Destaques em vídeo e relatório da primeira rodada do Campeonato Francês de Enduro de 2022 em Le Luc en Provence, onde Zach Pichon e Leo Le Quere definiram o ritmo ao longo de dois dias.
Sob o sol quente da primavera na Provença, 370 pilotos começaram a trabalhar na primeira rodada do Campeonato Francês de Enduro de 2022 na cidade de Le Luc.
Como qualquer início da temporada, a incerteza reinou antes do primeiro teste especial, mas no final os favoritos mantiveram sua posição com Loic Larrieu retornando às corridas na E1, Zach Pichon, Theo Espinasse e Hugo Blanjoue chefiando na classe E2, além de Leo Le Quere na E3, todos os principais pilotos para assistir durante o fim de semana de dois dias.
Na classe E1, Loic Larrieu, pilotando o Fantic sob a equipe de 2 rodas Bonneton em sua série doméstica, assumiu a liderança do primeiro especial do dia à frente de Till De Clercq (Dafy Enduro Team) e Anthony Geslin (Atomic Moto).
Larrieu, que estava retornando ao campeonato francês depois de deixar a temporada de 2021 fora com uma lesão, aumentou metodicamente sua liderança ao longo dos dois dias para uma confortável vitória na abertura da temporada.
De Clercq e Geslin trocaram o segundo lugar à frente da jovem KiIlian Lunier, que se mudou dos Juniors este ano, em quarto lugar.
Drama de batalha E2
A categoria média da E2 foi a mais disputada e dramática, com Zach Pichon (Sherco), Theo Espinasse (OxMoto Beta) e Hugo Blanjoue (Elite Moto 15 KTM) lutando entre si e, por padrão, pelas honras gerais de raspadinha mais rápidas.
Apesar de um início rápido no primeiro dia, uma lesão na perna dificultou Pichon e seu empate começou a escorregar. Espinasse aumentou seu jogo enquanto isso para assumir a liderança provisória e fechou o dia com o geral apenas para cometer um erro no pré-acabamento, o que lhe custou uma penalidade de um minuto e o relegou do primeiro para o terceiro lugar.
Pichon foi então quem conquistou a vitória no primeiro dia com um tempo total de 44:21.25 à frente de Leo Le Quere 44:35.15, Blanjoue em 44:47.21 e Loic Larrieu 44:55.66.
Destaques do vídeo do dia 1:
https://www.youtube.com/watch?v=/NKppqI3eH1g
Masterclass E3 de Le Quere
A vitória na categoria E3 em ambos os dias seguiu o caminho de Leo Le Quere na máquina da Sherco Academy. Ele teve um arranhão P2 e uma vitória confortável por mais de 40 segundos à frente de Luc Fargier (OxMoto Beta) com Antoine Basset (Atomic Moto) no primeiro dia.
Basset e Fargier reverteram suas posições no segundo dia, mas Le Quere foi mais rápido do que não apenas seus rivais da E3, mas com um tempo final de 42:57,38 em comparação com os 43:15,94n de Blanjoue (vencedor do segundo dia da E2), Espinasse em 43:31,68 e 43:39,17 de
Destaques do vídeo do dia 2:
https://www.youtube.com/watch?v=/zstxXQQzG-Y
Mulheres de Enduro
Justine Martel levou seu Elite Moto 15 KTM a uma vitória dupla na classe feminina de enduro. Mauricette Brisebard confirmou seus resultados no primeiro dia com um segundo lugar repetido no segundo dia à frente de Marie Froment e Morgane Perez, respectivamente, ao longo dos dois dias.