Com 27 anos de história, a Honda Blokton encerra processo de recuperação judicial e se torna exemplo de administração e inovação tecnológica
Um estudo realizado pelo Serasa Experian indica que apenas quatro em cada 100 empresas no Brasil que solicitam recuperação judicial conseguem sair formalmente desse processo. O grupo paranaense Blokton faz parte da minoria que conquistou este feito e conseguiu restabelecer a saúde financeira por meio do pagamento de dívidas aos credores.
A recuperação judicial da marca iniciou em fevereiro de 2014 e foi encerrada em maio de 2022, por meio de gestão inteligente e investimentos em transformação digital. Ao longo deste tempo, a empresa ampliou e se consolidou como a maior rede de concessionárias Honda e de motocicletas 0 km do Paraná.
A performance da marca também se tornou referência no mercado nacional de duas rodas e é motivo de comemoração em seu 27° aniversário, celebrado no mês de junho, com as finanças em ordem. De 2018 a 2022, o grupo registrou um crescimento de 75,5% na receita e projeta um aumento adicional de 14% até o fim de 2023, comparado ao ano passado.
Ao longo do ano, serão investidos mais de R$ 8 milhões em diferentes áreas, com destaque para a renovação do layout de todas as lojas do grupo, seguindo o novo padrão Honda, e a implementação de novas tecnologias da informação e de sistemas.
Durante sua trajetória, a Blokton ainda passou a liderar a comercialização de seguros e consórcios no segmento da região sul, de acordo com dados da Honda do Brasil. A empresa também se destaca como uma das principais revendedoras de motos seminovas no país.
Excelência no setor de duas rodas
Atualmente, a Blokton é responsável pela venda de uma em cada cinco motocicletas zero-quilômetro no Paraná. Segundo dados da empresa, a rede é responsável por ocupar 19% da fatia do mercado paranaense. Somente nos primeiros cinco meses de 2023, foram negociadas cerca de 3,3 mil unidades zero-quilômetro, um número 9,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2022.
Com 22 pontos de venda distribuídos em cinco regionais (Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí e Cascavel), a empresa busca ser reconhecida como um dos melhores grupos do segmento duas rodas no Brasil. Para alcançar esse objetivo, a marca se espelha em referências de excelência no mercado nacional e internacional.
“Nossa meta é sermos um dos melhores grupos automotivos do país, por isso, procuramos observar exemplos de excelência no segmento de carros e trazer para o mundo das duas rodas”, observa Marcello Marcondes de Macedo, diretor-geral da Honda Blokton, que visitou o mercado norte-americano atrás de cases de sucesso.
Inovações e aposta no mundo digital
Os resultados positivos conquistados nos últimos anos são resultado de uma transformação iniciada em 2018, quando o grupo adotou uma abordagem voltada para a concessionária do futuro.
Essa abordagem incluiu o foco na excelência no atendimento, agilidade em todas as etapas de venda e pós-venda, capacitação e motivação dos gestores e colaboradores, uma estratégia bem definida com metas e objetivos claros, além de investimentos em tecnologia e atualização das lojas.
A Blokton implementou projetos inovadores, como a venda de consórcios de maneira online, que se mostrou essencial durante a pandemia. Esse novo formato impulsionou o negócio e permitiu concretizar muitas vendas, antes mesmo de outras concessionárias adotarem essa modalidade.
“Já tínhamos um formato de venda à distância antes mesmo da pandemia, porém não era o ideal na época. Evoluímos então para uma alternativa de venda remota de consórcio por aplicativo que era muito mais prático, o que alavancou nossas vendas”, destaca Marcello.
A empresa também implantou a Central 2.0, na qual uma equipe especializada de consultores de pós-venda atende os contatos dos clientes feitos por telefone e WhatsApp em toda a rede de maneira centralizada. Esse movimento permite que os consultores das concessionárias se dediquem exclusivamente aos consumidores que visitam a loja e evita chamadas perdidas, pois sempre haverá uma equipe pronta para atender às ligações.
A rede de concessionárias também investe na captação de leads e no fortalecimento de sua imagem por meio das redes sociais. São mais de 150 mil seguidores e inscritos. “Buscamos uma nova abordagem e uma linguagem mais informal para nos comunicarmos com o público e temos sido reconhecidos por isso”, ressalta o executivo.
O grupo firmou uma parceria com a Fundação Dom Cabral, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo pelo jornal americano Financial Times. O objetivo é profissionalizar ainda mais seu modelo de gestão e elevar o nível de capacitação de seus gestores. Essa parceria é um dos pilares da transformação vivenciada pela Blokton.
“O mercado muda rapidamente, e a Blokton está ciente disso. A empresa entende que qualquer posição de liderança atual pode ser alterada no futuro e reconhece a importância de estar sempre aprendendo e se adaptando às novas demandas e tendências do mercado”, ressalta Marcello.
Conquista de prêmio de gestão
Os movimentos de gestão também são reconhecidos internamente. Recentemente, a Blokton recebeu o selo Great Place To Work, que busca identificar os melhores ambientes de trabalho em 97 países. Ao longo do processo de análise do GPTW, os colaboradores respondem um questionário anônimo sobre a saúde e a cultura da empresa. O prêmio é oferecido para as marcas que são vistas positivamente pelos funcionários.
“Buscamos uma gestão próxima da nossa equipe e ter uma pesquisa de clima formal nos ajuda a aprimorar neste quesito. Temos consciência que temos muito trabalho pela frente, mas esse resultado positivo só solidifica que estamos no caminho certo e vamos seguir acelerando”, conta Letícia Tokiko Azuma, supervisora de RH da Blokton.
Fonte: V3.com