Apesar de todas as restrições impostas pela DGS, o XL Extreme Lagares já rola no quartel da Serra do Pilar. Hoje, as classes amadoras fizeram apenas treinos cronometrados, sábado é dia de qualificações da classe Pro e a corrida pontuável para o Mundial de Hard Enduro é no domingo.
Já se sabe que a 16ª edição do Extreme Lagares, primeira ronda do estreante Campeonato do Mundo de Hard Enduro, não vai contar para o Troféu Nacional de Hard Enduro. Esta é uma das alterações. Outra é que a prova decorre à ‘porta fechada’ nos três dias, com o percurso todo centralizado no interior do quartel da Serra do Pilar, com excepção de domingo parcialmente feito num percurso mais alargado nas instalações militares. Na prática, isto pode vir a beneficiar Diogo Vieira (GasGas dorsal #24), o nosso tricampeão de Super Enduro. Luis Silva (Husqvarna #21) e Paulo Esteves (Sherco SE #22) são os outros dois participantes lusos na classe principal.
Como forma de compensar os 250 amadores que estão na prova, a organização já garantiu a oferta da inscrição na edição 2022 da Extreme XL Lagares a todos aqueles que participem na totalidade da prova deste ano.
Amanhã (Sábado) a prova tem início às 9h00 com a qualificações da classes amadoras Hobby, na qual os quatro melhores de cada série passam para a final de domingo e XL, passando nesta última as oito melhores equipas à final do dia seguinte. Às 12h00 começam os treinos livres dos pilotos profissionais (Pro), seguida da qualificação às 13h00 que irá apurar os 20 mais rápidos para as finais A, B e C de domingo.
Os treinos livres de hoje foram uma mera formalidade para preencher o programa, visto não contarem para o apuramento. Ainda assim, deixamos-lhe os tempos para perceber quem são os mais rápidos dos amadores.