Como já falamos em outros posts aqui no blog, os sistemas mecânicos das motocicletas são verdadeiras maravilhas da engenharia, disso ninguém duvida. Contudo, a engenhosidade não para por aí. Desde a década de 1970, praticamente todas as motos fabricadas carregam também um complexo sistema elétrico, cuja alimentação é garantida pela bateria, pelo alternador e pelo regulador retificador — e é sobre este último componente que vamos falar neste artigo.
Desvendando melhor o sistema elétrico da moto
Vamos por partes: o sistema elétrico das motos é dividido em três partes principais: bateria, ignição e acessórios. O conjunto da bateria, como o próprio nome sugere, é o grande responsável por dar energia para a motoca e é feito para alimentar os equipamentos originais de fábrica.
Um desses equipamentos é o gerador de tensão, uma solução que funciona sempre que o motor gira e serve justamente para garantir que a bateria sempre fique carregada. Outra parte é o chicote, um grupo de fios que é responsável por conduzir a energia elétrica para todas as diferentes partes da moto que dependem dela.
E é bem aqui que o regulador retificador entra na jogada. Essa última parte do conjunto da bateria funciona como uma espécie de conversor, sendo o grande responsável por enviar a quantidade certa de energia para cada lugar, evitando sobrecargas e garantindo a retroalimentação do sistema, devolvendo força para a bateria ao final de cada ciclo.
O papel do regulador retificador no equilíbrio da corrente elétrica
Agora que já entendemos um pouco melhor a dinâmica do sistema elétrico da motocicleta, fica fácil perceber por que os reguladores retificadores são tão fundamentais, não é mesmo? Sua função é manter os níveis de tensão dos dispositivos elétricos estáveis enquanto a moto estiver ligada e variando a aceleração, assegurando o equilíbrio perfeito na distribuição da corrente.
Quem já teve a triste experiência de ligar um aparelho eletrônico em uma voltagem superior à recomendada — um ventilador de 110v em uma corrente de 220v, por exemplo — sabe que a sobrecarga é capaz de queimar o equipamento rapidinho. E na moto, aconteceria exatamente a mesma coisa caso o regulador retificador não estivesse ali, sempre presente, equilibrando a tensão.
Ao acelerar ou aumentar demais a rotação do motor, a energia gerada certamente sairia do controle, podendo causar a queima de lâmpadas e faróis, danificando a bateria ou desregulando eventuais módulos eletroeletrônicos que você tenha instalado.
Em outro artigo aqui no blog, inclusive, nós explicamos em detalhes como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico pelos reguladores retificadores e mostramos as melhores formas de conferir, na prática, se o seu regulador retificador está com algum problema grave. O conteúdo é 100% gratuito e, para acessá-lo, basta clicar aqui!
Regulador retificador Vedamotors: excelência de ponta a ponta
Na VEDA, somos apaixonados pelo que fazemos e conhecemos muito bem a importância de cada componente para o bom funcionamento da motocicleta. É por isso que, quando o assunto é o regulador retificador, temos uma missão muito clara: garantir que nossos clientes e parceiros possam contar com uma peça de alto padrão, com garantia de procedência e confiabilidade na aplicação.
Não é à toa que nosso portfólio de reguladores retificadores, exclusividade da Vedamotors produzida pela linha eletrônica Servitec, chega até o aplicador com um poderoso diferencial qualitativo, apresentando vida útil prolongada e componentes mais resistentes e capazes de suportar cargas ainda maiores.
Além disso, nossa tecnologia adota a topologia do chaveamento controlado, o que, na prática, significa que a energia elétrica gerada no estator é direcionada ao sistema elétrico da moto sempre na corrente e tensão necessárias, sem picos ou lapsos, evitando que o excedente da energia gerada se dissipe na forma de calor.
Ou seja: com um menor aquecimento por perda de energia, a capacidade de carga também se revela superior, bem acima do mercado comum, garantindo uma regulagem de tensão mais precisa por mais tempo, tudo conforme os mais exigentes padrões das principais montadoras nacionais e internacionais!
E aqui na VEDA você já sabe como funciona: 100% dos produtos são testados pelo menos duas vezes antes de irem para o cliente final, assegurando toda a tranquilidade que o aplicador e o piloto precisam! Por isso, na hora de mexer na sua máquina, exija o padrão de qualidade Vedamotors e não abra mão do suporte e da recomendação de quem realmente entende de moto!
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E se você trabalha com o sistema elétrico de motos, também pode baixar esse manual gratuito com medidas de resistência elétrica e orientações para teste de bobinas e estatores: