apoio e patrocínio de Honda, ASW Racing, BMP Special Parts, Cervejaria Monte Verde, Plena Alimentos, Prefeitura Municipal de Socorro, Prefeitura Municipal de Itajubá, Prefeitura Municipal de Lambari, Prefeitura Municipal de Caxambu e Prefeitura Municipal de São Lourenço.