Desde que as operações da linha eletrônica da Servitec foram adquiridas pela Vedamotors em 2019 — um resgate histórico que você pode acompanhar no primeiro artigo da nossa série especial —, começou a se desenhar um cuidadoso trabalho de alinhamento cultural e comercial entre as duas marcas. Tudo para garantir que o padrão de excelência e as boas práticas da Veda se tornassem também marcas registradas das soluções Servitec.
Também foi necessário criar uma abordagem comercial mais dinâmica e assertiva dentro da divisão Servitec. Nesses três anos desde a aquisição, essa nova abordagem ajudou a implementar uma evolução constante nos padrões de qualidade e desempenho dos produtos eletrônicos, como CDI, motores de partida, bombas de combustível, componentes de performance, reguladores retificadores, relés e outros.
Segundo o gerente de Vendas da Vedamotors Gustavo Teixeira, os clientes sentem a mudança. O portfólio da linha eletrônica, por exemplo, saltou de 250 para 800 itens. “Com a operação eletrônica aqui dentro da fábrica da Vedamotors, montamos um time de engenharia especializado em eletroeletrônica e fomos desenvolvendo novos produtos para ampliar portfólio e oferecer uma solução mais robusta”.
A resposta positiva do mercado foi importante para a Veda sustentar a nova estratégia da linha eletrônica Servitec by Vedamotors. “Os clientes acreditaram que receberiam produtos eletrônicos com a mesma qualidade Vedamotors que já conhecem de outras linhas, sem falar no relacionamento de confiança que já existia”.
Reputação construída projeto a projeto
Gustavo lembra que do ponto de vista comercial a Servitec ficou marcada por muitos anos como uma empresa que, de certa forma, não acompanhou as novidades do mercado eletrônico. “Tinham bons produtos, capacidade para fabricação, mas não estavam lançando novidades ou soluções inovadoras”.
Com a compra das operações eletrônicas da Servitec em 2019, a Vedamotors se viu em um desafio: o de comunicar essas mudanças para as pessoas, para que entendessem que o portfólio e a produção da linha eletrônica da Servitec passou a ser Vedamotors.
“Foi questão de tempo até perceberem que uma nova era comercial e técnica começava para as soluções Servitec. E essa nova fase é resultado de um trabalho que envolveu não apenas a mudança de endereço físico da Servitec para o parque industrial da Vedamotors, em Santa Catarina, mas principalmente a incorporação das culturas de qualidade e excelência da Vedamotors no modus operandi da Servitec”, defende Gustavo.
Produção nacional também contribui para a confiabilidade
Gustavo também reforça que a produção nacional das soluções e componentes é um diferencial competitivo importante para a percepção de mercado.
“Sabemos que, lá atrás, outras marcas aproveitaram o espaço para se consolidarem no mercado. Até porque havia pouca concorrência no segmento de eletrônicos. Mas com o tempo, descuidaram de questões como qualidade do produto e relacionamento com clientes, prejudicando a reputação de suas marcas e abrindo espaço para que outro player de destaque se consolidasse. É por isso que a Servitec by Vedamotors entra em cena com força total.”
Com o aumento significativo no gráfico de desenvolvimento de produtos e com os elevados padrões de qualidade da Vedamotors, o excelente posicionamento de mercado da divisão Servitec é uma consequência natural para clientes, distribuidores e lojistas que nunca deixaram de prezar por um produto com excelência.
Vendedores que acreditaram no projeto foram fundamentais para a retomada
Avaliando o novo momento da divisão Servitec no mercado nacional, Gustavo chama atenção para o que entende como um dos principais pontos de virada de toda essa história recente da nova Servitec.
“Tivemos uma etapa muito marcante desse processo que foi a assimilação das equipes comerciais. Antes, os times eram difusos, visto que muitos vendedores e representantes trabalhavam tanto com a Servitec quanto com concorrentes, criando um conflito de portfólio”, recorda.
Gustavo conta que a Vedamotors organizou um seminário para apresentar a todo esse time versátil de possíveis parceiros, as metas, objetivos e planos da Servitec para o futuro. “Para a nossa satisfação, tivemos uma adesão de praticamente 100% da equipe. Nascia aí um time de distribuidores e representantes exclusivos da Servitec e, para nós, foi a prova indiscutível de que essas pessoas acreditaram no projeto e estavam dispostas a colocar a mão na massa e assumir a linha de frente conosco.”
O resultado de tudo isso foi a unificação e o alinhamento das boas práticas comerciais da Vedamotors na agora divisão Servitec. Um processo que tomou seu tempo mas que, em 2021, começou a decolar e se consolidar no mercado. Hoje, a Servitec vê o resultado dessa integração na prática, seja na alta aceitação dos clientes ou nas grandes possibilidades que se abrem para a Veda no segmento de eletrônicos!