Para muitos, as motos são verdadeiros sinônimos de mobilidade e praticidade no dia a dia — são boas para o deslocamento tanto em perímetros urbanos quanto em áreas rurais, além de contribuírem muito para o setor de serviços e logística. Mas, para alguns apaixonados por velocidade em duas rodas, o real encanto está nas agitadas competições de motociclismo e nas motos de alta performance que participam dessas corridas!
Asfalto, terra, lama, areia… tanto faz! Fato é que, com o devido preparo, qualquer ambiente pode ser palco para testes de resistência e disputas de perícia entre pilotos de todas as idades, “duelando” em uma série de modalidades e passando por desafios eletrizantes. Ah, e não se engane: nas pistas e nas arquibancadas, essas competições de motociclismo reúnem milhares de entusiastas por todo o Brasil. É por isso que, neste artigo, vamos conhecer algumas das mais populares!
Saiba quais disputas são campeãs em adrenalina
Não é segredo que as corridas e categorias do automobilismo são muito bem difundidas, até mesmo entre os que não são tão fãs assim de velocidade. Mas as competições de motociclismo, por outro lado, talvez ainda não sejam conhecidas com a mesma intensidade – pois, de fato, são universos diferentes.
Aqui, separamos uma lista para explicar os diferentes tipos de corrida sobre duas rodas, que são tão variadas e interessantes quanto as disputas de automóveis. Existem quatro categorias que se destacam quando o assunto são as competições de motociclismo: asfalto, motocross, enduro e rally cross-country. É nelas que vamos focar! Vem com a gente:
Via de regra, todas as formas de motociclismo praticadas no asfalto são chamadas de road racing, já que o termo é bem abrangente. No entanto, o conceito original de road racing era exclusivo para aquelas corridas disputadas em vias públicas demarcadas. Essa modalidade está quase extinta hoje em dia, mas ainda reúne alguns bravos pilotos pelo mundo.
As corridas de asfalto ainda consideram competições como o Grand Prix, realizadas em circuitos fechados; o Superbike, com motocicletas baseadas em modelos de produção; o Supersport, com motos “de rua” com alta cilindrada; o Longa-duração, que é o equivalente ao 24 Horas de Le Mans do mundo em duas rodas e, por fim, a competição de Sidecars, em que o piloto e o carona precisam trabalhar em equipe!
Praticadas em circuitos fechados sem pavimentação, as competições de motocross acontecem em diferentes tipos de superfície, como terra, lama, cascalho ou grama. A maior parte dos circuitos possui elevações para possibilitar saltos e dar mais adrenalina para as manobras.
Dentro dessa categoria, temos as corridas de Supercross — que basicamente simulam o mesmo cenário do motocross em circuitos indoor, como galpões ou estádios — e a categoria Supermoto, que mescla pistas de asfalto, terra, lama e gramado, exigindo alta perícia do piloto e capacidade de adaptação aos diferentes terrenos.
Uma das competições de motociclismo favoritas dos espectadores, as provas de enduro são realizadas em grandes circuitos naturais e florestais. Aqui, a ideia é testar a resistência do piloto mais do que da moto, já que o percurso é repleto de obstáculos, elevações e depressões no terreno.
Os percursos são divididos em vários estágios, com diferentes propósitos – em alguns, o desafio é chegar exatamente no tempo previsto, com penalidades por chegar atrasado ou cedo demais. Enquanto isso, outros trechos recompensam o piloto pela agilidade na finalização do trecho. Sem contar que uma prova dessas pode durar por mais de quatro horas, então haja força no braço!
Na modalidade cross-country, as provas são muito parecidas com os circuitos do enduro. Inclusive, o objetivo é o mesmo: concluir o trecho no menor tempo possível. Porém, a maior diferença está no tamanho dos percursos, que são mais curtos e, por isso, exigem um número maior de voltas.
É por isso que, entre os competidores, o cross-country é encarado como uma “versão extendida” do enduro, com regras muito parecidas. A competição também pode durar por vários dias, sendo disputada em ambientes variados. Um exemplo conhecido é o Rally Dakar, que conta com uma categoria exclusiva para motocicletas, mas existem outras provas, como o Rali do Marrocos, o Desafio de Abu Dhabi e o Silk Way Rally.
E tem Vedamotors nas competições de motociclismo sim!
Independentemente da modalidade de disputa, não há como negar que um fator em comum conecta todas as competições de motociclismo que listamos aqui: as motos precisam de resistência, durabilidade e componentes de alta qualidade para que possam entregar uma performance digna de premiação!
E de alta performance a gente fala com propriedade! Tanto é que, há anos, a Vedamotors é uma das principais patrocinadoras de equipes e atletas nas mais diversas categorias de corridas e competições no Brasil e no mundo. Não é à toa que nossa marca está presente em disputas de motocross, rally, velocross e enduro, sempre dando aquele suporte extra para atletas campeões em todas as categorias, profissionais ou de base.
São corredores comprometidos e orgulhosos que, além da marca, levam para os circuitos competitivos as soluções, módulos e componentes de alta engenharia da Veda, desenvolvidos na medida certa para ajudar a extrair o melhor do motor!
E você, já conhecia essas competições de motociclismo que carregam um pouquinho do DNA da Vedamotors para as pistas? Se você gostou do artigo, a dica é: fique de olho que logo tem muito mais! Ah, e se ficou com alguma dúvida ou quer contribuir com alguma boa história envolvendo as pistas competitivas, deixe seu comentário aqui no blog ou fale com a nossa equipe!