Duas mangas realizadas no sábado, duas vitórias holandesas: depois de Lynn Valk nas Senhoras, Rick Elzinga triunfou na classe EMX250.
Autor da pole position, Cornelius Toendel foi o primeiro líder da corrida mas, logo à segunda passagem, já era Rick Elzinga que comandava. O piloto da Yamaha jamais olhou para trás, cortando a meta com 7,1 segundos de avanço sobre Camden McLellan.
O sul-africano teve de lidar com a pressão de Lucas Coenen nos instantes finais, já que o belga vinha “endiabrado” depois de arrancar apenas na 6.ª posição.
Já mais para trás o austríaco Marcel Stauffer utilizou a consistência para terminar em 4.º na frente do líder inicial, Cornelius Toendel.
Aos comandos de uma das poucas 250cc 2T do pelotão, Fábio Costa arrancou em 25.º e rodou sempre entre a 24.ª e a 27.ª posição. Graças a um “forcing” final, o piloto da GasGas cortou a meta em 24.º.
Afonso Gomes não conseguiu sair tão bem da grelha e oscilou ao longo da corrida entre o 33.º e o 35.º posto. Nas últimas voltas, o piloto da Yamaha lançou o ataque a um adversário e concluiu a manga em 32.º.
Infelizmente, Alex Almeida, Rúben Ribeiro e Rúben Ferreira não conseguiram o apuramento para o Grande Prémio de Portugal nos treinos cronometrados da manhã.
A segunda manga de EMX250 tem lugar este domingo às 11.30h. Acompanhe tudo aqui no Motosport!
:.
(Foto: MXGP)