Dois anos sem uma corrida significam grandes mudanças no Red Bull Erzbergrodeo, terceira rodada do Campeonato Mundial de Hard Enduro de 2022, incluindo não mais “minders” no campo e nenhum reabastecimento permitido para toda a corrida principal em junho deste ano.
O Red Bull Erzbergrodeo de 2022 parecerá e se sentirá muito diferente para os pilotos que chegarem ao principal evento Hare Scramble, de acordo com o organizador do evento Karl Katoch, que anunciou uma série de mudanças no evento deste ano com o objetivo de “nivelar o campo de jogo”.
Essas mudanças incluem que toda a rota da corrida principal Hare Scramble deste ano seja declarada uma zona de não ajuda, portanto, os pilotos não podem receber nenhuma ajuda de espectadores, mecânicos ou outros membros da equipe durante toda a corrida – apenas colegas concorrentes.
É uma mudança importante não apenas para os pilotos amadores que se beneficiaram das cordas que os transportam pelas poderosas colinas no passado, mas também para os pilotos profissionais que não poderão mais ajudar na pista. Isso incluirá o Carl’s Dinner (muitas vezes chamado de Carl’s Diner), um lugar bem conhecido para ajudantes rastrearem seus pilotos, mas os organizadores dizem: “os tempos do minder são história no Red Bull Erzbergrodeo”.
A outra notícia é que o reabastecimento também não é mais permitido no percurso de 35 quilômetros, que normalmente tem um limite de tempo de quatro horas. Para muitas centenas de pilotos amadores, essa sempre foi a “norma”, mas para 22 os pilotos Pro também terão que fazer com que o gás dure todo o curso.
Gigante de Ferro sendo comido
Finalmente, de volta ao calendário mundial de enduro extremo após uma pausa de dois anos devido à pandemia, Erzberg está programado para 16 a 19 de junho e ficará como a terceira rodada do Campeonato Mundial de Enduro Duro da FIM.
A rota do evento e a própria montanha do Gigante de Ferro parecerão bem diferentes após a mineração. O diretor do evento Erzbergrodeo, Karl Katoch, diz que depois de tanta atividade durante esse período, eles estão enfrentando “grandes desafios” planejando o evento.
“O Erzberg mudou muito como resultado da mineração ativa de minério a céu aberto”, diz Katoch, “então temos que adaptar nossa infraestrutura e, às vezes, até repensá-la”.
A rocha é explodida em média duas vezes por dia na mina que produz 12 milhões de toneladas de minério rico em ferro, que é transformado em três milhões de toneladas de minério fino todos os anos. Isso é muita pedra saindo do site desde a última vez que estivemos lá em 2019.
Falando sobre mudanças no formato da corrida para o evento de 2022, Katoch diz: “temos algumas inovações no percurso, como uma zona de não ajuda durante toda a corrida, onde os pilotos não podem aceitar ajuda de fora, bem como não mais pontos de combustível.
“Estamos criando maior igualdade de oportunidades para todos os participantes e uma ação de corrida ainda mais emocionante. Estou muito feliz com o interesse ininterrupto de participantes de todo o mundo, os fãs entusiasmados e os patrocinadores e parceiros comprovados para o nosso evento, que também desempenha um enorme papel econômico para a região ao redor de Eisenerz.”
As últimas notícias de Erzbergrodeo de 2022 foram anunciadas na Áustria em uma coletiva de imprensa organizada pela lenda off-road Heinz Kinigadner em um evento da Wings for Life Foundation.
Wings for Life é um programa de pesquisa de medula espinhal que Kinigadner criou e para o qual o campeonato Erzbergrodeo e German Touring Car (DTM) apoiam e arrecadam dinheiro.
Kinigadner é retratado (à esquerda) ao lado do chefe de operações da DTM, Gerhard Berger, e do diretor da Erzbergrodeo, Karl Katoch (à direita).