Gratuita, mostra com mais de 100 objetos pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h
Só nos dois primeiros dias, a exposição Streamlined Design – A Aerodinâmica Do Futuro, na Pinacoteca Benedicto Calixto, foi visitada por cerca de 1000 pessoas. A expectativa é um público crescente por conta das férias, na Baixada Santista. “É mais uma opção de passeio para quem passa uns dias de descanso no litoral sul. Além de cultural, interessante e curioso, ainda é gratuito”, ressalta Roberto Santini, presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Streamlined Design, ou desenho aerodinâmico, surgiu na década de 1930 e representou uma etapa importante na história da arte e do design. Inspirado em um futuro utópico e idealizado à época, trouxe a objetos do dia a dia o glamour de linhas fluidas, curvas suaves e formas arredondadas inspiradas na aerodinâmica de aeronaves, trens e automóveis. Como resultado, o mundo foi invadido por uma incrível gama de objetos de formas ousadas e inesperadas, que ainda hoje enchem os olhos e atiçam a imaginação.
São mais de 100 objetos do acervo do colecionador italiano Giacomo Favretto, como caixa de ferramentas Torpedo, década de 1940-EUA, produzida por Blackhawk; Rádio Talisman, produção Tesla, 1956, na antiga Checoslováquia; Caixa de jogo de tabuleiro “Streamlined Train Game”, década de 1940-USA; Ventilador Samson Safe-flex, 1938-EUA; Luminária inspirada no avião DC3, década de 1940; Ferro de passar Petipoint,1941-USA, e Fatiador de frios Hobart Streamliner, 1942-USA.
Favretto é natural de Milão, Itália, onde cursou Engenharia Mecânica na Escola Politécnica de Milão. Em seguida fez Desenho Industrial, curso que concluiu em 1974, antes de vir para o Brasil e se radicar na cidade de São Paulo. Tornou-se fotógrafo profissional do mercado publicitário e dedicou-se por diletantismo à fotografia de viagem; realizou uma volta ao mundo em 1977 e uma extensa viagem pelo oriente em 1981. Em 1997, conquistou o Leão de Ouro do Festival Internacional de Propaganda de Cannes. Atualmente, desenvolve trabalhos pessoais em fotografia inspirados por sua paixão pelo design e por suas coleções de antiguidades, entre as quais este importante acervo de Streamlined Design.
Inédita para o público de Santos, a mostra – mais uma iniciativa do projeto “Arte na Pinacoteca” – tem curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho. Com acesso para cadeirante, braile, libras e audiodescrição, a exposição também é inclusiva.
Streamlined Design
Essa forma de projetar o mundo material dos objetos, das habitações e das imagens – o Streamlined Design ou desenho aerodinâmico – se caracterizou como um novo estilo a partir da década de 1930. Ele costuma ser visto ainda hoje como uma das respostas à grave crise econômica e social decorrente da Grande Recessão americana de 1929, uma forte depressão econômica, que atingiu o capitalismo internacional. Neste caso – como atesta a exposição de objetos da Coleção Giacomo Favretto –, foi uma resposta a essa crise por meio do Desenho Industrial, sendo que esse termo atualmente é mais conhecido como Design e tornou-se um novo campo profissional, cada vez mais valorizado na sociedade brasileira.
Pode-se creditar o design aerodinâmico, por um lado, ao desejo de oferecer um diferencial que levasse ao aumento do consumo naquela época de recessão econômica e, por outro lado, à busca por soluções mais eficientes para o transporte e locomoção.
Para os modernistas, o design tinha o potencial de transformar a sociedade, tornando-a mais racional, eficiente e progressista. E o design, especialmente o Streamlined Design, foi visto à época com uma verdadeira metáfora do futuro. É importante lembrar que ele foi influenciado por várias escolas anteriores de pensamento artístico, entre as quais se destacam os movimentos Art Nouveau e Art Déco. Escolas que – ao contrário da visão acadêmica, sempre fiel às formas naturais – valorizavam a estilização da natureza e a geometrização da forma, o que se refletiu no desenho aerodinâmico, visto como uma ramificação desses dois estilos anteriores.
O auge do desenho aerodinâmico ocorreu durante as décadas de 1930 e 1940, quando foi aplicado em uma ampla variedade de objetos, desde carros e aviões até eletrodomésticos e mobiliário, sendo muito divulgado nas grandes Feiras Mundiais. Se esse design foi uma tendência importante na arquitetura e no design do século XX e teve seu auge nas décadas de 1920 e 1930, deve-se lembrar que a Escola Bauhaus, fundada já em 1919 por Walter Gropius, foi desde sua criação uma das principais influências, senão a principal, no desenvolvimento do design moderno.
A Bauhaus se propunha a unir arte e tecnologia e a criar uma nova estética adequada à era industrial. Seus princípios, como a simplicidade, a funcionalidade e a economia de meios, foram aplicados também pelo design aerodinâmico, que buscava criar formas eficientes inspiradas na velocidade e no movimento.
No Brasil, boa parte da produção industrial, especialmente na linha de eletrodomésticos, brinquedos e meios de transporte individual, como bicicletas, patinetes e triciclos, foi, de algum modo, apropriada ou desenvolvida a partir de soluções já devidamente testadas e reconhecidas no exterior. Mas também por aqui, mesmo não tendo função específica ou necessidade aerodinâmica, como um aspirador de pó ou uma cafeteira e, nesse caso, fossem só indício de modernidade e novidade agregado, eles apresentavam aquelas mesmas características formais consagradas pelo Streamlined Design. Até ao menos meados do século passado, a estética aerodinâmica, ramificação dos movimentos artísticos do Art Nouveau e do Art Déco, foi vista como uma forma de expressar a modernidade e o progresso e, desse modo, influenciou e contribuiu, junto àqueles movimentos, em múltiplos aspectos da cultura e da sociedade brasileira.
Como todo processo socioeconômico-cultural, que é vivo e em transformação, a partir da metade do século XX, ele foi sendo em boa parte substituído pela estética modernista da Escola Bauhaus e, mais recente, pelos novos, complexos e apaixonantes caminhos da arte e do design contemporâneo.
Arte na Pinacoteca e exposição Streamlined Design
A exposição faz parte do projeto “Arte na Pinacoteca”, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas.
O projeto – patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog – é realizada pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.
A associação entre um importante polo de cultura, como é a Pinacoteca – instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos – e a Weimar é uma espetacular junção de forças e propulsão de propósitos.
Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, buscará democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura na região. O projeto prevê também visitação gratuita para alunos da rede pública, principalmente de regiões mais distantes como Ilha Diana, Monte Cabrão e Caruara. As crianças ganham transporte e lanche, além de um dia repleto de cultura.
Exposição Streamlined Design – A Aerodinâmica Do Futuro
Data da exposição: até 13/08/2023
Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h
Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364
Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto