HomeRevista PróGajser faz corrida épica no Mundial MXGP

Gajser faz corrida épica no Mundial MXGP

Piloto Honda vence etapa na Grã-Bretanha e aumenta sua pontuação no campeonato

Tim Gajser da equipe HRC produziu outro desempenho épico na segunda bateria em busca da vitória na corrida MXGP da Grã-Bretanha, buscando o segundo lugar na classificação geral e aumentando sua liderança no topo do campeonato mundial de motocross para 15 pontos sobre o segundo lugar.

Com a chuva ameaçando o circuito de Matterley Basin perto de Winchester, Inglaterra, ao longo do dia, a primeira bateria não produziu muitos passes, já que os pilotos lutaram para encontrar linhas diferentes no que é o tempo de volta mais longo do calendário. Na qualificação, os sete primeiros ficaram separados por pouco mais de um segundo e isso continuou após a queda do portão, já que os pilotos terminaram geralmente muito perto de onde cruzaram a primeira volta. Para Gajser, isso significou um esforço sólido pelo quarto lugar, colocando-se atrás daqueles que estavam a sua frente, não querendo forçar a questão tão cedo nesta batalha pelo campeonato.

No entanto, na segunda corrida, depois de uma chuva leve e mais uma moto MX2, a pista de saibro desenvolveu alguns sulcos e o piloto da Honda CRF450RW aproveitou-se disso, abrindo caminho pelo campo já na primeira volta após um bom início de cruzamento para a primeira volta em terceiro lugar. Depois de mais algumas voltas, ele fez outra jogada e estava de olho no líder para tentar vencer o que seria sua terceira bateria de quatro até agora em 2021.

Depois de estudar suas linhas durante toda a segunda metade da corrida, Gajser sabia exatamente onde queria fazer a passagem, então quando a prancha de duas voltas saiu, ele diminuiu a diferença e realmente aplicou pressão. A primeira tentativa não deu muito certo, mas o atual campeão mundial não pôde ser negado e, a meia volta do fim, ele assumiu a liderança, pegou a bandeira quadriculada e continuou em excelente forma. Esta vitória deu a Gajser 43 pontos pelo segundo lugar geral, mas mais importante, cinco pontos a mais que seu rival mais próximo no campeonato e, portanto, após apenas duas rodadas, ele já está com 15 pontos do segundo lugar e uma rodada do quarto lugar em diante.

No próximo domingo será na histórica pista em Maggiora, Itália, onde o piloto da equipe HRC já venceu no início deste ano em uma corrida pelo Campeonato Italiano, então ele estará cheio de confiança e esperando que a terceira rodada também dê tudo certo.

Tim Gajser: “Sempre gostei de vir para a Inglaterra e correr aqui em Matterley Basin. O tempo fez com que a pista não quebrasse tanto, então na primeira bateria não havia muitas linhas e não foi fácil ultrapassar, então só tive que me contentar com um quarto lugar. Senti que poderia ter lutado pela liderança, mas não queria forçar muito e pensei que a segunda corrida seria mais fácil. Tive uma melhor largada na segunda corrida e embora tenha havido muitas ultrapassagens e ação, mantive a calma e concentrei-me em encontrar boas linhas até chegar à frente. Quando estava em segundo lugar, não consegui ficar muito perto do líder por muito tempo, queria ter certeza de que teria uma visão clara próxima do final da corrida. Quando vi a prancha de duas voltas subir, conhecia alguns locais onde poderia fazer a minha jogada e na última volta usei uma linha externa muito boa e assumi a liderança. Estou muito feliz com a forma de que estou pilotando e como toda a equipe esta trabalhando em conjunto para melhorar todos os fins de semana. Mal posso esperar por Maggiora e espero continuar essa série de bons resultados. Muito obrigado a todos!”.

Marcus Pereira de Freitas – Gerente Geral HRC – MXGP: “Depois da Rússia, sabíamos que este seria um final de semana importante para Tim, a fim de apoiar seu desempenho e mostrar que ele pode correr nesse nível todos os fins de semana. E depois da segunda corrida, acho que ele provou ser o cara mais rápido da classe e o piloto a ser batido este ano. Agora ele superou todos os seus rivais e apesar de ter sido o segundo da geral, ele ainda aumentou a diferença na liderança do campeonato e está pilotando muito bem. Temos apenas uma semana até a próxima rodada, mas continuaremos nos certificando de que tudo está indo na direção certa e que Tim mantém seu alto nível de desempenho”.

 

Crédito: Honda Racing Corporation



Veja mais em Revista Pró

Leia Também