HomeTestes e Reviews de MotosFavorita de Keanu Reeves, marca se rende às motos elétricas

Favorita de Keanu Reeves, marca se rende às motos elétricas

Mais uma marca vai ingressar no nicho das motos elétricas. A Norton Motorcycles vai se juntar a nomes como a Ducati, Triumph e Kawasaki, um seleto time que tem ainda tem seus modelos a combustão, mas já aposta alto mesmo é na eletrificação de seus produtos. E uma curiosidade: a Norton é a queridinha do ator Keanu Reeves.

Mais uma marca se rende às motos elétricas

Talvez você conheça a britânica Norton como a marca preferida de Keanu Reeves. Quando a empresa passou por maus bocados financeiros, o ator foi cotado como um possível comprador e salvador da empresa, fundada inicialmente em 1898.

Coisas do passado: Norton Commando 1973 foi a segunda moto adquirida por Reeves, em 1987

Mas a marca acabou sendo adquirida mesmo foi pelos indianos da TVS, em 2020. Desde então, a nova administradora inaugurou uma nova sede para a fabricante em Solihull, no Reino Unido.  E agora anunciou a adesão da Norton a uma iniciativa do governo britânico, com o propósito de redução de emissões.

O projeto visa entregar uma nova moto elétrica, a primeira da Norton. Para isso, a empresa terá seis parceiros britânicos para ajudar a construir e desenvolver os componentes específicos. Entre eles estão a Delta Cosworth, HiSpeed ​​Limited, Formaplex Technologies, M&I Materials, INDRA e a WMG – Universidade de Warwick.

Parece que já vimos um projeto nestes moldes antes, não é? Sim, a iniciativa será em modelo bem semelhante ao empregado pela Triumph, na construção da TE-1. No entanto, enquanto a primeira moto elétrica da fábrica de Hinckley já está pronta, a moto da Norton ainda nem foi para a prancheta de desenho…

triumph tem a primeira de suas motos elétricas

Elétrica da Triumph TE-1 já completou sua última fase de testes

Mas segundo a Norton, será um modelo seguindo o DNA da empresa. Terá desempenho esportivo, conforto e boa autonomia – esta última, coisa que todo fabricante quer em sua elétrica. Robert Hentschel, CEO da Norton Motorcycles, diz que o projeto marca o início de uma nova fase.

Veja também:

motos elétricas de corrida

Não era para ser agora, mas foi! V21L é a primeira elétrica da Ducati

Motos elétricas se multiplicam 

No Reino Unido, a Norton vai seguir o caminho da Triumph para a construção de sua moto elétrica. Uma iniciativa que recebe aporte e apoio do governo, com a justificativa de reduzir a poluição, reduzindo-se as emissões.

Enquanto isso, a Ducati já está prestes a apresentar sua primeira moto elétrica. Um modelo de competição destinado ao campeonato elétrico da MotoGP – a MotoE. Ironicamente, tudo isso depois do CEO, Claudio Domenicali, afirmar em 2019 que o futuro elétrico não era de interesse da marca italiana a curto prazo.

Do outro lado do mundo, o presidente da Kawasaki, Hiroshi Ito, já disse ano passado que até ao final de 2022 três modelos de motocicletas – com motorização elétrica ou híbrida – seriam lançadas. Mas até agora, tudo o que surgiu foi a ‘curiosa’ Elektrode…

Veja mais em Motonline.com.br

Leia Também