Billy Bolt foi o vencedor da 16ª edição do Extreme XL Lagares, jornada inaugural do Campeonato do Mundo de Hard Enduro. O piloto britânico deixou após a segunda final o polaco Taddy Blazusiak a 49,1 segundos, mas depois o seu mais forte opositor foi o alemão da KTM Lettenbichler, determinado a não deixar fugir o britânico. Diogo Vieira com um décimo lugar na terceira final concluiu a prova no 13º lugar – numa prova marcada por muita lama, dificuldades e abandonos.
Depois das chuvas fortes que cairam na madrugada e devido ao estado super enlameado da pista, as três finais foram hoje diputadas com 8 voltas cada uma) na classe Pro. Cedo pareceu que o vencedor estava encontrado mas Billy Bolt acabou por ter hoje oposição forte.
Cedo na primeira final Jonny Walker que era um dos favoritos ficou fora da corrida, e também a vantagem de 49 segundos de Bolt sobre Blazusiak iria ser anulada pelo polaco na segunda final, a não ser que algum precalço viesse a acontecer ao britânico da Husqvarna Factory Racing.
Surpreendente sim foi a performance do alemão Manuel Lettenbichler, que depois de um oitavo lugar na primeira corrida de hoje, puxou dos seus galões na KTM 300 EXC para ficar a apenas 8,9 segundos de Bolt chegando ao segundo lugar, que ficou praticamente garantido com os problemas na GasGas de Brazusiak, sétimo nesta primeira prova do mundial de Hard Enduro. Depois disso, o alemão da KTM ainda iria vencer a terceira final, sendo o único piloto a bater Billy Bolt, por 15,5 segundos.
O terceiro piloto no pódio foi o veterano de 46 anos Graham Jarvis que somou dois quarto lugares nas duas finais, ficando na frente do prometedor Wade Young e de Dominik Olzowiski – uma surpresa! Mário Roman, nome que dispensa apresentação foi oitavo no conjunto das duas finais.