Como já falamos em outros posts aqui no blog, os sistemas mecânicos das motocicletas são verdadeiras maravilhas da engenharia, disso ninguém duvida. Contudo, a engenhosidade não para por aí. Desde a década de 1970, praticamente todas as motos fabricadas carregam também um complexo sistema elétrico, cuja alimentação é garantida pela bateria, pelo alternador e pelo regulador retificador — e é sobre este último componente que vamos falar neste artigo.
Desvendando melhor o sistema elétrico da moto
Vamos por partes: o sistema elétrico das motos é dividido em três partes principais: sistema de bateria, sistema de ignição e/ou injeção e sistema de iluminação e sinalização. O sistema de carga, como o próprio nome sugere, é o grande responsável por fornecer energia elétrica para a motoca e é projetado para alimentar os equipamentos elétricos originais de fábrica.
Um dos componentes do sistema de carga é o gerador, formado pelo estator em conjunto com o volante magnético. Sempre que o volante acoplado ao virabrequim gira sobre o estator, ocorre variação de campo magnético sobre as bobinas do estator e produz corrente elétrica alternada. Essa corrente elétrica é conduzida pela fiação principal até o regulador retificador.
Neste ponto o regulador retificador entra na jogada. Como a corrente elétrica gerada é alternada, e o sistema elétrico da moto é em corrente contínua, o regulador retificador converte corrente alternada para contínua, retificando-a. O segundo passo é regular a tensão máxima de carga. Quanto maior a velocidade de rotação do motor, maior é a tensão gerada no estator, e para que o sistema funcione de forma adequada, o regulador retificador faz o papel de regular a tensão máxima, que é transferida para a bateria e demais componentes do sistema elétrico. Em motos menores, o farol é alimentado por corrente alternada diretamente, porém o regulador atua garantindo que a tensão não aumente acima do limite, para não queimar as lâmpadas.
O papel do regulador retificador no equilíbrio da corrente elétrica
Agora que já entendemos um pouco melhor a dinâmica do sistema elétrico da motocicleta, fica fácil perceber por que os reguladores retificadores são tão fundamentais, não é mesmo? Sua função é manter os níveis de tensão dos dispositivos elétricos estáveis enquanto a moto estiver ligada e variando a aceleração, assegurando o equilíbrio perfeito na distribuição da corrente.
Quem já teve a triste experiência de ligar um aparelho eletrônico em uma tensão superior à recomendada — um ventilador de 110v em uma corrente de 220v, por exemplo — sabe que a sobrecarga é capaz de queimar o equipamento rapidinho. E na moto, aconteceria exatamente a mesma coisa caso o regulador retificador não estivesse ali, sempre presente, equilibrando a tensão.
Ao acelerar ou aumentar demais a rotação do motor, a energia gerada certamente sairia do controle, podendo causar a queima de lâmpadas e faróis, danificando a bateria ou desregulando e queimando os módulos eletroeletrônicos que você tem instalado.
Em outro artigo aqui no blog, inclusive, nós explicamos em detalhes como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico pelos reguladores retificadores e mostramos as melhores formas de conferir, na prática, se o seu regulador retificador está com algum problema grave. O conteúdo é 100% gratuito e, para acessá-lo, basta clicar aqui!
Regulador retificador Vedamotors: excelência de ponta a ponta
Na VEDA, somos apaixonados pelo que fazemos e conhecemos muito bem a importância de cada componente para o bom funcionamento da motocicleta. É por isso que, quando o assunto é o regulador retificador, temos uma missão muito clara: garantir que nossos clientes e parceiros possam contar com uma peça de alto padrão, com garantia de procedência e confiabilidade na aplicação.
Não é à toa que nosso portfólio de reguladores retificadores, produzidos na linha eletrônica Servitec, chega até o aplicador com um poderoso diferencial qualitativo, apresentando vida útil prolongada e componentes mais resistentes e capazes de suportar cargas ainda maiores.
Além disso, nossa tecnologia adota a topologia de chaveamento controlado, o que, na prática, significa que a energia elétrica gerada no estator é direcionada ao sistema elétrico da moto sempre na corrente e tensão necessárias, evitando que o excedente da energia gerada se dissipe na forma de calor.
Ou seja: com um menor aquecimento por perda de energia, a eficiência de carga também se revela superior, bem acima do mercado comum, garantindo uma regulagem de tensão mais precisa por mais tempo, tudo conforme os mais exigentes padrões das principais montadoras nacionais e internacionais!
E aqui na VEDA você já sabe como funciona: 100% dos produtos são testados pelo menos duas vezes antes de irem para o cliente final, assegurando toda a tranquilidade que o aplicador e o piloto precisam! Por isso, na hora de mexer na sua máquina, exija o padrão de qualidade Vedamotors e não abra mão do suporte e da recomendação de quem realmente entende de moto!
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