A KTM North America revelou oficialmente sua equipe offroad FMF KTM Factory Racing para a temporada de 2023, incluindo seis pilotos, incluindo Johnny Girroir se intensificando e Taylor Robert totalmente focado no ISDE na Argentina.
A equipe offroad FMF KTM 2023 terá alguns rostos familiares, mas também novos, pois dá as boas-vindas a dois recém-chegados Mateo Oliveira e Johnny Girroir. Nenhum dos dois chegará como estranhos à equipe baseada em Murrieta Califórnia, tendo concorrido pela equipe KTM apoiada no caso de Oliveira e pelos vizinhos próximos da GASGAS para Girroir.
Depois de tantos anos de sucesso nas 250 classes, Johnny Girroir também fará seu passo para a classe XC1 Pro no GNCC: “Estou realmente animado para me juntar à FMF KTM Factory Racing Team e estou ansioso para ver o que o futuro reserva! Estou ansioso para fazer fila na primeira fila do GNCC e pronto para lutar por vitórias e campeonatos em ambas as séries.”
Os novos meninos se juntarão a Trystan Hart, Dante Oliveira, Ben Kelley e Taylor Robert com Tim Weigand retornando como Gerente de Equipe do esquadrão – cuja ausência notável é Josh Toth, que já foi anunciado como mudando para a GASGAS em 2023.
Thad Duvall é outro piloto que está deixando a GASGAS vermelha ao substituir Ricky Russell, que pulou do navio para a Am Pro Yamaha ao lado, pegue isso, Zach Osbourne. Há mais, incluindo um movimento para Stew Baylor, que abordaremos com mais detalhes em uma história separada…
2022 WORCS e NGPC Champion Dante Oliveira voltará a liderar a série de corridas da costa oeste para a KTM em 2023 e será acompanhado pelo campeão multicampeão Taylor Robert voltando de uma lesão (novamente!).
Ben Kelley é outro piloto de volta de uma lesão, tendo quebrado a perna no meio do caminho até o ’22 e certamente estará pronto para continuar de onde parou no que, de outra forma, era uma temporada totalmente dominante do GNCC.
Ben Kelley: “Estou ansioso por mais uma temporada de corridas GNCC e National Enduro com a equipe offroad da KTM. Estou voltando de uma lesão grave, e estou determinado a voltar à minha forma de vitória anterior e espero lutar para recuperar o Campeonato GNCC, enquanto trabalho para o meu primeiro Campeonato Nacional de Enduro durante a temporada de 2023.”
Kelley e Girroir estarão liderando o esforço da costa leste, com Kelley competindo em um KTM 350 XC-F na Série GNCC e no Campeonato Nacional de Enduro AMA, enquanto Girroir se concentrará na Série GNCC (XC1 Open Pro) e na AMA U.S. Sprint Enduro Series (Pro), também competindo na muito capaz KTM 350 XC-F.
Hart Hard Enduro king pin
Trystan Hart lidera a campanha Hard Enduro para a FMF KTM, tendo levado com sucesso a AMA Hard Enduro Series 2022 e terminando em segundo lugar no EnduroCross. Espera-se que o calendário de 23 de Hart seja mais pesado para incluir a temporada completa do Campeonato Mundial de Enduro da FIM Hard. “Vinheir Erzberg está no topo da minha lista para 2023”, diz o canadense.
Na costa oeste, Dante Oliveira defenderá seu título do Campeonato Nacional do Grande Prêmio AMA (NGPC) em um KTM 450 XC-F, além de competir na AMA West Hare Scrambles Series (WHS). Enquanto isso, o irmão de Dante, Mateo Oliveira, fará sua estreia em tempo integral na classe Pro nos eventos NGPC e WORCS, também a bordo de uma KTM 450 XC-F.
Dante Oliveira: “Estou feliz por trabalhar com a equipe em 2023! Vou mudá-lo, voltando para onde comecei a correr de bicicletas de sujeira em West Hare Scrambles, também trabalhando duro para defender meu GP Championship.”
O irmão Mateo diz: “tem sido um sonho meu correr por esse time e seguir os passos do meu irmão, ao lado dele, é surreal. Trabalhar com Timmy e a equipe vai ser uma explosão, mal posso esperar para começar!”
Bem-vindo de volta (novamente) Taylor!
Taylor Robert retorna à ação depois de perder a maior parte do ano passado devido a uma lesão no final da temporada que sofreu em abril. Em 2023, Taylor montará eventos selecionados em um KTM 450 XC-F em preparação para sua meta de liderar a equipe dos EUA para um terceiro Troféu Mundial na ISDE, que será realizado na Argentina.
Taylor Robert: “Estou muito animado por fazer parte da FMF KTM Factory Racing Team pelo meu 10o ano consecutivo. Este ano é tudo sobre velocidade bruta para mim. Eu vou lá com o objetivo de ser o mais preciso e rápido possível. Usando corridas selecionadas ao longo do ano para me preparar para o objetivo final de ajudar a equipe dos EUA a ganhar seu terceiro Troféu Mundial na ISDE.”
Tim Weigand, Gerente da Equipe de Corridas da FMF KTM Factory: “É com grande prazer que anunciamos a equipe offroad FMF KTM Factory Racing 2023. Somos mais fortes como sempre, com seis pilotos muito talentosos e determinados que estão prontos para enfrentar o novo ano. Estamos ansiosos por mais um ano de sucesso.”
Antti Kallonen, Diretor de Offroad Racing: “Mais uma vez, conseguimos fortalecer nossa equipe, garantindo os atuais e futuros campeões do esporte. Tim gerencia a equipe muito bem e reuniu o melhor suporte possível para encontrar o sucesso. A parceria reforçada com a Ranch Russell fornecerá aos nossos atletas instalações de última geração para o treinamento físico e mental necessário para vencer corridas e campeonatos.”