HomeRevista PróEnduro da Independência 2023 - 1º dia Três...

Enduro da Independência 2023 – 1º dia Três estados e quatro estações

No primeiro dia da 41ª edição do Enduro da Independência, um dos mais tradicionais eventos do off road nacional, os pilotos percorreram 288 km por três estados…

Por Carol Yada

No primeiro dia da 41ª edição do Enduro da Independência, um dos mais tradicionais eventos do off road nacional, os pilotos percorreram 288 km por três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, em mais de nove horas.

Com largada em Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro, a prova cruzou a região de Cunha (SP), próximo ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. Foram trechos pesados de subidas e descidas, apimentados com o escorregadio deixado pela chuva que caiu na noite anterior e um pouco na hora da passagem dos competidores.

Com isso, começaram as variações climáticas, ora calor, ora frio, ora chuva, o que fez com que os pilotos colocassem e tirassem a jaqueta corta-vento diversas vezes. Nos neutros, pontos de parada para abastecimento, banheiro e alimentação, a conversa de bastidores era sobre a difícil parte da manhã, que gerou muitos pontos aos competidores (no enduro de regularidade, vence quem fizer menos pontos).

Devido à distância entre as duas cidades-sedes do dia, um longo trajeto de estrada precisou ser colocado no percurso até Piquete (SP). Depois de mais algumas trilhas, agora já no estado de Minas Gerais, sendo uma antes de São Sebastião do Rio Verde, reaqueceu a disputa até o destino de Baependi (MG), a terra da Nhá Chica. O município conta com um santuário em homenagem à beata, que recebe turistas de diversos locais do país.

Largada Promocional

Antes de começar a rodar os 877 km, distância total do Enduro da Independência 2023, o evento realizou a abertura oficial e largada promocional, na Praia do Pontal e pelas ruas do centro histórico de Paraty. Mais de 200 pilotos participam da competição que existe desde 1983.

Elite – Bruno Crivilin #7

Graduado – Gabriel Soares #25

Over 35 – Marcos Roberto Froner #30

Dupla Graduado – Murilo Mirando Filho #51 / José Junior #52

Brasil – Alex Azevedo #55

Over 45 – Claudio Teixeira Ribeiro #70

Over 50 – Clécio Hiert #89

Intermediária – Medslon Gallon #95

Dupla Intermediária – Marcus Rivelli #134 / Diego Souza #135

Dupla Over 35 – Eduardo Salvarini #162 / Antonio de Oliveira #163

Dupla Pai e Filho – Luiz Marcelo Souza #172 / Luis Gustavo Souza #173

Over 55 – Pericles Dutra #193

Feminina – Bárbara Neves #204

Novato – Alex Sandro Rodrigues #255

GPS – Rodrigo Netto Lima #261

Dupla Estreante – Gilmer Tavares #276 / Walace Paes #277

Dupla GPS – Jardel Gomes #295 / Yuri Gomes #296



Veja mais em Revista Pró

Leia Também